Definição do Darkfall pelos caras da MMOBrasil
Enviado: Qui Abr 16, 2009 9:18 pm
Faz tempo que eu estou procurando uma definição do Darkfall, algum comentário que consiga explicar o que significa um MMO "sandbox" e o que seria a tão falada "liberdade" que esse jogo diz proporcionar.
Bom, encontrei 2 posts no Forum da MMOBrasil que definem bem isso. Segue:
Eu torço para que apareça algum outro jogo nesse estilo, com alguma competência da produtora. Não precisa ser assim uma Blizzard, mas algo próximo do que eles conseguiram fazer no WoW, nesse sistema de MMO por escolhas, seria de fato muito bem-vindo...
Bom, encontrei 2 posts no Forum da MMOBrasil que definem bem isso. Segue:
Este post mata a pau, muito bom mesmo:Crucial escreveu:hmmm, como explicar, bem vamos lá, pense em um RPG de mesa, neste RPG se vc quer fazer uma ação vc fala para o mestre e caso esta ação não possa ser executada ele te fala, na maioria das vezes qualquer coisa sensata que pudesse ser executada naquela situação ele não irá se opor que seja feita (nem que seja feito algum teste para determinar o sucesso da ação), agora imagine um ambiente eletrônico que consiga chegar o mais próximo disto, pronto, bem vindo a primeira definição de liberdade de um sandbox.
Outras coisas seriam vc não ter a obrigação de ficar amarrado a uma classe, vc upa a skill que quiser, vc não precisa necessariamente matar nada para subir uma skill, para subir uma espada vc usa uma espada, num amigo, num mob, etc, vc não precisa matar o amigo ou o mob, e por ai vai.
Resumindo, o jogo te dá um ambiente virtual onde vc poderá fazer o que bem entender, uma simulação o mais realistica possivel dentro do universo proposto, não te obriga a fazer nada, ele só dá as regras, o resto é a comunidade quem faz, não tem que fazer raid, não tem que fazer quest, não tem que fazer nada, vc faz o que quiser.
Eu realmente gostaria de jogar DF ou experimentar algum MMO que fosse baseado em escolhas, não em problemas. Entretanto também leio no fórum da MMOBrasil coisas do tipo:Nimbuz escreveu:Eu gosto de Darkfall porque ele acontece em uma lógica invertida de todos os MMO's que estão no mercado atualmente. Eu vou tentar explicar do que eu to falando, mas pra isso vou ter que explicar 2 conceitos de "desenvolvimento de jogos".
Os conceitos são PROBLEMA e ESCOLHA. Estes são os dois grandes fatores que movem o motor da diversão dos MMO's. Os jogadores se divertem resolvendo problemas e fazendo escolhas.
Um PROBLEMA é um objetivo que deve ser cumprido. Por exemplo, você possui uma Quest que diz que você tem que matar o Boss MegaFodão X para ganhar sua recompensa. Ok, você tem um problema. Para resolver seu problema, você monta um grupo de pessoas, vai até a caverna do Boss e mata o bichano. Parabéns! Você resolveu um problema.
Um PROBLEMA é um objetivo que só há como cumprir de uma forma. Nesse caso você só receberia sua recompensa se matasse o Boss. Isto era um problema. Portanto, sempre que não há OUTRA OPÇÃO trata-se de um problema.
Vou dar um outro exemplo, fora dos jogos online. Você acabou de ganhar o prêmio maior em um sorteio, e você poderá escolher UM entre dois carros diferentes! Suas opções são: Uma BMW X6, ou um Fusca 82 caindo aos pedaços. Então qual você escolhe? Isto pode até parecer uma ESCOLHA, mas na verdade no conceitos dos "jogos" isto é um problema, pois não há outra opção de mesmo valor. A não ser que você seja um retardado mental, você irá escolher a BMW, porque as duas opções não possuem valor equivalente.
O quê você quer comer no lanche? Picanha com fritas ou uma maçã podre? Não há escolha aqui. Acho que deu pra entender.
