Entrevista com IceFrog sobre DotA2

Destinado aos jogadores de DOTA2 do KM.
Avatar do usuário
magno
Chimpanzé Manco de Muleta
Chimpanzé Manco de Muleta
Mensagens: 1492
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:48 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Planta ou KMagno
Localização: Natal - RN
Contato:

Entrevista com IceFrog sobre DotA2

Mensagem por magno »

Com o HoN tendo problemas recentemente, passei algum tempo procurando informações sobre o DotA 2
Acredita-se que até julho será apresentada a parte gráfica e que ainda esse ano comece, pelo menos, a fase Beta

Abaixo vou postar a tradução da entrevista que está disponível no site oficial do DotA 2 - http://www.dota2.com/
mais especificamente no link: http://www.dota2.com/2010/11/dota-2-qa/
A tradução foi feita pelo DotA 2 Brasil - http://www.dota2.com.br/
Na entrevista muita coisa é apresentada e explicada.
Vou fazer um pequeno comentário abaixo de cada.


Há suporte para reconectar em partidas de DotA 2? (especialmente útil quando sua conexão é instável)
Essa foi uma das primeiras coisas que nós implementamos no começo, mesmo antes do jogo ficar estável, para ajudar nos testes. Você também poderá ter um amigo do mesmo nível te substituindo se você tiver que sair. Jogadores que quiserem melhorar sua reputação, tanto no jogo quanto na comunidade, também poderão entrar em jogos em andamento que estejam com jogadores faltando.
Minha Opinião: Isso será muito bom, afinal, se alguem realmente precisar sair, poderá colocar alguem no lugar, ou se vc passou por um periodo instavel, que o fez quitar algumas vezes, você pode recuperar sua reputação entrando no lugar de kiters, pra ajudar no andamento da partida (nisso ae eles superam, em muito, o HON)

Posso jogar com meus amigos americanos se eu for europeu? (também aplica para nós brasileiros)
Sim, muitas pessoas têm amigos em outras regiões e queremos que eles se interajam facilmente. Uma das coisas que torna o DotA muito especial é o quão grande a comunidade é, então vamos dar o nosso melhor para que essas pessoas possam se comunicar e interagir com facilidade.
Minha Opinião: nada em especial a declarar. Continuaremos podendo jogar com gringos, igual já acontece em HoN e LoL, ou mesmo DotA (na EuroBattle)

Como vocês irão combater o delay e o lag entre os players?
Isso é algo que estamos dedicando muito tempo e recursos. Minimizar o delay dos servidores, assim como otimizar o código de rede é muito importante para as pessoas aproveitarem o DotA, tanto em nível casual quanto competitivo. Estamos expandindo e melhorando as estruturas do Steam ao redor do mundo para que todos possam jogar DotA com o menor lag/delay possível. Também haverão servidores especialmente posicionados para otimizadar os jogos que acontecem entre longa distância.
Minha Opinião: O que ficou adiantado com isso é que possivelmente eles irão usar o mesmo esquema do HoN, com servidores próprios. Mas será que um jogador também poderá ser o host, se desejar? Para diminuir o ping dos jogadores que estão em regiões sem server local, tipo no brasil. Caso o host desconectasse, aí sim, um servidor deles poderia assumir, apra a partida não se perder.

Qual o hardware mínimo para jogar?
Nós ainda não temos uma definição específica para isso, mas o objetivo é fazer com que pessoas com computadores velhos e computadores de LANs possam jogar, assim como queremos que os computadores mais novos possam aproveitar dos novos gráficos.
Minha Opinião: Possivelmente quem tem um dual core e uma simples placa de vídeo vai jogar o game do boa (nada muito diferente de HoN)

Eu escutei falar que haverá inteligência artifical (bots) para substituir jogadores que sairem da partida. Haverá uma opção para controlar este herói?
A inteligência artifical será opcional. Os jogadores do time afetado podem controlar o herói assim como escolher entre comportamentos que o herói controlado artificialmente deve seguir.
Minha Opinião: escolher a postura do bot em relação ao jogo é o melhor desse recurso, tipo, um cara caiu, agente escolhe o bot pra ser assumir uma postura de support, tank, etc... Ele também só deve ficar até alguem assumir seu lugar

Haverão mapas para treinamento como os mapas de AI para DotA ou um modo de aprendizado?
Sim haverá suporte para jogar só com bots se você quiser jogar sozinho, assim como você pode jogar com alguns amigos e o resto dos jogadores preencher com bots (lembrando que geralmente se joga DotA como 5×5). Existe uma variedade de configurações que você pode usar com relacão aos bots, indo desde o nível de dificuldade até comportamentos específicos contra os quais você queira jogar. Por exemplo, se você quiser praticar o controle de lane, você poderá configurar os bos para terem serem mais efetivos em fazer deny, last hit e harass. Nós também teremos alguns cenários de desafios, como o popular Pudge Wars. Mais detalhes no futuro.
Minha Opinião: Mais uma coisa que supera o HoN. Isso deverá atrair mais jogadores, afinal, finalmente, eles terão oportunidade de aprender a joga, sem que os outros reclamem e/ou xinguem a "noobisse" deles.

