Ulduar 6: Kologarn

Informações sobre as lutas das dungeons.
Boidanado
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Mensagens: 412
Registrado em: Sáb Out 20, 2007 12:59 am
Sexo: Masculino
Main Char: Boidanado
Localização: São Carlos

Ulduar 6: Kologarn

Mensagem por Boidanado »

Wowwiki info: Kologarn

Os braços são mobs independentes do boss, por assim dizer. Pode-se bater em casa um separado. Só o Kologarn tem agro table.

estratégia mais plausivel: matar o braço direito sempre que ele estiver vivo, bater no boss caso contrário. Quando o braço morre o boss perde HP igual a vida do braço.

Rotação de três tanks, tem debuff que reduz armor.

Videozinho de boua:
Boidanado
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Mensagens: 412
Registrado em: Sáb Out 20, 2007 12:59 am
Sexo: Masculino
Main Char: Boidanado
Localização: São Carlos

Re: Ulduar 6: Kologarn

Mensagem por Boidanado »

Fácil se os ranged souberem não matar uns aos outros ao fugir do raio do olho. Os tanks tem q sincronizar, se não ficar nenhum melee ele mata todo mundo na hora, se ficar um melee dps, ele vai morrer, dai dps morre todo mundo heheh.

O tank que não estiver no boss tem q ficar ligado pra pegar os adds, os DPS espera o tank pegar pra bater, senao vai morrer.
grun
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Jul 06, 2008 5:39 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Grunbr
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Ulduar 6: Kologarn

Mensagem por grun »

No bosskillers tem uma imagem que ajuda bem a entender o caminho do kite e o posicionamento



http://www.bosskillers.com/pix/bbguild/ ... iagram.jpg
Editado pela última vez por grun em Ter Mai 12, 2009 1:45 pm, em um total de 2 vezes.
ImagemImagem
grun
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Jul 06, 2008 5:39 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Grunbr
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Ulduar 6: Kologarn

Mensagem por grun »

editado. (criei quote sem querer) :oops:
ImagemImagem
Boidanado
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Mensagens: 412
Registrado em: Sáb Out 20, 2007 12:59 am
Sexo: Masculino
Main Char: Boidanado
Localização: São Carlos

Re: Ulduar 6: Kologarn

Mensagem por Boidanado »

Coisas uteis:

Nature resist aura.

Nenhum melee perdo dos adds, aura comedora de rabo.

Talvez matar braço esquerdo, caso ele esteja com HP baixo.
Avatar do usuário
cacador
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Mensagens: 410
Registrado em: Sex Set 28, 2007 10:44 am
Sexo: Masculino
Main Char: Neythiri
Localização: São Paulo - Capital

Re: Ulduar 6: Kologarn

Mensagem por cacador »

Bom Galera,

Traduzi a estratégia retirada do BossKillers, boa leitura!

Kologarn

Kologarn é um estátua de pedra animada, provavelmente feita como imagen de um dos Titãs quando Ulduar foi construída. Kologarn barra o caminho entre a "Antechamber of Ulduar" até o "Halls of the Keepers" e a Prisão de Yogg-Saron. Ele aparecer somente da cintura pra cima, e para passar os players deverão mata-lo e escalarem sobre seu corpo para atingirem as salas atrás.

Composição da Raid e preparação da Gear

Kologarn é uma luta bem simples, é mais uma verificação de coordernação de uma parte da raid. Gear do nível de Naxxramas e um bom DPS é mais do que suficiente para matar o Kologarn. Contudo, a estratégia mais fácil para esta luta requer 4 tanks - se vc não tem 4 tanks equipados no grupo, a coordenação entre healers e tanks se tornará mais importante e irá adicionar complexidade a luta, como descrito abaixo.

Em particular, esta luta é mais um teste de como uma raid pode se organizar e posicionar, reagindo a novos targets para DPS, tendo healers reagindo em mudar targets, tudo isso se movimentando do Eye Beam. Nada disso é difícil de fazer - mas fazer tudo junto, perfeito, é o desafio.

