Dicas IN GAME (Leia antes de jogar!)

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Dicas IN GAME (Leia antes de jogar!)

Mensagempor shillien » Qua Out 24, 2007 11:14 pm

Traduzido de: http://forums.dota-allstars.com/index.p ... opic=33799

FAQ

Q: Onde eu posso baixar a última versão do mapa?
A: http://www.getdota.com, disponibiliza tanto a versão estável (usada em camps) e a mais nova.

Q: Onde eu encontro as últimas modificações no mapa (patch notes)?
A: http://www.getdota.com/changelog.txt

Q: Como eu pego madeira?
A: Você não precisa de madeira para nada. Todos os itens cuja recipe custam 1 lumber não precisam de madeira para serem criados. Ele será formado automaticamente quando você tiver os itens listados em seu invetório. A recipe apenas funciona para que você possa ver o que você necessita para criar o item, o que o item faz e quanto ele custa.

Q: Porquê o computador não faz nada?
A: Atualmente não existe ainda uma versão oficial de DotA Allstars que suporte AI. Você pode baixar a última versão AI autorizada em http://www.getdota.com/ai/.

Q: Evasion stacka?
A: Não. O maior número prevalece. No entanto as skills Backtrack (Faceless Void) e Dispersion (Avatar of Vengeance) acumulam, com perdas, para o caso de você não sofrer dano. Use a fórmula 1 – (1 – A) * (1 – B) , onde A e B são suas chances de Evasion e Backtrack/Dispersion.

Exemplo: A é 8% de evasion da Radiance, e B é Backtrack level 3 do Faceless Void, 20% de chances.
1 – (1 – 0,08) * (1 – 0,20) = 0,264 = 26,4% evasion (onde evasion = chance de não tomar dano).

Q: Quanto de resistência à magias os heróis tem?
A: Os heróis tem 25% de resistência à magias, sem nenhum item ou skill. Para calcular essa resistência com itens use 1 - (1 - A) * (1 – onde A e B são as porcentagens das diferentes resistências à magias. Para um Aegis ou Planeswalker's Cloak somar com alguma skill que dê resistência à magia, o item deve ser adquirido antes de se colocar o primeiro ponto na skill que proporcione a resistência. Essa resistência não soma se você tiver múltiplos itens de resistência.

Exemplo: A é um herói (25% de resistência) e B é um Planeswalker's Cloak (15%).
1 - (1 - 0.25) * (1 - 0.15) = 0.3625 = 36.25% de resistência à magias

Q: Radiance dá evasion, ou faz o oponente errar o ataque (miss)?
A: Evasion. Radiance dá uma chance do usuário "desviar" dos ataques feitos à ele.

Q: Dano de magias (spell damage)? Dano Mágico (magic damage)? Não são a mesma coisa?
A: Não, existem algumas diferenças. Spell damage é normalmente reservado para magias ofensivas, e só é reduzido pela resistência à magia do alvo. Magic damage é, no entanto, um tipo de ataque normal, que é reduzido pela resistência à magias e pela armor do alvo.

Q: Como os Critical Strikes stackam?
A: O dano de dois criticals nunca irá stackar, mas a chance de conseguir um critical sim. Use a mesma fórmula já citada para descobrir suas chances de conseguir um critical.

Q: Como os Cranium Basher stackam?
A: A probabilidade de conseguirum bash pode ser calculada exatamente da mesma forma que a dos critical.

Q: Battlefury funciona em heróis ranged?
A: O dano do cleave (splash, pequena área em volta do hit) não irá funcionar, mas todos os outros bônus irão funcionar normalmente.

Q: Orb Effects stackam?
A: Você só pode ter um Orb Effect. Para uma explicação mais detalhada veja: http://forums.dota-allstars.com/index.p ... opic=33822.

Q: Como funciona "increased attack speed (IAS)"?
A: IAS funciona como um multiplicados na sua velocidade de ataque. Se você tem 10% IAS, você irá atacar 10% mais rápido do que se você não tiver nenhuma IAS, se você tiver 20% IAS você atacará 20% mais rápido do que se não tiver IAS, e assim vai. Veja http://forums.dota-allstars.com/index.p ... opic=33831 para uma explicação detalhada.

