Página 1 de 3

Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Seg Abr 30, 2012 12:32 pm
por Keller
Poisé, eu, Hericsson, Falcão e talvez mais alguns KMs fizemos a pré compra do jogo e ganhamos acesso ao Beta desse fim de semana (27/04-29/04). Tem muito hype sobre esse jogo rolando por aí, gente dizendo que é uma revolução nos gênero MMO. Com o fim do N.D.A. e a quantidade de gente que jogou o jogo nesses 3 dias, veremos uma enchurrada de informações circulando no decorrer da semana, mas vou contar aqui um pouco da minha experiência e opiniões sobre o jogo. Vou dividir em seções pra deixar o wall of text mais organizado.

Raças e Profissões

O jogo tem 5 raças e 8 profissões, todas as profissões estavam disponíveis no beta, no entanto duas raças estavam bloqueadas - Asura e Sylvari. Ao contrário do que acontece no primeiro jogo, não haverá a possibilidade de escolher uma sub-profissão, ou aprender skills de outras profissões. Eu testei um pouco de cada, mas me foquei mais em Norn Guardian e Human Engineer.

Não existe papel específico para cada profissão, todos tem habilidades tank, healer e dps. Logicamente, você pode mudar seus skills e traits para ficar mais próximo de um desses, mas isso não vai ajudar muito. Por exemplo, as habilidades de heal tem um cooldown considerável, mobs tem aggro aleatório e grande parte do dano depende da combinação de skills entre varias profissões (combo filelds e combo finishers)

Raças:
  • Human - Típico estereótipo humano, bem idealizado. Lembra um pouco os humanos de MMOs orientais. Veneram deuses e aprendem sua mágica deles. {emofight}
    Norn - Humanos também, mas com estilo mais tribal. Possuem tatuagens pelo corpo e são um pouco maiores e mais fortes. São caçadores por natureza e veneram espíritos selvagens.
    Charr - Felinos com chifres. Brutos, rústicos e sistemáticos. O físico lembra um pouco os Tauren do WoW. Não gostam de mágica ou religião, preferem usar sua tecnologia "steampunk"
    Asura - Pequenos répteis orelhudos. São muito inteligentes e orgulhosos (como todos os Gnomos e outras raças do gênero em MMOs). Combinam mágica com sua tecnologia para criar painéis holográficos e golems em formato de ovo.
    Sylvari - Homens e Mulheres-Planta (iserir piada com trepadeira aqui). Nascem de uma árvore-mãe. São ingênuos e virtuosos, seguem um "sonho" que é passado a todos pela árvore pálida
Profissões:
  • Warrior - dispensa explicações {forthehorde}
    Ranger - Espécie de Hunter, controla um pet e suas abilidades estão ligadas a natureza.
    Thief - Stealth, facadas e tudo o que já estamos acostumados. Com a adição de máscaras de faroeste e pistolas caso queira dar uma de Jesse James. :ninja:
    Elementalist - Mago que controla os elementos. Pode transitar entre seus 4 attunements e suas skills mudam com cada um.
    Necromancer - Sumona bichos feios e sua magia é verde e maléfica. O Hericsson gostou tanto que fez dois.
    Guardian - Guerreiro que usa magia em seus ataques (Paladino?). Minha classe favorita até agora, possui muitas abilidades defensivas e de controle, mas também pode ser muito ofensivo dependendo da arma que usa.
    Mesmer - Ilusionista. Muitas de suas abilidades criam cópias que atacam o alvo, e podem ser detonadas a qualquer momento pelo mesmer. Bem complicada de jogar, e muito boa no PvP. :trollface:
    Engineer- Coloca turrets no chão e pode trocar sua arma por armas exclusivas da classe, entre elas um lança-chamas. Explode tudo o que vê pela frente, várias de suas abilidades dão knockback (principalmente em você mesmo).
Eventos dinâmicos e Quests

O sistema de eventos do jogo é um dos aspectos inovadores. O jogo não te espera falar com um NPC para começar um evento, as coisas acontecem quer você queira ou não. Invasões de mobs, lutas com chefões, escoltas de caravanas, entre outros. Notificações aparecem na sua tela quando você está nas proximidades de um evento, e também aparece uma indicação no seu mapa. Além disso, NPCs vão correr até as vilas mais próximas e avisar a todos que há algo acontecendo. Todos podem participar e os objetivos são coletivos, você será recompensado de acordo com sua contribuição. O sucesso ou fracasso de um evento geralmente desencadeia outro evento relacionado, assim existem enormes sequências que culminam em um evento mega ultra master que geralmente involve níveis absurdos de epicosidade.