Poderei avançar e recuar o replay de DotA 2 ou terei que assistir ele completo?
Você poderá pular para qualquer parte do replay, além de pode adicionar marcações, assim como ver estatísticas e gráficos detalhados, mesmo enquanto o jogo estiver acontecendo. Você poderá também ter a visão da câmera de um jogador qualquer. Você poderá assistir com os amigos os replays, se você quiser rever um jogo ou aprender com seus erros. Para ajudar aqueles que fazem vídeos, os replays terão tipos de câmeras flexíveis e a velocidade é controlável. Também haverá diversas opções para editar e comentar os replays.
Minha Opinião: Isso é mais um improvement em relação aos replays do dota no war3, que vc só podia mexer na velocidade de avanço

Vocês não acham que deveriam fazer várias mudanças no gameplay?
Grandes mudanças não necessariamente fazem um jogo melhor. Existem incontáveis recursos que estamos construindo que tornarão a experiência de jogar DotA mais agradável. O gameplay desde sempre é melhorado passo à passo e continuará desse jeito. Nós consideramos esse projeto como longo-prazo, do mesmo jeito que DotA sempre foi. Queremos proporcionar algo de qualidade, e não mudar por mudar. Naturalmente ocorreram modificações e adicões, mas nosso foco está nos jogadores e não em outras razões arbritárias. A Valve e eu (IceFrog) acreditamos que o foco de desenvolvimento ser nos jogadores e é isso que permitirá que nós sempre façamos as melhores decisões.
Minha Opinião: em resumo, não teremos grandes mudanças do gameplay do dota do war3 para o dota2, o que deve deixar o game com jogabilidade quase idêntica ao primogênito. Sobre os atalhos de skills e itens, será que irão ser mudados, pra ficar no estilo de HoN, de fácil manuseio?

Posso ser espectador de um jogo que já começou?
Boa parte do jogo é construída em volta de poder ser espectador e poder narrar a partida. Você poderá entrar na maioria dos jogos, exceto naqueles que os jogadores tenham marcado como privado. Você poderá entrar no jogo do seu amigo, poderá também ver o que seu clã favorito está fazendo, ou simplesmente escolher um nível e um herói para assistir. Nós desenvolvemos um sistema que divide a carga para vários servidores, para que o jogo não seja afetado pelos espectadores. Nosso sistema permitirá um número ilimitado de espectadores, simplesmente alocando mais servidores para a tarefa. Teremos também um sistema de busca, para que você possa escolher se quer assistir jogos ao vivo ou jogo antigos que já foram narrados. Para evitar a trapaça, quem está assistindo a partida a vê com um pequeno atraso.
Minha Opinião: Esse negócio de assistir um game que já começou é muito bom, dá pra fazer isso enquanto se espera alguem terminar uma partida. e o esquema pra evitar trapaça usando TS ou ventrilo ficou adequado, porém, temos que ver o quanto será atrasado, pois vc ainda poderia dedurar uma ward (que dura 6min)

As skills de Casting Time, como o Torrent (herói: Kunkka), ou truques avançados, como cancelamento de animação, truques envolvendo fog e todos os outros que aprendemos?
Sim, esses mecanismos foram implementados. Eles são partes integrais do jogo e eu não me sentiria do mesmo jeito sem eles.
Minha Opinião: é um complemento ao que ele já disse, sem grandes mudanças no gameplay. Quem jogou dota, só vai se sentir melhor com dota 2.

Como nós poderemos gerenciar os arquivos de replay?
Eles serão salvos automaticamente online pelo sistema Steam Could usando seu login do Steam, então você não precisa se preocupar em perdê-los. Você poderá usar um navegador para selecionar partidas por rank, tag e adicionar no favoritos.
Minha Opinião: Olha, já dedurou que vai ter uma integração forte com o steam, hehehe

Você continuará trabalhando no DotA depois que o DotA 2 for lançado?
Nos meus planos, o DotA será atualizado enquanto a comunidade desejar isso. Porém, eu ainda acredito que o DotA 2 representará o longo termo da comunidade.
Minha Opinião: Enquanto existirem jogadores de DotA que usarem o fórum da comunidade, IceFrog continuará atualizando o mapa. Pode ser que alguns heróis que ele lance no DotA2, simplesmente não funcionem no DotA, por causa de algum improvement que não existe no war3, então como ele faria a atualização? Eu achoq ue a vida do DotA não se estenderá muito após o DotA2

Como o desenvolvimento será afetado pela comunidade e beta testers?
Tudo continuará como é, exceto que agora eu também trabalho com os desenvolvedores da Valve. Todos os testers estão me ajudando, até mesmo o Kunkka. Uma das coisas mais importantes para mim foi sempre receber a opinião da comunidade. Durante o ano haverão várias oportunidades para as pessoas darem sua sugestão no que estamos trabalhando, incluindo como o jogo funciona e o visual do jogo.
Minha Opinião: Vamos poder participar do desenvolvimento, mas especificamente COMO ele ainda não disse.