Q: O que é Backdoor?
A: Backdoor é, de modo geral, quando um jogador ataca as construções dos inimigos sem ajuda de creeps.

Q: No quê um ponto de agility/strength/intelligence me beneficia?
A: Cada ponto de strength te dá 19 hit points e regenera 0.03 hit points por segundo.
Cada ponto de agility te dá 1% IAS e 0.14 de armor.
Cada ponto de intelligence dá 13 de mana e regenera 0.04 mana por segundo.
Para mais informações veja aqui: http://forums.dota-allstars.com/index.p ... opic=35332.

Q: Como o cleave damage stacka?
A: O dano do cleave da Battle Fury irá somar com qualquer outro cleave, seja de outra Battle Fury ou uma habilidade. Duas Battle Fury te dará 70% de cleave. O dano do cleave é calculado antes de qualquer redução no alvo, mas depois das modificações no ataque (por exemplo criticals). O tipo de dano do cleave será o mesmo que o dano do seu ataque normal.

Q: Como as Blade Mail stackam? Como o retorno de dano (damage return) stacka?
A: Damage return, independente da fonte, irá somar. Duas Blade Mails darão 40% de retorno. O dano retornado é calculado antes de qualquer modificador de dano, como criticals, serem aplicado no alvo.

Q: É possível ativar windwalk (da Lothar's Edge) quando se está soltando uma magia channeling?
A: Sim. É preciso ter o timing correto, mas é possível. (Dê windwalk logo após a magia). Isso não é considerado um um bug/abuso. O que tornou essa combinação famosa foi Vol'Jin e sua death ward (channeling) enquanto estava sob o efeito de windwalk.

Q: Como funciona o Omnislash?
A: Cada um dos golpes do Omnislash (omnislashes) provoca 150-250 de dano. Existe um período de tempo de aproximadamente um quarto de segundo de espera entre cada omnislash. Durante esse tempo de espera, você tem a possibilidade de usar seu ataque normal, se sua velocidade de ataque for rápida o bastante. Os hits normais funcionam exatamente como seu ataque normal, eles sofrem efeito dos orbs effects, podem dar bash, critical, cleave etc, enquanto os omnislashes apenas dão o dano estipulado.

Q: Quanta experiência eu ganho por matar um herói?
A: Heróis de level 1 à 5 dão 100/120/160/220/300 de experiência, e cada level acima dá mais 100 de experiência, totalizando 2300 no level 25.

Q: Quando as runas aparecem?
A: As runas aparecem a cada 2 minutos, começando à 2:00, apenas se não tiver outra runa no jogo. O local em que elas aparecem (se é na parte de cima ou de baixo do rio) é aleatório.

Q: Em quanto tempo as árvores renascem?
A: 5 minutos.

Q: Com que frequência saem as creep waves?
A: A cada 30 segundos, começando em 1:30.

Q: Com que frequência as creeps aumentam seu hp?
A: Creeps ganham 10 hp a cada 7 minutos e meio.

Q: Com que frequência uma creep é adiciona à wave?
A: 20 minutos para creeps melee, 60 minutos para creeps ranged.

Q: Quanta experiência as creeps dão?
A: Creeps melee dão 62 de XP antes dos barracks (Ancient of War/Crypt) serem destruídos e 41 após serem destruídos.
Creeps ranged dão 41 de XP antes dos barracks serem destruídos (Ancient of Lore/Temple of the Damned) e 25 XP após.
Siege creeps dão 88 de XP, e não são afetadas pela destruição de barracks.

Q: Qual a taxa de ganho de gold?
A: Os jogadores ganham 8 gold a cada 7 segundos. Se o jogo for -em, os jogadores receberão 8 gold adicionais, a cada 7 segundos, após o modo de jogo ser selecionado.