A dificuldade do evento depende a quantidade de jogadores involvidos, mas existe um limite e geralmente é mais fácil com muitos jogadores.Vale frisar também que os eventos dinâmicos são bem frequentes e, se você ficar na mesma região por tempo suficiente, vai presenciar o mesmo evento acontecendo várias vezes.

Existem também as quests fixas, que são marcadas por um coração no mapa. Os NPCs te enviam dinheiro e liberam alguns itens para comprar com Karma depois que você completa o objetivo. Esse tipo de quest geralmente tem dois ou mais objetivos, e você pode escolher fazer somente ou ou uma combinação dos mesmos, todos contribuem para o progresso da missão.

Além disso, existem a sua questline pessoal, que é modificada de acordo com a opções que você faz na criação do personagem, e também em algumas escolhas que faz durante o decorrer da quest. Ela é cheia de cutscenes e diálogos entre os personagens (devidamente dublados e animados). Embora a história em si seja interessante, a atitude dos personagens, principalmente do seu, poderia ser melhorada. Todo mundo é muito virtuoso e certinho, ou muito malvado e fdp, não existe meio termo.Sem contar que seu char é o mais ingênuo de todos. Seria bacana se pudéssemos escolher entre linhas de dialogo mais apropriadas para o nosso gosto.



Combate, Habilidades e Talentos

O combate do jogo é bem dinâmico, você pode desviar de ataques, trocar de armas e se esconder atrás de objetos. Cada personagem tem a sua disposição uma barra de 10 habilidades - 5 habilidades proveniente da arma que está usando (também mudam pra cada profissão), 1 cura, 3 habilidades gerais e 1 elite. Você pode customizar as últimas 5, escolhendo entre seus skills desbloqueados (geralmente vc escolhe entre 3 ou 4 curas, trocentas habilidades gerais e uma duzia de elites).

O sistema de talentos, ou Traits, é composto de 5 linhas. Dentro de cada linha existem 3 níveis, dentro de cada nível há um minor trait e um major trait. Minor traits custam 5 pontos e são fixos, major traits custam 10 pontos e podem ser escolhidos dentre uma gama de opções. A maioria dos traits são bonus passivos e melhorias para seus skills, Nenhuma habilidade é desbloqueada por traits.

Imagem
(traits de um Mesmer)

Trocar de armas em combate é uma grande parte do jogo. A maioria das profissões tem 2 sets de armas disponíveis para troca a qualquer momento, com exceção do elementalist e engineer, que possuem habilidades para isso. Com a troca de armas, voce ganha 5 habilidades novas. Trocar de armas e desviar de ataques é essencial para sobreviver no jogo. A maioria dos monstros do seu level consegue te matar com 4 ou 5 ataques, usar habilidades defensivas na hora certa e desviar quando possível é a diferença entre epic loots e corpse run. Todas as classes tem a opção de utilizar pelo menos uma arma de combate a distância.

PvE e Progressão

Experiencia é mato nesse jogo. Voce ganha xp matando mobs, completando quests, participando de eventos, explorando o mapa, craftando, cumprindo os objetivos diários, coletando materiais, matando gente no World versus World e provavelmente por ainda mais meios que desconheço. No entanto, escolher 2 ou 3 desses meios não é suficiente. Jogadores acostumados e rushar uma área e imediatamente pular para a próxima área de level mais alto vão encontrar uma barreira de mortes e frustrações. Durante quase toda a nossa progressão no jogo, eu e Heric estávamos abaixo de level recomendado para os eventos, mesmo tendo completado todas as quests e explorado cada centímetro quadrado do mapa. Me parece que a mecânica do jogo exige que o player diversifique seu estilo de jogo para se dar bem.

Uma outra possibilidade é completar mais de uma area low level antes de passar para uma de nível mais elevado. A mecânica de sidekick adéqua seus stats ao level da região se você está acima do recomendado então, desde que de que a diferença não seja absurda, completar uma área level 1-15 já no level 15 não será mamão com açúcar.

Quanto ao conteúdo PvE high level, ainda não há muitas informações sobre o assunto. Sabemos que existem dungeons e world bosses, mas no beta só havia uma dungeon level 30, e jogando naturalmente em um fim de semana é difícil atingir esse level, pelos motivos citados acima. Eu tive a oportunidade de matar um world boss na zona inicial dos humanos, e foi docaraleo. A aparição desses chefões geralmente é o final de uma cadeia de eventos, o que exige uma mobilização dos jogadores para que a luta aconteça.