Habilidades

Kologarn tem 15.3 milhões de HP no modo Heroic. Possui também, um Braço Direito e um Braço Esquerdo, cada um são mobs separados com 2.3 milhões de HP cada um. O Braço Direito e o Braço Esquerdo não dão dano melee - eles apenas adicionam e removem habilidades que o Kologarn usa. Kologarn é tankado normalmente pelo main tank (MT), que faz a rotação com 1-2 MTs durante a luta devido a skill "Overhead Smash" que deixa um debuff de redução de armor. O dano melee do Kologarn é de ~20.000 por hit em um tank bem equipado.

Um comentário: quando um dos Braços do Kologarn é destruido pela raid, Kologarn irá tomar 2 milhões de dano (15% do HP total) e seu braço não irá mais funcionar. Isto afeta algumas de suas habilidades, como é descrito abaixo. O braço destruído irá ser regenerado em 45 segundos.

Overhead Smash - Kologarn balança os 2 braços em cima do tank, dando 125% do dano melee normal e reduz o armor em 25% durante 25 segundos. Este efeito estaca, e os outros 3 "main tanks" deverão fazer a rotação assim q o MT receber 2 stacks desse debuff. Overhead Smash é usado a cada 15-20 segundos, como a sua segunda versão que é descrita abaixo.

Overhead Smash 2 (O Retorno) - Se o Kologarn possui apenas um braço, ele irá balançar o braço que resta no tank, dando 125% do dano melee normal e reduzindo o armor em 25% durante 25 segundos. Este efeito estaca. Por causa de não ter um tempo certo que o Kologarn irá usar o Smash com 1 braço, é recomentado a rotação dos tanks. Como o outro Smash, esta habilidade é usada a cada 15-20 segundos.

Overhead Smash Tremor - Quando o boss usa o Overhead Smash (ambas as versões), ele dá um dano ~6.500 quando acerta o tank, em todos no melee range. É necessário apenas que o dano seja healado, pois é impossível os melees escaparem já que não podem ficar atrás do boss.

Focused Eye Beam - Kologarn escolhe um player aleatório que não esteja em melee range e foca seus olhos nele, soltando um raio que cai nos 2 lados do player. Após 2 segundos que ele focou (é quando o player não toma dano) o raio converge e começa a dar um dano nature de ~3.000 por segundo a qualquer um que esteja a um raio de 3yd do ponto de convergencia (ou seja, o chao) e segue o player focado durante 10 segundos, ele usa esta habilidade a cada 15-20 segundos depois do ultimo raio, o que quer dizer que ele casta um raio a cada 25-30 segundos.

Arm Sweep - Kologarn varre a raid com seu Braço esquerdo, dando ~10.000 de dano em toda a raid. Esta habilidade tem um cooldown de 10 segundos, e é uma das principais fontes de dano na raid. Esta habilidade não será mais usada se o Braço Esquerdo for destruído.

Stone Grip - Kologarn move seu braço e pega um player aleatório, stunando ele e dando 5.500 de dano por segundo até o Braço Direito levar 480.000 de dano ou até passar 20segundos. Se os 20 segundos passar, o player preso toma um dano instantaneo de 100.000, matando na hora. Esta habilidade tem um cooldown de 8 segundos, e é junto com o MT, um dos motivos dos healers trocarem de target na luta. Esta habilidade não será mais usada se o Braço direito for destruído.

Petrifying Breath - Kologarn dá ~20,000 de dano por segundo em toda a raid caso ninguém esteja em seu melee range. Isso nunca poderá acontecer !

Rubble

Quando um dos braços é destruído, aparecem 5 "Rubble" adds. Estes adds tem um dano nature AoE e coloca um stack de +5% de dano tomado no seu tank. Eles devem ser tankados pelo tank setado para esta tarefa e os ranges precisam mata-los no AoE deixando-os longe dos melees.

Habilidades do Rubble Adds

Cinco Rubble adds aparecem quando algum braço morre. Cada 1 possue 200k de HP. Rubble adds dao 2-3k de dano em um tank plate bem equipado. Sozinho não é grande coisa, mas com 5 Rubble adds por braço, já complica um pouco. Prestem atenção no off-tank!

