NFS Shift, GT5 ou Forza 3?

Discussões gerais sobre outros jogos
Avatar do usuário
magno
Chimpanzé Manco de Muleta
Chimpanzé Manco de Muleta
Mensagens: 1492
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:48 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Planta ou KMagno
Localização: Natal - RN
Contato:

NFS Shift, GT5 ou Forza 3?

Mensagem por magno »

Ae macacada,
Estava eu na minha labuta diária quando ao navegar na rede achei uma matéria interessante.
A TechTudo, um subsite da Globo, fez uma comparação entre os jogos de corridas mais cobiçados:
Need For Speed Shift, Gran Turismo 5 e Forza 3
Achei muito interessante, pois sou grande fã de jogos de corrida.
TechTudo escreveu:Quem é o melhor: Forza 3, GT 5 ou NFS: Shift?
O TechTudo, em parceria com o GloboEsporte.com Games, fez um comparativo entre os três melhores games de corrida da atual geração de consoles disponíveis no mercado: Gran Turismo 5, Forza 3 e Need For Speed: Shift.

Os jogos foram colocados lado a lado em 10 quesitos. Confira a tabela e os comparativos:
Imagem
Gráficos

Apesar de Forza 3 ter feito um excelente trabalho nos gráficos, Gran Turismo 5 se destacou pela qualidade visual de seus carros e cenários, principalmente se levarmos em conta o número de modelos presentes no game (mais de mil) e a quantidade de pistas (mais de 50). NFS: Shift está longe de ser um game "mal desenhado", mas ainda assim eles não conseguem obter efeitos de sombras e reflexos com a perfeição exibida por seus concorrentes; além de contar com cenários bonitos, mas simples.

Som

Talvez seja o quesito mais acirrado entre todos. Mais uma vez o Gran Turismo 5 leva vantagem, apenas pelo fato de possuir um maior número de carros - e diante disso, o trabalho minucioso para que cada modelo teve para receber o seu ronco de motor característico. Outros efeitos sonoros, como barulho de freadas mais intensas, também merecem destaque no game. Forza 3 e NFS: Shift também são eficientes neste quesito, mas o game da EA leva desvantagem na hora das colisões, que são reproduzidas com um barulho “seco” independentemente da intensidade da pancada.

Imagem
Imagem do GT5

Jogabilidade

Mais um ponto para Gran Turismo 5. Talvez este seja o grande ponto alto do game, pois o jogo de corrida da Sony consegue executar com precisão os ajustes feitos nos carros, e diferenciar modelos que possuem tração nas quatro rodas daqueles mais “travados”, que exigem que você praticamente pare o carro para fazer uma curva.

Neste quesito, NFS: Shift ganha de Forza 3 pelo controle do carro em alta velocidade. Em uma reta muito extensa, os carros de Shift começam a sacolejar de um modo extremamente real, fazendo com que você mantenha a direção fixa, pois um pequeno deslize pode fazer com que você perca totalmente o controle. Já em Forza 3, o efeito não consegue reproduzir a mesma eficiência e, em alguns casos, entrar em uma curva em alta velocidade é mais fácil do que deveria ser.

Desempenho

Antes de tudo, vale explicar que este quesito compara o desempenho do jogo durante sua execução, ou seja, a velocidade em que ele roda e se o game possui pequenas ou grandes quedas de quadros por segundo. Nesse ponto, Gran Turismo 5 fica devendo, pois em determinados momentos é visível uma leve queda de frames, principalmente na hora em que os carros se aglomeram em cenários bem detalhados, como nos circuitos de rua.

Neste caso, a situação piora ainda mais com NFS: Shift, pois o game não consegue rodar a 60 quadros por segundo, como seus rivais. O grande campeão neste quesito é o Forza 3, que conseguiu atingir uma performance consistente, independentemente das circunstâncias da corrida ou do cenário em que você está jogando.

Imagem
imagem do Forza 3

Multiplayer

Mais um ponto para Gran Turismo 5; não apenas pela excelente qualidade do jogo, quando executado online, mas pelas inúmeras opções para se criar salas de jogo e procurar adversários de acordo com o seu respectivo nível. NFS: Shift faz o básico, mas mostra-se muito competente por permitir uma boa quantidade de adversários no mesmo jogo. Já em Forza 3, o multiplayer é extremamente simples, limitando-se às corridas online, com poucas opções de configurações e interação entre os adversários ao redor do planeta.