Imagem
(Shadow Behemoth, Boss que aparece no final de um cadeia de eventos dinâmicos)

PvP

O PvP foi um dos carros chefe no GW1 e continua sendo no GW2. As batalhas acontecem em um universo paralelo, chamado de Mists, e cada personagem tem seus conjunto de itens, skills e traits personalizados para o PvP. Após completada a quest de introdução, voce pode ir direto para o Mist e será sidekicked para o level 80 com todas as habilidades, traits e itens liberados.

Existem duas formas de PvP:

Structured PvP: Segue todas as regras acima e consiste em batalhas entre equipes de jogadores em battlegrounds. No momento existem dois mapas disponíveis, ambos de captura de pontos, com alguns extras.

World vesus World: Batalha entre 3 servers pelo domínio de uma área com diversas fortalezas. Apesar de seus stats serem aumentados para o equivalente no lvl máximo, seus itens e habilidades continuam as mesmas. O WvW é um mixto entre PvP e PvE. Matar players e completar objetivos te dão experiência e itens, que serão mantidos quando você voltar para o mundo PvE. O mapa é monstruosamente grande, e dominar uma fortaleza requer maquinário de guerra (siege weapons) e uma penca de jogadores.

Algusn pontos negativos: Não existe PvP fora dos Mists, Raças não brigam entre si e todos dançam felizes pelos campos. Não existe um sistema simples de duelo, é possível se configurar um battleground para ter batalhas 1v1, mas foge completamente do propósito.

Comércio e Microtansações

Existem várias moedas no jogo, é um sistema bem complexo que não vou arriscar entrar em detalhes aqui. Mas basicamente existem as moedas que você adiquire in-game (gold, karma, honor) e as gems, que você adquire com dinheiro real (convertido pra dollars =]). Gems são usadas para comprar itens cosméticos, bonus de xp, karma ou honor, itens de conveniência como golems que te dão acesso à auction house e banco de qualquer lugar, chaves para baús trancados que dropam de mobs, entre outros. Existe uma mecânica interna para jogadores trocarem gold por gems entre si, então se você for um china farmer, vai poder conseguir todos os itens da gem store sem gastar nada (além do seu tempo livre e sua produtividade), e se for filho do Eike, vai poder ter gold infinito e enfeitar sua casa com diamantes.

Esse sistema é uma das maiores preocupações dos jogadores. Por enquanto os itens de gem store não impactam muito o gameplay, pois essencialmente o que se compra é conveniência e itens consméticos, e o fato de se poder trocar gold por gems acaba por amenizar essa tensão.

Como mencionado anteriormente, existe uma auction house no jogo, que na minha opinião é bem organizada e funcional. No entanto, não existe uma função de troca entre jogadores. Para enviar itens diretamente para alguem, é preciso usar o correio. Isso torna muito arriscado o comércio fora da AH, já que não há como ter certeza de que o outro jogador vai cumprir a sua parte e mandar dinheiro ou itens em troca.

Tecnicalidades (lol isso é uma palavra?)

O jogo está longe de rodar bem em muitos PCs. Algumas zonas estão menos otimizadas que outras, e a diferença de FPS é absurda. A menos que consigam otimizar absurdamente os gráficos, o jogo definitivamente não será jogável em notebooks com gráficos integrados ou PCs com GPUs modestas (O Heric pode dar mais informações sobre isso, já que o PC dele estava rodando melhor do que o meu).
Pelo que o devs falaram, esse é o aspecto do jogo que mais está sendo trabalhado nos últimos meses, vamos ver como fica nos próximos betas.

Too Fucking Long, Did not Read

Estou gostando bastante do jogo, principalmente do combate e da mecânica de eventos dinâmicos. Existem muitos detalhes que não mencionei aqui, são coisas pequenas que podem passar despercebidas mas quando você vê, botam um sorriso no seu rosto, como os diálogos entre os NPCs, o estilo gráfico do jogo, etc. Ainda acho que o jogo pode melhorar bastante na movimentação, animações do personagem e também nas falas da questline pessoal. Também não entendo por que optaram por não implementar sistemas simples de troca e duelo entre jogadores {doido} .

No geral, o jogo é bem diferente do formato tradicional MMO, mas não é tudo o que dizem por aí. Existem sim quests tradicionais no jogo, existe algum grind, e o impacto dos eventos no mundo não é tão grande quando querem nos fazer acreditar. Mas sejamos francos, gostamos de MMOs e não queremos mudar tudo. Desde que essas mecânicas sejam bem implementadas e divertidas, não há problema algum.

