24/01/2006 - 11h24
Londres, 24 jan (EFE).- Quase a metade dos trabalhadores britânicos não é capaz de fazer devidamente seu trabalho por causa do analfabetismo funcional, segundo um relatório divulgado hoje.
Dezesseis milhões de adultos têm níveis de leitura e escrita inferiores aos de uma criança recém-saída da escola primária.
O documento, elaborado por um comitê de parlamentares encarregado das contas públicas, assinala que o projeto do Ministério da Educação britânico batizado de "Skills for Life" (Habilidades para toda a vida), apesar de ter um orçamento de 8,8 bilhões de euros até 2010, serviu de muito pouco.
Com este programa, o Governo pretende melhorar o nível de alfabetização e as noções elementares de matemática de mais de 2,25 milhões de adultos do Reino Unido, que tem níveis baixos de alfabetização de adultos em comparação com outros países.
O Executivo apontou que a melhora foi mínima porque o programa começou de níveis muito baixos e que ainda é muito cedo para avaliar os progressos.
O relatório questiona, no entanto, a qualidade do ensino e os custos do projeto e assinala que os que têm mais necessidade desses cursos são os que recebem o pior serviço.
"ORNED", hehehe...