O outro lado da moeda são as ESCOLHAS. Neste cenário você tem diversas opções para completar um mesmo objetivo, sendo que todas as opções são de valor semelhante. Ou seja, você realmente fica "perdido" sem saber o quê é melhor, e aí você tem que TOMAR UMA DECISÃO e fazer sua ESCOLHA.
Então vamos aos exemplos, você acaba de criar sua conta no WoW e você tem um objetivo: chegar ao level 70. Ok, vou fazer 1,000,000 de quests, ganhar xp e conseguir meu objetivo.
Você cria sua conta no Darkfall e você tem um objetivo: eu quero ser um cara fodão nesse jogo. Mas como eu faço isso? Não tem XP nem quests pra me levar ao level máximo, aliás não tem nem nivel maximo, então como eu resolvo isso?
Você tem centenas de ESCOLHAS pra fazer, a começar pela questão pessoal principal: O que é ser fodão em darkfall? É ser o crafter mais conhecido do mundo e criar uma rede de distribuição de armas através do continente? É participar da maior aliança e ajudar a dominar a maior parte do continente? É evoluir uma ou mais skills de armas? É ser o melhor arqueiro? É ter a melhor mira com as magias? É ser o PK mais conhecido de Agon?
E então, depois que você definir o quê é ser fodão, você tem 1 milhão de escolhas, de MESMO VALOR, para atingir aquele objetivo: o quê evoluir primeiro? Arco? Magia? Espada/Escudo? Espada de Duas Mãos? Será que me arrisco iniciando minha reputação de PK desde o inicio? Será que treino um pouco antes? Será que invisto meu dinheiro em Magia? ou será que invisto em Crafting?
Vou viajar pra longe... será que vou equipado pra ter uma chance melhor se for atacado e não ter q voltar tudo caso morra? ou será que viajo mais leve, pra poder correr mais e correr menos risco de perder minhas coisas? Sempre existe mais de uma opção que pode ser escolhida e que possui valor equivalente.
No WoW você loga no jogo e tem uma lista de problemas (quests) para resolver. No Darkfall você loga no jogo e pergunta seus amigos ou seu clan: E ai o que vamos fazer hoje?
Mas quero deixar claro que não existe jeito certo e errado. Não significa que um MMO focado em Problemas é pior do que um MMO focado em Escolhas. Cada player se identifica melhor com um tipo de MMO.
WOW é um MMO tipicamente baseado em Problemas. Darkfall é baseado em Escolhas. Atualmente a diversão atual dos MMO's se baseiam 95% em PROBLEMAS para os jogadores resolverem e 5% de ESCOLHAS para eles fazerem. Darkfall é o contrário, eu diria que DF é 15% PROBLEMAS e 85% ESCOLHAS.
Desculpe o post longo, mas não consegui explicar minha ESCOLHA por Darkfall sem falar tanto hehe.
Abraços
Thalion escreveu:TODA a UI é humilhante, eu simplismente não me conformo, é sério, não consigo pagar por algo que eu mesmo faria melhor quando estava APRENDENDO a programar. E nem adianta falar que é falta de 'verba' é falta de vergonha mesmo, 1 SEMANA resolveria isso. Só falta descobrir que o servidor de aplicação deles é feito em SOAP e com dll ae é o fim da picada.
É por isso que não jogo.allan escreveu:É Crucial, concordo com você, o grande ponto positivo do Darkfall, não é o skill based, a liberdade, o full loot e sim a falta de concorrente, porque com um trabalho amador desse tendo esse server sem vergonha rodando em "Sphere" ou "POL" depois de 8 anos de desenvolvimento, um concorrente qualquer com um pouco mais de profissionalismo e Darkfall teria ficado no papel.
Eu torço para que apareça algum outro jogo nesse estilo, com alguma competência da produtora. Não precisa ser assim uma Blizzard, mas algo próximo do que eles conseguiram fazer no WoW, nesse sistema de MMO por escolhas, seria de fato muito bem-vindo...