A pergunta que não quer calar: Afinal, o jogo é bom o suficiente para competir com o WoW?
A resposta curta e grossa: SIM! :D

$hut up and take my money!

A versão digital mais barata do jogo custa 60 dólares e está disponível para a pré venda no site oficial buy.guildwars2.com
Não existe mensalidade, mas existem microtransações e futuras expansões também serão pagas.
Fazer a pré compra te dá acesso ao beta, itens exclusivos e 3 dias de vantagem quando o jogo for lançado.

Com vocês, Matildes, a engenheira brutíssima
Imagem
(number of fucks given in this picture: zero.)

PS1: Não tirei muitas screenshots nesse beta, mas vou tentar arrumar algumas imagens pra ilustrar alguns pontos chave.

PS2: Sério mesmo, o Hericsson fez 2 necromancers!

PS3: Comprem o jogo pra jogarmos juntinhos =D

XBOX360: Se eu tivesse toda essa paciência pra fazer meus trabalhos da faculdade...

Re: Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Seg Abr 30, 2012 1:36 pm
por Hericsson
Po, meu segundo necro não conta, ele parou no lv3! lol
Eu até ia dizer alguma coisa aqui mas acho que não vai ser necessario. O jogo realmente está muito bom, tem algumas falhas mas nada demais, até o lançamento do jogo muita coisa vai ser arrumada e adicionada.

Re: Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Seg Abr 30, 2012 1:49 pm
por Lobo_Fenris
[/quote]World vesus World: Batalha entre 3 servers pelo domínio de uma área com diversas fortalezas. Apesar de seus stats serem aumentados para o equivalente no lvl máximo, seus itens e habilidades continuam as mesmas. O WvW é um mixto entre PvP e PvE. Matar players e completar objetivos te dão experiência e itens, que serão mantidos quando você voltar para o mundo PvE. O mapa é monstruosamente grande, e dominar uma fortaleza requer maquinário de guerra (siege weapons) e uma penca de jogadores.[/quote]

Sinceramente quero ver esse sistema, me pareceu interessante. Sabe dizer se essa area é zoneada com limite de player, ou se esta é uma area unica para cada servidor?

Re: Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Seg Abr 30, 2012 1:56 pm
por Hericsson
É uma area instanciada com limite de jogadores sim, só não sei dizer qual seria esse numero.

Re: Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Seg Abr 30, 2012 10:48 pm
por Valiant
Muito bom, tio Keller. :clap:

Nota 10 aí no trabalho. Bem escrito, abrange o que realmente queremos saber. Acredito que vou comprar, uma vez que o MMO é uma praga difícil de abandonar. Este formato B2P com sidekicks para PvP ajuda muito nesta decisão, ainda mais que meu tempo está cada dia mais curto. {veinho}

Me preocupa apenas as "tecnicidades" citadas. Essa falta de otimização pode comprometer um pvp mais populoso. O fato de não ter pvp no mapa em outros tempos mais belicosos me incomodaria. Hoje, até pela falta de tempo, já prefiro este ambiente mais controlado de pve e pvp, assim quando estiver fazendo aquela quest foda, com hp na merda, não corro o risco de tomar uma fireball vinda lá da pqp de um gnomo lazarento qualquer. :fuu:

Salvo algum imprevisto, jogaremos juntos, anota aí. {bbcai}

Re: Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Ter Mai 01, 2012 2:19 pm
por magno
tudo muito bonito, mas eu não compro jogos sem testá-los primeiro
como eu não joguei o GW1, não tenho nem ideia se vou curtir esse jogo
e tendo em vista que não posso participar do beta, nem que existe trial, acho que esse game não me terá como jogar
apenas de tudo parecer muito interessante. quem sabe após o lançamento eles não abram uma trial e eu passe a jogar e gosta

Re: Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Ter Mai 01, 2012 3:54 pm
por Iori
magno escreveu:tudo muito bonito, mas eu não compro jogos sem testá-los primeiro
como eu não joguei o GW1, não tenho nem ideia se vou curtir esse jogo
e tendo em vista que não posso participar do beta, nem que existe trial, acho que esse game não me terá como jogar
apenas de tudo parecer muito interessante. quem sabe após o lançamento eles não abram uma trial e eu passe a jogar e gosta
To na mesma!
Tenso pagar para participar do Beta.

Falaram que está bem diferente de GW1.