Q: Qual é o ganho de gold resultado de uma sequência de mortes?
A: A quantidade de gold ganha é 100 gold + 100 + 5/level do herói morto + bonus; onde bonus é 0-400 e aumenta de 50 em 50 por cada morte após o status godlike ser conseguido.

Q: Quanto gold é perdido após morrer?
A: Você perde 30*level do herói.

Q: Qual a movespeed máxima?
A: 522 ms.

Q: Como funciona a resistencia de Magias ?
A: http://www.hangarnet.com.br/forum/index ... t&p=821881

Q: Como funciona a Linkens ?
A: http://www.hangarnet.com.br/forum/index ... t&p=821442

Q: Como funciona Orb Effects ?
A: http://www.hangarnet.com.br/forum/index ... t&p=821510
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Tópicos úteis (todos em inglês):

Comandos e abreviações comuns do DotA (http://forums.dota-allstars.com/index.p ... opic=33832)
Guia de Attack Speed (http://forums.dota-allstars.com/index.p ... opic=33831)
Tabela completa de prioridade dos orb effects (tabelas postadas pelo Marshall) (http://forums.dota-allstars.com/index.p ... opic=33822)
Guia de Magias Triggered (http://forums.dota-allstars.com/index.p ... opic=34158)
Critical Strikes e Bashes (http://forums.dota-allstars.com/index.p ... opic=34345)
Itens e orb effects para imagens (http://forums.dota-allstars.com/index.p ... opic=40109)

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Re: Dicas IN GAME (Leia antes de jogar!)

Mensagempor shillien » Qua Out 24, 2007 11:18 pm

Dicas:

- Se vc morreu, não perca tempo procurando desculpas; avalie a situação e veja o q deu errado. Então, busque corrigir esses erros. (mesmo q seja cagada do seu parça, deve ter algum erro de comunicação ou excesso de confiança nele).

- Se alguém está te criticando por algo no jogo, ao invés de só xinga-lo (ou pior ainda, xinga-lo em to all, como se os outros tivessem algo a ver com o seu time), justifique o q vc está fazendo e peça justificativa para a critica. Se ele está criticando seus itens, pergunte porque e o q ele recomenda, alem de justificar o porque vc está fazendo.

- Scroll of town portal pode proteger uma torre que está sendo atacada: se vc clicar NA TORRE, ela terá armor "999999" e ficará praticamente invunerável aos ataques. Mas atenção: se vc clicar no chao próximo a torre ou pelo minimap vc não terá esse beneficio e deixará a torre vunerável e sem atacar. Boot of Travel não tem esse benefício. É o principal counter e bastante eficiente contra Backdoor.

- Backdoor é a arte de atacar as construções inimigas sem auxilio de creeps. É permitido pelo jogo, mas irrita boa parte dos jogadores. Eu considero um ato de desespero, mas é um mal necessário. Se vc estiver atacando com creeps e elas morrerem, vc pode sim continuar que não vai ser backdoor. Como eu disse acima, use tp em uma construção q esteja sofrendo backdoor e vc já está dando um couter. Observe também q vc só pode atacar a 2ª torre se a 1ª for derrubada. O mesmo vale para a base.

- Evasion NÃO acumula de forma nenhuma. Por exemplo, evasion passivo da Phantom Assassin irá se sobrepor ao evasion da butterfly porque ele é maior, mas nunca somar ou acumular com perdas. Talvez butterfly acumule com o "evasion" do darkterror pois a engine dele é diferente. Mas não tenho certeza. (Edit: confirmado alguns posts abaixo)

- Bash acumula com perdas; em uma unidade melee 1 bash dá 15%, mas com 2 vc terá em torno de 28% (depois posto a formula de soma com perdas do bash). O mesmo vale pra bash passivo.

- Ursa Warrior era uma unidade RANGED com range curto. Não é mais. (Edited)

- Fury Swipes funciona de modo acumulativo: no lvl 4, o primeiro hit irá adicionar um bonus de 24 damage. O segundo vai adicionar mais 24, dando 48 damage bonus. O terceiro + 24, dando 72 de damage. E assim sucessivamente. Mas cuidado: Bash e critical "anulam" o bonus, fazendo-o recomeçar do 0.

