NEW SUPER MARIO BROS. WII

Discussões gerais sobre outros jogos
Avatar do usuário
magno
Chimpanzé Manco de Muleta
Chimpanzé Manco de Muleta
Mensagens: 1492
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:48 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Planta ou KMagno
Localização: Natal - RN
Contato:

NEW SUPER MARIO BROS. WII

Mensagem por magno »

Imagem

Há quase 30 anos, ele enfrenta tudo para salvar sua princesa de qualquer ameaça. Já andou de cabo a rabo o reino onde vive, o Mushroom Kingdom, já passou por ilhas, lagos, montanhas, vulcões e foi até ao espaço. No caminho, ajudou a empresa que fez seus jogos a revitalizar uma indústria praticamente falida em meados da década 80, e se estabeleceu como ícone cultural. A importância de Mario para esse meio dispensa comentários, e quando um novo jogo do encanador da Nintendo chega ao mercado, seu sucesso é uma aposta quase certa, ainda mais quando o game tem uma proposta como a de New Super Mario Bros. Wii, lançado no fim de 2009.

O jogo repete a fórmula testada no Nintendo DS em 2006, e coloca gráficos atuais no sistema de câmera lateral que fez tanto sucesso nas décadas de 80 e 90. Existem algumas mudanças pontuais, mas a jogabilidade continua a mesma desses clássicos, e o impacto é ainda maior em um console de mesa como o Wii. Até o controle deve ser colocado na horizontal, assim como no NES (Nintendo Entertainment System) de 8-bits, apesar de haver uma opção de jogar com o Nunchuk. Se você cresceu jogando Mario, já sabe o que fazer a partir do momento que pegar o Wiimote.

As principais influências são emprestadas de Super Mario Bros 3 e Super Mario World, os dois últimos títulos antes da transição para os gráficos 3D. Do primeiro vem as maiores inspirações, como os mundos temáticos e o mapa de fases intercalado com bônus, casas com itens e batalhas com monstros. Já o segundo contribui com as casas fantasmas e o dinossauro Yoshi. Os filhos do arqui-inimigo Bowser também dão as caras, como sub-chefes dos outros mundos.

As roupas e itens especiais continuam presentes, dos jogos antigos, estão lá o cogumelo (um faz os personagens crescerem e outro os deixam minúsculos), a planta de fogo e a estrela. As novidades são a planta de gelo — com a qual se pode congelar os adversários —, o capacete com hélices — que dá pulos mais altos ao herói — e a roupa de pinguim — que ajuda a andar no gelo, nadar mais rápido e também atirar bolas de gelo. As novas vestimentas não têm o charme das antigas, como a roupa de sapo e a capa voadora, mas compensam com eficiência.

Essa experiência nostálgica não significa que o game seja uma tentativa barata de lucrar com os sentimentos dos jogadores. New Super Mario Bros. Wii têm novos elementos que só se tornaram possíveis com a tecnologia atual, como nuvens que escondem tesouros, telas com muito mais inimigos e canhões controlados pelo sensor de movimentos do Wiimote. O controle também complementa a jogabilidade clássica usando as chacoalhadas como um terceiro botão. Com essa ação, Mario e seus amigos levantam objetos e dão pulos giratórios.

Nas fases, as novidades não escapam aos olhos dos mais atenciosos. Plataformas que se movem em todas as direções, engrenagens gigantes, troncos que giram enquanto o jogador está em cima — mais uma vez, melhorias que só foram possíveis graças ao hardware do Wii. O game tem dificuldade igual ou até maior que os clássicos, mas traz níveis muito bem pensados com todos os elementos novos. É necessário reconhecer o esmero notável da Nintendo na elaboração de cada fase.

Imagem

A adição mais inovadora é o modo multiplayer, com partidas de até quatro jogadores. Mario, seu irmão Luigi e dois simpáticos Toads fazem o mesmo percurso que apenas um jogador faria sozinho, e a presença de mais três pessoas na tela deixa o jogo diferente. Primeiro, porque dois personagens não ocupam o mesmo espaço, o que exige cuidado das pessoas presentes na tela. É comum o pulo de um jogador acabar empurrando outro para um abismo ou direto na boca de uma planta carnívora — o que, no final, acaba sendo a maior graça de jogar na companhia nos amigos.

Apenas um problema é incômodo: quando um dos personagens consegue um cogumelo ou roupa, a tela para por uma fração de segundo, e pode atrapalhar outra pessoa. As partidas multiplayer também servem para refletir o descaso da Nintendo com a jogatina online. Para jogar com quatro pessoas, é necessário que todas estejam na sala. Um modo online, com suporte a voz, seria muito bem-vindo.

Ajuda

Apesar de todos os elementos que certamente serviram para agradar os mais aficionados, não podemos esquecer que a Nintendo mira em outros públicos menos acostumados ao videogame, e também quis trazê-los para frente da televisão com New Super Mario Bros. Wii. Esse é o primeiro título com o controverso recurso Super Guide, que inclui tutoriais e dicas, ou até mesmo pula uma parte difícil do game para o jogador.

Ao morrer oito vezes na mesma fase, uma caixa verde surge no início da fase. Ao ativá-la, o jogo pergunta se você quer que Luigi jogue a fase por você. Ao escolher, o computador mostra como passar de todos os obstáculos de o nível, com a opção de tomar o controle da ação a qualquer momento. Se você faz isso, a ajuda para o resto do caminho é desativada. Uma vez que Luigi chega ao final da fase, o jogo pergunta se você não quer tentar jogar de novo. Caso você não queira, pergunta se você quer pular a fase. O Super Guide pode até ser visto como uma forma de trapaça, mas o modo como surge no game tenta manter o máximo de sutileza, em respeito aos veteranos. Ele pode até ser útil para esse tipo de jogador em um trecho mais difícil.