Os novos gráficos serão uma distração? Gráficos modernos são excelentes, mas quando há muita coisa acontecendo, você não consegue entender o que está acontecendo.
Todos no time de desenvolvimento sabem que o Gameplay é o aspecto mais importante do jogo, é nossa maior preocupação. É de suma importância para nós que os jogadores consigam sempre rapidamente entender o que está acontecendo na tela. Encontrar o equilíbrio perfeito entre os efeitos visuais corretos de cada habilidade é algo que ocorre lentamente e receberá a opinião de vocês. Uma visão clara e limpa é algo importante para os jogadores, espectadores e para os iniciantes.
Minha Opinião: Isso é o que muitos jogadores de DotA alegam para não jogar HoN, luzes d+. IceFrog ficou atento a isso, e o game não deve ser nada muito "colorido" ou com "efeitos em excesso". Isso pode ser bom e ruim, pois se exagerar, pode não ter uma aceitação grande da comunidade (como alegam para o HoN), mas se não tiver grandes ajustes gráficos, em relação ao dota do war3, acho que a galera também vai se decepcionar.

Poderei ajudar a testar o DotA 2?
Certamente havéra oportunidades para ajudar no desenvolvimento e no teste do DotA 2. Nós divulgaremos mais informações no futuro.
Minha Opinião: Eu acredito que ele disse que em algum momento, ainda sem data, existirá uma fase OPEN BETA.

Vocês irão fazer algo que facilite a vida do jogador iniciante para que eles se sintam bem-vindos?
Um grande problema no DotA atual é causado pela falta de serviços em todo o jogo que deveriam ajudar uma comunicação melhor entre os jogadores, além do mais é difícil que as partidas sejam feitas entre jogadores de níveis iguais. Inteligência artificial (bots), identificação, tutoriais, treinamento e um sistema de aprendizado serão implementados para ajudar o jogador iniciante. Além da ajuda da comunidade, tudo isso deverá facilitar para que um novo jogador possa rapidamente aprender o jogo.
Minha Opinião: É a chence dos novos jogadores e noobs aprenderem a jogar com um prefessor paciente e que efetivamente possa ensiná-los o game. hehe

__________________________________________


Tem muita gente anciosa pelo game, eu não nego que sou um desses. Mas pra deixar o HoN, o game tem que atender minhas expectativas mínimas, ou então, a mudança nem valerá a pena. De qualquer forma, ter os dois jogos vai ser muito bom, uma disputa trará melhoria aos HoN, que se ajustará as necessidades dos jogadores rapidamente, para não perder espeço para o Dota2, enquanto o Dota2 tentará de tudo para trazer seus jogadores que migraram para o HoN de volta para essa nova roupagem.
Que comece a disputa!!!
Imagem
Avatar do usuário
Palmito
Urangutango careca com franja na testa
Urangutango careca com franja na testa
Mensagens: 1546
Registrado em: Sex Out 13, 2006 1:31 am
Sexo: Masculino
Contato:

Re: Entrevista com IceFrog sobre DotA2

Mensagem por Palmito »

Boa entrevista, valeu Planta. :)

Só um detalhe: nos streamers ao vivo de jogos de dota já tem esse delay, que costuma ser de 5 a 10 minutos.
Imagem Imagem
Avatar do usuário
magno
Chimpanzé Manco de Muleta
Chimpanzé Manco de Muleta
Mensagens: 1492
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:48 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Planta ou KMagno
Localização: Natal - RN
Contato:

Re: Entrevista com IceFrog sobre DotA2

Mensagem por magno »

Palmito escreveu:Boa entrevista, valeu Planta. :)

Só um detalhe: nos streamers ao vivo de jogos de dota já tem esse delay, que costuma ser de 5 a 10 minutos.
acho que o delay ideal seria 6min (o tempo da ward)...
assim vc não poderia ajudar amigos em nada, e a partida não seria tão atrasada
quando eu li a primeira vez eu pensei em 2~3min de delay

vamos esperar a até, no máximo, prox mês pra ver os gráficos
e será que algum KM vai conseguir jogar o Beta esse ano?
vamos torcer :)
Imagem
Avatar do usuário
magno
Chimpanzé Manco de Muleta
Chimpanzé Manco de Muleta
Mensagens: 1492
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:48 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Planta ou KMagno
Localização: Natal - RN
Contato:

Re: Entrevista com IceFrog sobre DotA2

Mensagem por magno »

relendo isso aqui, percebi que está faltando apenas isto:

Eu escutei falar que haverá inteligência artifical (bots) para substituir jogadores que sairem da partida. Haverá uma opção para controlar este herói?
A inteligência artifical será opcional. Os jogadores do time afetado podem controlar o herói assim como escolher entre comportamentos que o herói controlado artificialmente deve seguir.
Imagem
Responder