Stone Nova - Provoca ~7.000 de dano em todos que estiverem a 10yd do add. Ele aplica um debuff que aumenta o dano fisico tomado em 5% por 10 segundos, e pode estacar em até 100x, cada add pode usar esta habilidade a cada 5-10 segundos, ela conta como dano melee e pode ser desviada, bloqueada e deferida. As vezes o add pode castar isso em ninguém, mas eh muito aleatorio, então o número de stacks no tank podem variar muito até todos os adds morrerem.

Os Rubble adds se parecem exatamente com os elementais de pedra variando o tamanho, mas eles não são imune a dano nature como a maioria dos elementais de terra. Hurricane funciona bem como AoE, e os moonkins devem usar Hurricane neles pelo debuff de redução de velocidade no ataque.


Estratégia

Quando a raid termina de subir as escadas do Antechamber, eles irao ver um espaço vazio que daria lugar a uma ponte, que é chamado "The Shattered Walkway". Kologarn irá aparecer nesse espaço e se deparar com a raid. Todos deverão se mover para a plataforma para se encontrar com o Kologarn. O boss é imóvel (isso significa que os ranged não podem dar o pull) e não pode ser virado ou movido - melees não podem ficar nas costas devido ao espaço vazio atras dele. O pull deverá ser feito pelo MT.

Posicionamento da Raid

A estratégia para matar o Kologarn é bastante simples e pode ser descrita em quatro etapas:

1. Matar o Braço Direito (Braço do lado esquerdo da raid).
2. Matar os adds.
3. DPS no Kologarn até o Braço Direito se regenerar.
4. Repetir as etapas 1-3 até o Kologarn morrer.


Geralmente demora de 3-4 ciclos para que o Kologarn morra.

O Braço Esquerdo provoca um dano substancial em toda a raid mas não é crítico para tirar as vidas dos players. O Braço Direito, por outro lado, precisa tomar dano constantemente para liberar os players pegos no Stone Grip. Por causa disso, a melhor estratégia é matar o Braço Direito sempre que ele estiver vivo. Além do mais, o dano causado pelo Braço Direito é quase 100% replicado no Kologarn cada vez que o braço morre, significando que quase nada de DPS é perdido ao matar o Braço. Ao longo da luta, provavelmente 30%, 45%, ou 60% do dano causado no Kologarn virá das mortes dos braços, com o resto do dano causado entre a fase que o braço e os adds estão mortos.

O posicionamento é a chave para esta luta. O diagrama abaixo most como a raid pode se espalhar dando a todos um espaço das costas até a parede. Qualquer player deve estar apto a alcançar o parede da sala sem passar perto de outro player. Desde modo, o kite do Eye Beam se torna fácil: simplesmente corra até a parede e vá contornado-a até o final, onde ninguém está posicionado. O diagrama também mostra o local onde o OT irá ficar e onde deverá ser feito o AoE. Todos devem ficar longe deste lugar pois os adds se tornam nocivos para qualquer um no melee range deles.

Imagem

Uma vez que o MT deu o pull e gerou threat, toda a raid deverá seguir com suas funções enquando desviam do Eye Beam. Toda raid deve focar o DPS no Braço Direito, o que irá fazer com que o Kologarn solte os players presos pelo Stone Grip em apenas alguns segundos. Assim que o Braço morrer, os add irão aparecer e o off-tank deverá pega-los e leva-los a area designada para o AoE, onde deverão ser mortos rapidamente pelos ranged DPS, os melees neste momento focam o DPS no boss. Um tank com um número grande de cooldowns, como o Death Knight, pode ser designado para o trabalho de OT, como ele irá ter sempre cooldown a cada leva de add, o dano por ele sofrido será bem menor. Logo após matar a primeira leva de add, será o melhor momento para abrir o Bloodlust.

Enquanto tudo isto está rolando, o Kologarn irá continuar usando todas as outras habilidades. Overhead Smash (ambas as versões) tornando a rotação dos MTs necessária para tankar o próprio Kologarn - isto está descrito em detalhes na seção abaixo designado aos tanks. Além do mais, o Overhead Smash Tremor provoca dano AoE para qualquer melee perto do tank. Enquanto isso, toda a raid irá tomar dano provocado pelo Braço Esquerdo a cada 10-15 segundos. Todo este dano deve ser curado e não para em nenhum momento da luta.