No geral, New Super Mario Bros. Wii é simplesmente Mario como o conhecemos desde a infância, com fases detalhadas e adições interessantes à série como um todo — principalmente no caso do Wiimote, aqui na medida certa. Mesmo com uma jogabilidade de vinte anos de idade, o encanador bigodudo continua surpreendendo seus admiradores.

Produção/Desenvolvimento
Nintendo
Disponível para Wii

Número de jogadores:
1 (single-player), até 4 (multiplayer)

Preço: R$ 249
Imagem
Avatar do usuário
Palmito
Urangutango careca com franja na testa
Urangutango careca com franja na testa
Mensagens: 1546
Registrado em: Sex Out 13, 2006 1:31 am
Sexo: Masculino
Contato:

Re: NEW SUPER MARIO BROS. WII

Mensagem por Palmito »

249? Pqp.

Eu sempre compro jogos nesse cara aqui, e nele tá 135:

http://spreadsheets.google.com/pub?key= ... utput=html

Bem melhor que comprar em lojas físicas. Fica a dica. :p
Imagem Imagem
Avatar do usuário
ReiserFS
Macaco Admin
Macaco Admin
Mensagens: 12231
Registrado em: Ter Fev 18, 2003 8:32 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Hellreiser
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: NEW SUPER MARIO BROS. WII

Mensagem por ReiserFS »

eu tenho aqui e custou 1.4 GB de download no torrentleech

:D
Imagem
Avatar do usuário
Loser
Macaco da índia dos ovos amarelos
Macaco da índia dos ovos amarelos
Mensagens: 825
Registrado em: Sex Mar 05, 2004 7:42 pm
Sexo: Masculino

Re: NEW SUPER MARIO BROS. WII

Mensagem por Loser »

ReiserFS escreveu:eu tenho aqui e custou 1.4 GB de download no torrentleech

:D
Aqui também, to jogando no emulador :mrgreen:
Imagem
snkmad
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Mensagens: 442
Registrado em: Sáb Mai 26, 2007 3:33 pm
Sexo: Masculino
Main Char: mad
Localização: Fortaleza/CE
Contato:

Re: NEW SUPER MARIO BROS. WII

Mensagem por snkmad »

É ta show no emulador.
Meu primo tem um wii, mas já baixou umas 4 versoes e nenhuma rodou...
Avatar do usuário
Lobo_Fenris
Macaco Admin
Macaco Admin
Mensagens: 2468
Registrado em: Dom Jul 06, 2003 7:39 pm
Sexo: Masculino
Localização: Goiânia
Contato:

Re: NEW SUPER MARIO BROS. WII

Mensagem por Lobo_Fenris »

Loser escreveu:
ReiserFS escreveu:eu tenho aqui e custou 1.4 GB de download no torrentleech

:D
Aqui também, to jogando no emulador :mrgreen:
Dae Loser tem emulador para Wii? Me passa os contatos aí!!!
“Fiz uma dieta rigorosa, cortei álcool, gorduras e açúcar. Em duas semanas perdi 14 dias.” {bbcai}
Tim Maia
Imagem
snkmad
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Mensagens: 442
Registrado em: Sáb Mai 26, 2007 3:33 pm
Sexo: Masculino
Main Char: mad
Localização: Fortaleza/CE
Contato:

Re: NEW SUPER MARIO BROS. WII

Mensagem por snkmad »

Dolphin.
Mas tem q procurar uma versão nova já compilada, porque no site oficial so tem versão mais antiga.

EDIT: achei: http://cid-ec92aae47a89073b.skydrive.li ... on/Dolphin
Pega sempre a com numeração maior, e a x64 caso esteja usando algum windows 64-bit.
Avatar do usuário
ReiserFS
Macaco Admin
Macaco Admin
Mensagens: 12231
Registrado em: Ter Fev 18, 2003 8:32 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Hellreiser
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: NEW SUPER MARIO BROS. WII

Mensagem por ReiserFS »

Loser escreveu:
ReiserFS escreveu:eu tenho aqui e custou 1.4 GB de download no torrentleech

:D
Aqui também, to jogando no emulador :mrgreen:

Mas eu tou jogando no Wii mesmo. Jogar com a galera e muito doido.
Imagem
Avatar do usuário
Loser
Macaco da índia dos ovos amarelos
Macaco da índia dos ovos amarelos
Mensagens: 825
Registrado em: Sex Mar 05, 2004 7:42 pm
Sexo: Masculino

Re: NEW SUPER MARIO BROS. WII

Mensagem por Loser »

Imagino o fair play ueiaheuiaheauiheaiheaui :colinas:
Imagem
Avatar do usuário
ReiserFS
Macaco Admin
Macaco Admin
Mensagens: 12231
Registrado em: Ter Fev 18, 2003 8:32 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Hellreiser
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: NEW SUPER MARIO BROS. WII

Mensagem por ReiserFS »

Loser escreveu:Imagino o fair play ueiaheuiaheauiheaiheaui :colinas:
E muito insano quase já saiu briga lol!!! VC ME MATOU FDP!!
Imagem
Responder