Em entrevista ao site TG Daily, Tim Sweeney, criador do motor gráfico "Unreal", e executivo-chefe e fundador da Epic Games, disse que o PC como plataforma de jogos está em declínio, e aponta o principal culpado: chips gráficos integrados.
Perguntado sobre sua opinião acerca do futuro do PC como plataforma de jogos, Sweeney disse: "O PC está em uma posição estranha agora com relação a jogos. Agora, 60% dos PCs no mercado não têm processadores gráficos utilizáveis para jogos. Todos os chips integrados da Intel ainda são incapazes de rodar algum jogo moderno. Então, você realmente tem que comprar um PC sabendo que você vai jogar para evitar ficar preso a gráficos integrados. Isso é infeliz, e isso é uma das razões principais por trás do declínio do PC como plataforma de jogo. Isso realmente deixou as vendas de PCs de última geração em perigo. No passado, se você comprasse um jogo, ele ao menos funcionaria. Pode não ter sido a melhor das experiências, mas ele sempre funcionaria".
Não é a primeira vez que a produtora tem dúvidas sobre a atual situação do mercado de PC para jogos. Cliff Bleszinski, criador de "Gears of War", disse que o mercado de PC está em "desordem", que tem como principais filões os jogos do tipo "The Sims", casuais, ou títulos online sem limite de jogadores, como "World of Warcraft", ou games simples para navegador.
Algumas companhias perceberam o declínio do PC e, por isso, gigantes como a Microsoft, Intel e a própria Epic Games formaram um consórcio para "salvar" a plataforma. Chamada de PC Gaming Alliance, o grupo serve como um fórum para desenvolvedores e colaboram em processos como marketing, produção e análise do mercado de games para PC.
Fonte: http://jogos.uol.com.br/pc/ultnot/2008/ ... 14860.jhtm
..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..
Preços elevados atrapalham PC, dizem leitores
Há algum tempo desenvolvedores de jogos para PC vêm demonstrando descontentamento quanto ao modelo de mercado para a plataforma. Tim Sweeney, criador do motor gráfico "Unreal" e executivo-chefe e fundador da Epic Games, cujas raízes se encontram nos primórdios do desenvolvimento dos games para PC, aponta o culpado: chips gráficos integrados.
Segundo ele, o usuário que quiser utilizar o PC como uma plataforma para jogos modernos terá que comprar uma máquina com a intenção de jogar, visto que os chips integrados não são capazes de rodar jogos mais sofisticados.
Outro grande nome da indústria, Cliff Bleszinski, criador de "Gears of War", disse que o mercado de PC está em "desordem", tendo como principais filões os jogos do tipo "The Sims", casuais, títulos online sem limite de jogadores, como "World of Warcraft", ou games simples para navegadores de internet.
Afinal, o que está levando os PCs a passarem por esta fase turbulenta? Segundo 70% dos 200 participantes da enquete realizada no Fórum UOL Jogos, o principal motivo é o preço elevado e a confusão causada pelos componentes necessários para montar uma máquina capaz de rodar os jogos mais sofisticados.
"É difícil manter um computador por três anos sem ter que trocar ou adicionar novos componentes", disse o usuário gohaN, opinião que é compartilhada pela maioria dos participantes. "Alguém aqui já viu a complexidade para jogar em PC? Demanda instalação, preocupação com requisitos mínimos, incompatibilidades com hardware e software, codecs, Direct-X, sistema operacional etc.", complementou xtrife.
Para o usuário rodiabloalmeida, as próprias produtoras de jogos também não estão facilitando a vida do jogador. "Elas estão cada vez menos dispostas a otimizarem os códigos de programação de seus jogos para que seja possível rodá-los em configurações mais modestas", afirma.
A sofisticação dos consoles da geração atual também está sendo motivo de migração dos jogadores de PC, segundo os usuários. "Atualmente, os consoles têm as melhores características do PC, como gráficos avançados, rede online e disco rígido, mas não as piores, como ter que se preocupar se determinado jogo vai rodar ou não", disse o usuário Pecefalus.
Apesar dos problemas, os entusiastas da plataforma afirmam que as vantagens de se jogar no PC acabam inibindo as dificuldades. "Acho que a geração atual de consoles ainda esta muito recente, por isso a atenção do mercado está voltada para eles", disse o usuário Dan. "Porém, embora os consoles sejam potentes, não deve demorar muito para que os PCs os ultrapassem, já que os computadores sempre recebem upgrades de hardware", afirmou, em relação à qualidade gráfica dos jogos.
Fonte: http://jogos.uol.com.br/pc/ultnot/2008/ ... u7995.jhtm
..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..::..
Infelizmente tenho que concordar com isso tudo aí...