- Cleave atack acumula diretamente. O primeiro alvo recebera o seu damage normal, e os alvos no raio de cleave receberão o damage acumulado do cleaving. Sven possui area de 175 aoe no cleave, a battlefury 200 e Magnotaur 250. O damage acumulado de cleave só irá acumular nas areas em "comum". (OK, isto está bem mal explicado por mim ).

- Purge e doom funcionam em unidade q está com Avatar. Purge remove vários buffs positivos e negativos em heróis aliados e inimigos (Ultimate do Sven, ultimate do Omniknight, etc). Aqui vai um link pra um guia de purge: http://forums.dota-allstars.com/index.p ... pic=108858

- Stout shield e vanguard acumulam com perdas também, de modo semelhante ao bash.

- Toss do tiny arremessa uma unidade aleatória ao lado do tiny.

- Algumas magias possuem "mini-stun", que faz a unidade dar uma "paradinha" e cancela animações, inclusive magias channeling (não sei se para todas). Alguns exemplos de mini-stun: Lighting Bolt do Zeus, Spirit Lance do Phantom Lancer. Depois posto todas as magias que possuem esse efeito.

- Qualquer ult pega em Avatar/Repell, porem não causam dano, somente efeitos fisicos.

O exemplo mais curioso é Sunder (ult do Terror Blade) que ao ser usado em unidades com Avatar/Repell não provoca nenhuma perda de life no alvo, porém permite com que você adiquira o life normalmente.

- Todo hero começa com 25% de resistência a magia. A forma pela qual essa resistencia acumula com itens e magias passivas é explicada com mais detalhes no post número 30.

Portanto, deve-se retirar 25% do damage da magia pra saber o damage exato. Por exemplo, ultimate da lina com aganhim diz q dá 1250 damage, mas dá uns 980 de damage real em quem só tem os 25% de resistencia. E isso aplica-se ao ult do Necrolite.

Este link possui um mini-guia para o ultimate do necrolyte: http://forums.dota-allstars.com/index.p ... pic=102855

E esta imagem exemplifica quanto de vida a unidade deve ter para morrer, se tiver somente 25% de resistencia natural:

Imagem

Ou aqui: http://img147.imageshack.us/img147/5776 ... nb0yl2.jpg

vocês podem observar q aganhim's não compensa muito nele, pois a diferença de damage é "pouca".

- Em geral, Aganhin's compensa mais em heroes com ultimate em area. (isso é meio polêmico mas faz sentido)

Sobre o purge, há outros detalhes como:

- Vc pode jogar purge em vc mesmo, sendo q remove alguns efeitos negativos (sei só alguns q não são removidos, como ult do venom e doom)

- Purge dá damage em imagens e em unidades "invocadas" (como infernal do warlock).

- Life steal do naix é uma aura com alcance ridículo (ou seja, só ele é benificiado); Lifesteal de aura não é ORB e portanto acumula diretamente com itens de life steal (madness, satanic, dominator). Vladmir's offering e vampiric aura do leoric acumulam entre si também pois são auras "diferentes" (observe os iconezinhos). E também acumulam com a do naix.

- SEJA REALISTA! Acredite, essa é a grande diferença entre um NB q sabe dar deny e last hit, e um pro q sabe dar deny e last hit. Quantas vezes já não vi magina lvl 6 blinkando pra matar hero lvl 11 e morrendo na tentativa. Um bom player de DOTA se resume em Saber a hora certa e a coisa certa que deve ser feita.

- Tem hora pra creepar, tem hora pra partir pra cima, tem hora pra recuar. Fique atento, veja os riscos que você corre ao tomar uma decisão, ao passo que você avalia o benefício do que isso pode te retornar. Aquelas perseguições por-todo-o-mapa-até-quase-na-fonte sem pensar que alguem vai ajudar o seu alvo é um exemplo bacana. Você correndo risco de 90% de chance de morrer pra ganhar 250 de gold, num meio tempo em que você com certeza ganha muito mais se estiver na sua lane upando certinho. Exemplo tosco, mas acho que aqui é pra postar o básico, não?