Re: Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Ter Mai 01, 2012 4:53 pm
por Keller
Eles iam distribuir keys para fansites e pelo facebook/twitter, mas tanta gente comprou o jogo que eles mudaram de ideia. Realmente comprar um jogo de 60 doletas sem testar eh bem tenso. Eu tive a oportunidade de participar do closed beta antes desse, então para mim foi uma decisão fácil porque eu já conhecia parte do jogo.

Re: Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Qua Mai 02, 2012 9:25 am
por Hericsson
Acho que vocês deveriam confiar na avaliação minha e do Sancto e comprar o jogo! :P

Quanto a parte do desempenho do jogo, o problema de fps baixo é geral mesmo, no forum oficial tem muita gente com maquina melhor que a minha ficando na mesma faixa de fps, as vezes menos.
Meu PC é um Phenom II X6 1100T BE, Crosshair IV Formula, 8gb ram ddr3 e uma GTX260. Na area inicial dos humanos a minha media de FPS era 15. No segundo mapa que era do lv15 ao lv25 o fps já sobe pra 40. No WvW o fps estava terrivel devido a grande quantidade de efeitos e jogadores, não consegui ficar com mais de 10 fps no primeiro dia, no segundo dia chegou a bater 15. Nos Battlegrounds o fps ficava entre 35~40 mas reduzia a menos de 20 quando a quantidade de magias na tela era muito grande. Isso tudo jogando com o grafico no ultra com sombras e tudo, até tentei jogar com o grafico mais baixo pro fps melhorar mas a diferença foi muito pequena. Esse é o ponto que a Arenanet precisa trabalhar mais, o desempenho do jogo está bem abaixo do esperado mesmo em pcs top de linha.

Se alguem quiser ler mais sobre o jogo o Wiki Oficial já está liberado. http://wiki.guildwars2.com/wiki/Main_Page

Re: Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Qua Mai 02, 2012 10:02 am
por grun
Eu joguei com umas 4 classes no parte inicial pra ver em especial as magias, o fps me broxou, pensei que era meu PC e acabei nem seguindo muito no game, achando que o PC não aguentaria o ... mas agora que é geral me animo a testar mais na próxima wave

Montei meu PC pensando em overclock, mas não queria começar a fazer só pra jogar um beta

Re: Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Qua Mai 02, 2012 10:24 am
por Hericsson
Não se preocupa com o FPS não, Grun. Vi no forum oficial um cara falando que tem um Core i7 16gb de ram e uma gtx 580 jogando com o mesmo fps que eu. lol

Re: Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Qui Mai 03, 2012 12:53 pm
por volles
Dae macacada, tb comprei o gw2 {babei} .....tb testei alguma coisa no final de semana, claro não tão hardcore como os dois acima ehehehe. Realmente ta massa o jogo, e vale a pena investir a grana nem que seja para conhecer as diferenças que o jogo traz dos outros MMOs. Heric, passa ai o server que tão jogando, vo dar um transfer nesse final de semana, claro se é que vai ter open beta denovo ne ? Acho q tem ne, é todo final de semana não ? Fiquei sabendo que o primeiro transfer não da nada, é de graça, mas acho q isso não tem nem porque restringir agora....Pelo que li, os servers de br são : Sea of Sorrow e Darkhaven, mas acho que estou em outro totalmente diferente, lol.

Re: Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Qui Mai 03, 2012 1:36 pm
por Hericsson
Agente jogou no Enrmy Bay (ou coisa do tipo) nesse beta, mas isso não vai fazer diferença, já que os personagens não são mantidos em um beta e outro, no proximo beta começa tudo do zero. O proximo beta deve acontecer daqui a umas 3 semanas, não vai ser todo final de semana não.

Re: Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Qui Mai 03, 2012 2:24 pm
por Keller
O plano é 1 beta por mês =/
Nós fomos pro Ehmry Bay porque a galera do codex falou que ia pra lá, mas nem sei onde a comunidade br está jogando. Minha sugestão é olhar o server que está mais vazio e ir nele, porque ta foda de jogar em grupo com o sistema de overflow e participar do WvW.

Re: Guild Wars 2 - Primeiras(?) Impressões

Enviado: Qui Mai 03, 2012 6:01 pm
por Melkor_BR
E ai povo, tô sumido do TS mas to sempre vendo o forum.
Estive lendo e vendo vídeo sobre o jogo e achei bem interessante. 90% de certeza que devo comprar para jogar com a macacada.
Achei o mesmer e o necro bem loucos.
Vocês sabem para quando está previsto o lançamento? E onde eu vejo as datas previstas pros betas?