Colisões

Com Forza 3, as colisões existem e realmente danificam drasticamente seu carro, dependendo do impacto, mas nada se compara às colisões NFS: Shift. O game conseguiu inovar utilizando um sistema no qual o jogador perde os sentidos por alguns momentos, dependendo do impacto. Além disso, pedaços do seu carro ficam espalhados pela pista durante toda a prova, e os ajustes iniciais são perdidos, fazendo com que seu carro fique completamente desregulado.

No Gran Turismo 5, esta é e sempre foi a grande decepção do game, popularmente conhecido por possuir "carros indestrutíveis". A Sony até prometeu que melhoraria este quesito, mas ficou só na promessa, e mais uma vez o GT decepcionou.

Imagem
imagem de câmera interna durante uma colisão em NFS: Shift

Câmeras

Outro ponto alto de NFS: Shift. A sua visão interna do cockpit é uma das mais bem trabalhadas da história dos games de corrida. Nos consoles Xbox 360 e PS3, ao mexer com o analógico direito enquanto se utiliza esta visão, é possível controlar o olhar do piloto dentro do carro - ou seja: para olhar no retrovisor oposto, é necessário “virar o pescoço”.

Forza 3 também possui visão interna de dentro do cockpit, mas ao movimentar o analógico para os lados, a câmera “sai do veículo” e mostra a lateral externa do carro. Já em Gran Turismo 5, além de câmeras limitadas, não é possível visualizar a parte lateral do seu veículo, pois o analógico direito é responsável por acelerar e reduzir a velocidade do carro. E como se já não fosse o bastante, GT 5 não tem visão interna de todos os seus carros.

Dificuldade

Nesse quesito, Forza 3 leva uma pequena vantagem sobre NFS: Shift. A inteligência artificial dos adversários em Forza 3 é mais diversificada (sabe aquela corrida em que você não consegue completar e fica horas e horas repetindo?). A cada nova jogada, seus adversários tomam atitudes diferentes e traçados variados, tornando o jogo extremamente atraente para quem preza pela realidade dos competidores.

Em NFS: Shift acontece a mesma coisa, mas seus adversários insistem em errar traçados e sair da pista justamente quando estão a uma boa vantagem na sua frente, facilitando sua aproximação e ultrapassagem. Em GT 5 a coisa piora, pois além de movimentos repetitivos de seus adversários, na grande maioria dos circuitos eles acabam andando muito próximos e diante disso, basta se aproximar do último adversário para conseguir ultrapassar os outros, em seguida.

Imagem
GT 5 x Forza 3 x NFS: Shift

Modos de Jogo

Gran Turismo 5 volta a ser destaque graças à boa variedade de modos de jogo presente no game. Além das corridas tradicionais, o game ainda tem vários eventos diversificados, que vão desde as corridas de kart às de kombis, além de provas com horas e horas de duração. O game ainda aproveitou a onda do Drift e acrescentou a modalidade no seu currículo. Em NFS: Shift, você também encontra uma boa variedade de provas, mas a grande maioria limita-se a corridas e Drift. Já Forza 3 decepciona muito. Além de menus simples demais, o jogo possui apenas as opções de disputar temporadas ou eventos simples, destacados em um enorme mosaico sem a mínima graça. Algo para se lamentar em um game tão bem trabalhado.

Variedade de carros

É uma covardia tentar competir com Gran Turismo 5 neste quesito. O game possui mais de mil carros, o que é um recorde do gênero. Forza 3 possui uma boa variedade de modelos e fabricantes, mas as centenas de carros do jogo são uma quantia extremamente pequena, comparadas ao GT5. NFS: Shift fica de lado desta “batalha”, com uma quantidade bem limitada de veículos diferentes.