- Tente ser completo. Não adianta só saber deny ou só saber last hit. Não adianta saber fazer apenas um item, ou saber como jogar só com 2 heróis. Não adianta ter a melhor micro do mundo sem saber coisas básicas como estratégias de push, lane control ou defense. Dota é time. Você pode ser um MerLiNi da vida, se não jogar em conjunto, você vai apenas ser focado e perder miseravelmente. Entenda que você tem que saber de tudo um pouco, pra se adaptar e avaliar o jogo conforme você evolui nele. Quanto mais você souber sobre o seu inimigo, melhor. Como você vai saber o que fazer quando um centauro vier te atacar, se você nem ao menos sabe o cast range das magias dele? E por aí vai

- "Eyes in the forest" do treant protector possui true sight. Apesar de ter um range um pouco pequeno, por ser colocado em cima de uma arvore ele ve por cima das outras. Posicionamento estratégico dos eyes podem fazer a diferença, assim como bom posicionamento de observer wards e sentry wards. Um pouco de analise do range e do terreno fará vc aprender rapidamente os locais ideais. O mesmo vale para o Watcher do Nerbuian Weaver, q tem como vantagem o fato de se mover, podendo ser colocado em Patrol

- Ancient Tango of Essifation pode remover os Eyes in the forest se usado na arvore que está "abrigando" o eye. Magias aoe que derrubam arvores também removem, como a fumaça do rikimaru, stun da lina, machados do rexxar.

- Tango regenera cerca de 7hp por segundo durante 25 segundos. E não acumula. Vc deve ter um "timming" pra saber a hora de usar outro em seguida. Um pouco de observação no life pode ajudar também (já q 7hp/s é notável).

- DotA é um jogo em time e como outros esportes, pode ficar mais eficiente com um "capitão" controlando o time. Esse capitão não precisa ser o melhor jogador do time. Há vários fatores, como um hero q se torna importante pra push/defender, visão de jogo.

- Não se ofenda com quem está tentando coordenar o time. Se vc acha q ele está com idéias retardadas, argumente. Exponha o seu ponto de vista em relação ao jogo. Não faça birra de criança e fique atacando sozinho, iniciando o Feeding Spree e estragando o jogo.

- Há categorias de heróis: Supporter, Pusher, Hero Killer, Carrier, Tanker. Em geral os heróis podem se enquadrar em em duas ou mais categorias. Cada um tem um estilo de jogo e ele pode se adaptar melhor a heróis de uma dessas categorias, fazendo vc jogar com bastante eficiência. Se alguém quiser melhorar as informações, me complementem

- Supporter é aquele hero que dá assistência a outros no ataque e possui itens como arcane ring e mekansm, além de magias como hex, mana chark, shackles, black hole. Observe que em campeonatos sempre tem heróis de magia em time, como treant, enigma, etc.

- Herói pusher é aquele que tem enorme capacidade de empurrar suas creeps em direção à base inimiga, matando creeps adversárias com grande velocidade. Phantom Lancer é um excelente exemplo.

- Hero Killer são aqueles heróis de grande capacidade de damage, e grande potencial de serem xingados de "KSER FDP"; neles vc se concentra em fazer itens de damage e algum mecanismo de suporte como blink dagger ou lothar's edge. Também são exelentes para backdoor. Bone é o melhor exemplo dessa categoria.

- Carrier é o tipo de herói ideal para o líder de um time. Possui grande capacidade de ataque e faz a diferença nos pushs. Tem esse nome porque "carrega o time consigo". Vários herois podem se tornar carriers.

