Trabalho doméstico 'pode prevenir câncer em mulheres'
Segundo os cientistas, a tarefa não precisa ser árdua para ter efeitos positivos
Novas pesquisas indicam que o simples fato de realizar os afazeres domésticos normais pode diminuir o risco de uma mulher desenvolver câncer.
Um desses estudos, divulgados na reunião anual da Associação Americana para Pesquisas sobre o Câncer, realizada em Orlando, indica que a atividade física de lavar pratos, passar roupa e caminhar dentro de casa pode diminuir em 30% o risco de câncer de útero.
Na pesquisa, estudiosos do Instituto de Câncer de Xangai, da China, e da Universidade Vanderbilt, dos Estados Unidos, analisaram 832 mulheres com esse tipo de càncer e um outro grupo sem o mal.
“Nós ficamos particularmente satisfeitos em ver o efeito benéfico na redução do câncer do endométrio de formas de atividade mais acessíveis e menos intensas, como caminhar para apanhar transporte (público) ou fazer atividades domésticas, assim como fazer atividade física de propósito”, disse o doutor Charles Matthews, um dos responsáveis pelo Estudo.
Met-hora
Clare Stevensin, uma pesquisadora de câncer na Universidade de Bristol, na Inglaterra, disse que as descobertas dessa pesquisa são “encorajadoras”.
“As atividades domésticas, realizadas em um certo nível, são árduas a ponto de causar um efeito psicológico. (Para se ter os efeitos benéficos) Não precisa fazer muitas tarefas, muito intensas. Mas, quando mais se fizer, melhor.”
Em outra pesquisa, realizada pela Universidade de Harvard, indica que o risco de morte de mulheres com câncer de mama cai 54% ou mais no caso da paciente fazer exercícios.
Os cientistas disseram que a quantidade ideal de exercício que as pessoas devem realizar nesse caso varia entre 9 e 14,9 met-horas por semana.
Met-hora é uma medida que equivale ao gasto de energia de uma pessoa por hora quando em repouso. Uma hora de caminhada, por exemplo, equivale a três met-horas.