Imagem
resultado da comparativa

1° lugar: Gran Turismo 5

Ele demorou anos para ser desenvolvido, mas quando chegou ao PS3, provou que a espera valeu a pena. Apesar de um fraco sistema de colisões e câmeras limitadas, o jogo é imbatível pela variedade de carros e pelos modos de jogo, além dos gráficos de primeira.
Achava bem óbvio que GT5 ganharia a comparativa que analisasse muitos quesitos. Só que GT continua sendo muito fraco em Colisões, Câmera e Dificuldade, atributos que valorizo muito num jogo de corrida (as câmeras e colisões do NFS estão muito foda). Vamos ver ae minha avaliação, quando eu jogar GT5... hehehe
Imagem
Avatar do usuário
Palmito
Urangutango careca com franja na testa
Urangutango careca com franja na testa
Mensagens: 1546
Registrado em: Sex Out 13, 2006 1:31 am
Sexo: Masculino
Contato:

Re: NFS Shift, GT5 ou Forza 3?

Mensagem por Palmito »

GT5 > All.

Porém, Forza 3 é bom também.

E Hot Pursuit >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Shift.
Imagem Imagem
Avatar do usuário
magno
Chimpanzé Manco de Muleta
Chimpanzé Manco de Muleta
Mensagens: 1492
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:48 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Planta ou KMagno
Localização: Natal - RN
Contato:

Re: NFS Shift, GT5 ou Forza 3?

Mensagem por magno »

Palmito escreveu:GT5 > All.

Porém, Forza 3 é bom também.

E Hot Pursuit >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Shift.
Palmito, vc é fanboy de GT.
eu já sabia que vc ia postar algo do tipo.

Hot Pursuit é muito bom mesmo, mas eu não diria que é melhor que o shift.
eu acho os esquemas de câmera e colisões do shift muito fodas
Imagem
Avatar do usuário
ReiserFS
Macaco Admin
Macaco Admin
Mensagens: 12231
Registrado em: Ter Fev 18, 2003 8:32 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Hellreiser
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: NFS Shift, GT5 ou Forza 3?

Mensagem por ReiserFS »

Trollalei igualmente fiz com o facebook do palmito






Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Hericsson
Chimpanzé Manco de Muleta
Chimpanzé Manco de Muleta
Mensagens: 1194
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 12:54 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Hericsson
Localização: Curitiba/PR

Re: NFS Shift, GT5 ou Forza 3?

Mensagem por Hericsson »

Tenso!!!
Mas concordo com o Palmito! :D
Avatar do usuário
Palmito
Urangutango careca com franja na testa
Urangutango careca com franja na testa
Mensagens: 1546
Registrado em: Sex Out 13, 2006 1:31 am
Sexo: Masculino
Contato:

Re: NFS Shift, GT5 ou Forza 3?

Mensagem por Palmito »

Eu sou fan boy de GT? hahahaha

O último que eu tinha jogado era o 2.

Joguei Forza 3 antes de jogar o GT5, por isso a minha afirmação.

Vc jogou todos? :p
Imagem Imagem
Avatar do usuário
magno
Chimpanzé Manco de Muleta
Chimpanzé Manco de Muleta
Mensagens: 1492
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:48 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Planta ou KMagno
Localização: Natal - RN
Contato:

Re: NFS Shift, GT5 ou Forza 3?

Mensagem por magno »

Palmito escreveu:Vc jogou todos? :p
não :(
não tenho console.
mas o que joguei do shift, gostei bastante.
eu falei de ser fanboy porque vc vem falando do GT5
mesmo antes de lançar, vc já falava que ia ser fodástico
hauhauahuahau. De fato GT5 tá muito bom, mas tudo depende do q vc prefere num game de corrida
Imagem
Avatar do usuário
Loser
Macaco da índia dos ovos amarelos
Macaco da índia dos ovos amarelos
Mensagens: 825
Registrado em: Sex Mar 05, 2004 7:42 pm
Sexo: Masculino

Re: NFS Shift, GT5 ou Forza 3?

Mensagem por Loser »

Dirt 2 > All :P
Imagem
Avatar do usuário
loganso
Orangotango Pau D'Agua
Orangotango Pau D'Agua
Mensagens: 286
Registrado em: Dom Ago 19, 2007 10:07 pm
Sexo: Masculino

Re: NFS Shift, GT5 ou Forza 3?

Mensagem por loganso »

Sou mais o Big Rigs: Over The Road Racing
é superior aos três ae

Imagem
Imagem
Responder