- Tankers são heróis com bastante life e que atraem o foco adversário para si, apanhando e deixando os aliados matarem. Em geral, heroes de strenght fazem essa tarefa, e possuem itens de armor e vida. Radiance ajuda a atrair alvo. Exemplos são Pudge, Centauro, Axe (se construido como tanker e não nuker early game, que perde muita eficiencia no jogo)

- Há outros tipos q não me recordo direito. Acho q também devo falar dos Nukers, q são heróis com grande capacidade de combo de magias.

- Os heróis também se dividem em Early Game, Mid Game e Late Game.

- Early game são os heróis que possuem nukes de damage consideravel no começo do jogo (até lvl 10) e perdem eficiencia no decorrer do jogo. Zeus e outros heróis de inteligence são bons exemplos.

- Mid game são heróis q causam estrago até o mid game, por volta do lvl 16. Venonmancer e Bloodseeker são ótimos exemplos disso.

- Late game são os heróis que sofrem no começo, mas que no final carregam o time. quando com itens bons são devastadores. Naix, Phantom Assassin são ótimos exemplos.


Gírias utéis

DPS: Dano por Segundo. Mais usado pra calcular calcular qual item vai ter dar um melhor custo benefício. Ex: Vc calcular se vale + a pena comprar 1 mkb ou 1 radiance, de acordo com o DPS que isso resultar pro seu hero, e com a quantia de gold investida nisso.

Micrar: Controle "detalhista" das suas unidades. Exemplo: Se você estiver de silencer e começar a usar as glaves of wisdom pra atacar o cara com autocast ligado você está jogando normalmente. Agora se utilizar a hotkey (hotkey = atalho, pra não precisar clicar), que no caso é W, e assim que o Silencer soltar o ataque você movê-lo em seguida pra ficar mais próximo do inimigo e poder dar outro ataque antes que ele saia do seu alcance (range) você vai estar micrando sua unidade. Uma micro bem básica, mas útil. Existem 8000000 de "lances" e "truques" que melhoram sua micro e são essenciais, mas isso é história pra outro dia.

AOE: Area Of Effect. Caracteriza magias que dão dano em área, e não apenas no alvo. Exemplos: Stun da Lina, Ultimate do Obsidian, Ultimate da Cristal Maiden, etc etc.

Outras úteis, UBER básicas, mas vai saber não é?.

FOG: Área do mapa onde, devido a diferença no relevo, a unidade não tem visão imediata sem chegar bem perto. Muito util para fugas/emboscadas. Em caso de fugas basta procurar áreas de fog e correr para as mesmas, dificultando para o adversário soltar uma spell qualquer em você. Onde tem fog? Assiste uns replays q vc vai ver

Animation Canceling: Controlar a unidade para ganhar seu controle antes do termino da animação de uma spell/ataque, depois do ataque já realizado. Ex: A cristal Maiden, ao dar um Frost Nova, ainda fica 1/2s fazendo a animação com o cajado, mesmo após a magia já ter sido utilizada (Utilizar uma magia é muito chamado de "Castar", já que a palavra em inglês seria Cast). Então, ao invés de esperar ela ficar 2s apenas fazendo uma animação inutil, basta clicar para que ela se mova, e retomar o controle antecipadamente. Esse tipo de "ganho de tempo" é chamado de animation canceling.

by Marshall, Enishi e wag

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Re: Dicas IN GAME (Leia antes de jogar!)

Mensagempor Riroxi » Sex Out 26, 2007 12:55 pm

Legal shilien, ficou muito 10

mas ali em cima ta escrito que ursa é ranged...

A ursa não foi pro melee depois do ultimo update???

flws!!
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Re: Dicas IN GAME (Leia antes de jogar!)

Mensagempor shillien » Dom Out 28, 2007 10:46 pm

Riroxi escreveu:Legal shilien, ficou muito 10

mas ali em cima está escrito que ursa é ranged...

A ursa não foi pro melee depois do ultimo update???

flws!!


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Re: Dicas IN GAME (Leia antes de jogar!)

Mensagempor ReiserFS » Sex Ago 22, 2008 2:26 pm

heuaheua propaganda ninja na assinatura. BANIDO gringo safado.
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