O Braço Direito irá reaparecer 50 segundos depois de destruído. Neste ponto, simplesmente repita a sequencia até matar o Kologarn, matando o Braço Direito, Add, tudo isso fugindo do Eye Beams e curando o dano da raid.

Notas para os DPS

Como descrito acima, as classes DPS terão um trabalho fácil:

1) Matar o Braço direito.
2) Matar os adds
3) DPS no Kologarn
4) Voltar para o passo 1.

Existem algumas coisas que podem ser adicionadas aqui:

- Kologarn pode ser atacado somente pela frente. Se vc tiver gear de expertise disponivel, ela ser tornara 2x mais valiosa nesta luta (devido aos parries) como normalmente.

- Bloodlust é melhor usado para diminuir tempo de uma das fases do Braço. O ideal é guardar o bloodlust até a fase do Segundo Braço Direito, onde irá ajudar a passar logo pelo dano alto sofrido e poupar os healers que estarão com a mana baixa.

- DPS terão que prestar atenção nos Eye Beam se estiverem no range. É 100% possível fugir dos raios sem atingir ninguém. Este é o trabalho mais importante para os DPSs nesta luta.

Healers

Os healers deverão se separar em 3 times: 2 healers no MT, 2 no Stone Grip, e 2 healers na raid. Se a raid possuir 7 healers, o sétimo deverá ficar no MT. Se tiver apenas 5 healers, colocar 1 no Stone Grip, 1 na raid e 1 para cobrir os 2 quando necessario. Os Priests em particular devem ser designados para curar os MTs devido aos cooldowns disponiveis.

Como descrito acima, existem 3 fontes de dano na luta: Stone Grip, Arm Sweep, e o dano normal no MT (que pode aumentar devido a redução de armor). Cada um desses requer healers dedicados por causa de sua frequencia e intensidade. Pelo tempo que um player é pego no Stone Gripe, é muito tarde para outros healers reagir - a raid precisa de healers prontos para curar o player que for pego no Stone Grip na hora. Setar os addons para reconhecer o debuff do Stone Grip, isso ajuda bastante. Os healers da raid deverao se preparar para curar a raid toda em ~10k de dano a cada 8 segundos, enquanto os healers do MT deverão se coordernar com os tanks em suas rotações, nesse caso os healers do MT devem se preparar para usar os cooldowns tipo Pain Supression ou Guardian Spirit no caso do MT receber mais de 3 stacks de redução de armor.

Finalmente, os healers designados para healar o cara do Stone Grip deverão curar o OT dos adds assim que o Braço for destruído até ele se regenerar onde então voltará a curar o cara do Stone Grip.

Rotação dos Tanks

Esta luta tem, não importa o tempo, um MT e um OT (que só entra em cena quando o Braço Direito é destruído pegando os adds) Os Braços em si, só dão habilidades diferentes para o Kologarn, mas não precisam de tanks independentes.

No entanto, por causa do debuff de redução de armor que o Kologarn usa no MT, existe a necessidade de 1-2 tanks a mais preparados para pegar o Kologarn e assumir a posição de MT, liberando o MT anterior para se livrar dos debuffs.

Não importa o que o MT está fazendo, ele deve fazer a rotação assim que atingir 2 stacks de redução de armor. Dependendo de como os Braços estiverem eles podem aplicar 40% ou 50% de redução de armor com duração de 25 ou 40 segundos. Por causa do deste "longo" tempo, usar 3 tanks na rotação é recomendado.

Os tanks devem saber exatamente a ordem da rotação e se comunicarem na hora da troca para que os healers possam mudar o target. Alem disso, se apenas 2 MTs forem utilizados na rotação, eles devem se comunicar quando estiverem planejando em fazer a troca, e devem avisar aos healers caso eles possuam 3 stacks do debuff de redução de armor para que eles usem os cooldowns, heals longos, para compensar o alto dano sofrido. Esta coordenacao é essencial para a sobrevivencia, já que o Kologarn pode matar qualquer tank que tenha 3 stacks do debuff.


É isso ae galera, se algo estiver errado ou nada a ver me avisem que eu corrijo, boa sorte a todos.
Responder