Estudo relaciona descrença religiosa a QI alto

Qualquer assunto
Olwe
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara
Main Char: Olwë

Re: Estudo relaciona descrença religiosa a QI alto

Mensagem por Olwe »

faca escreveu:Olwe, concordo em relação a interpretação pessoal, isso valeu inclusive para quem leu esse texto postado :D . De qualquer forma, não achei o texto ofensivo, só acho que tem que haver um certo cuidado para não generalizar, nem para o bem e nem para o mal.

Sobre o cara que inventou a bomba atômica, é um cara muito inteligente sim. Fazer uma bomba dessas com certeza precisou queimar muitos neurônios :lol: :lol:
Faca, de forma alguma acho burro quem acredita em Deus, costumo ler uma revista de Filosofia onde temas como, o sentido da vida, de onde viemos e pra onde iremos, entre muitos outros temas atuais do nosso dia-a-dia, são constantes e sempre tem o ponto de vista de pessoas diferentes com pensamentos diferentes.

Alias, recomendo a revista, chama Filosofia - Ciência & Vida é da Editora Escala.

Imagem

Inclusive tem uma matéria que talvez gostasse que é sobre um filósofo cristão chamado Gilbert Keith Chesterton, matéria escrita por Gabriele Greggersen (pedagoga, doutora e mestre em filosofia da educação pela USP). A matéria mostra como Chesterton abordava os grandes mistérios da existência. Uma boa leitura pra que se interessar.

Eu tenho minhas opiniões e não digo que não vão mudar nunca, porque a busca por conhecimento deve ser constante, tem um ditado que diz que "você prova ser um tolo quando acha que sabe tudo". Eu gosto da discussão, gosto de provocar, adoro ouvir a opinião dos outros, mas procuro não ofender ninguém, infelizmente, as vezes uma palavra mal colocada é interpretada de forma ofensiva e ai não tem argumento que concerte. Existe má fé as vezes, mas garanto que não foi minha intenção =P.

Abraço.
Imagem
Armory: Narya <Warsong: Narya>
................(___)..........
.................|Oo|...........
.......... /```` OO).........
........./ |____-- ..........
.......*...L......L.............
faca
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara
Main Char: Garpho

Mensagem por faca »

Perfeito, Olwe, também acho saudável discutir o assunto que for. Vou pesquisar sobre essa revista sim e não me prendo em leitura por ser cristão ou não.

Sobre ditado, tem um de Shakespeare: "O bobo se acha sábio, mas o sábio se acha bobo."

Mas só uma coisa, também não adianta só ser sábio (saber) e não ter o entendimento.
[]s
Faca

<Warsong: Garpho> - Druida Balance
Imagem

<Warsong: Phaca> - Shaman Restoration (Alt)

Imagem
O_Cabelo
Urangutango careca com franja na testa
Urangutango careca com franja na testa
Main Char: Cabelera
Contato:

Mensagem por O_Cabelo »

Olwe_666 escreveu:Faca, de forma alguma acho burro quem acredita em Deus, ...
Fala Olwe!

Então, só cuidado um pouco com esse tipo de comentário. A palavra "Burro" significa alguém com pouca inteligência e tivemos grandes mentes na história humana que acreditavam em Deus e outras que eram inclusive muito religiosas.

Eu sinceramente não penso muito nisso e não tento discutir muito também porque no fim das contas não tem como saber quem tem razão porque não existe nada ou ninguém aqui que tenha visto a criação do universo, então essas discussões sempre acabam se tornando vagas e sem fundamento.

Eu pessoalmente acredito sim em alguém maior do que a simples ciência e razão, acredito no bem e no mal, mas é algo que eu uso para explicar o inexplicável e também algo que me ajuda a seguir em frente mesmo em tempos difíceis. Não tenho como provar nada, tenho apenas as minhas experiências de vida até hoje e situações que vivi e que acredito terem tido relação com algo maior.

No final, é tudo uma questão de acreditar ou não. Provas e fatos nunca existiram e nunca existirão.
Olwe
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara
Main Char: Olwë

Mensagem por Olwe »

Bem, eu me importo com esse tipo de discusão porque ela envolve muito mais do que simplesmente crer ou não na existência de Deus. A religião muitas vezes guia a vida das pessoas e influência decisões politicas, até mesmo médicas (como no caso das pesquisas das células-tronco). Constrói ou destrói o caráter moral e ético das pessoas.

Sendo uma coisa que envolve e modifica o meio ambiente em que eu, você e todos os outros vivem, é um assunto que me interessa muito, não consigo simplesmente me abster desse tipo de assunto, assim como não consigo deixar de ver propaganda eleitoral para saber o que dizem, não consigo deixar de ler um jornal.

Tenho minhas opiniões sobre as religiões e procuro sempre me basear em fatos históricos, e ao contrário do que você afirma, acredito haver muitos fatos pra colocar em xeque qualquer religião (poderiamos discutir, por exemplo, sobre os outros deuses antes do surgimento do Deus cristão e como que eles desapareceram).

Pra muitas pessoas falar de religião é um tabu, porque na cabeça de muita gente é uma coisa já definida, então porque discutir? Já viu os sermões dos pastores na TV? Alguns discursos são cheios de ódio e preconceito e cada a dia mais essa igreja tem mais e mais seguidores.

Mas enfim, cada um tem sua forma de tratar isso, eu gosto de jogar o assunto e esperar as pauladas lol, como disse, religião e qualquer coisa que afeta a mente e o comportamento dos homens e que afetam o nosso meio ambiente, me interessam muito. É um tipo de coisa que realmente acho fascinante e difícil de ignorar.

E eu não chamei ninguém de burro e afirmei que existem diversas mentes brilhantes que acreditam em Deus.
Imagem
Armory: Narya <Warsong: Narya>
................(___)..........
.................|Oo|...........
.......... /```` OO).........
........./ |____-- ..........
.......*...L......L.............
Atena
Gorila Cinzento do Cu Espinhento
Gorila Cinzento do Cu Espinhento
Main Char: Atena

Mensagem por Atena »

Olha, eu acho que não tem nada haver, primeiro que uma pessoa com QI alto deveria pensar na possibilidade de existir alguma força superior no caso (Deus), caso a pessoa pense e afirme na possibilidade de que não existe ou que não possa existir uma força superior tanto para o bem como para o mal, pra mim essa pessoa tem falta de QI e não QI alto. Essa é minha opinião.
Imagem
faca
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara
Main Char: Garpho

Mensagem por faca »

Olwe, não adianta só pensar em fatos históricos e as tantas coisas que não temos nem pistas de como foram feitas, como as pirâmides do Egito?? Imagina em pensar em como foi criado o Universo e esse nosso mundo...
[]s
Faca

<Warsong: Garpho> - Druida Balance
Imagem

<Warsong: Phaca> - Shaman Restoration (Alt)

Imagem
Responder