Até que ponto o patrimônio de uma pessoa pode ficar vulnerável pela internet?
Sabemos que na mídia digital a nossa reputação está cada vez mais vulnerável, mas não tinhamos idéia até que ponto o patrimônio de um cidadão estivesse em risco em decorrência de uma mensagem eletrônica.
Um morador de Jacksonville, no estado americano do Oregon, perdeu praticamente tudo o que possuía por conta de um trote publicado na internet.
Dois anúncios colocados no site Craigslist informaram que ele havia se mudado para outra cidade e tudo o que tinha ficado em sua casa estava disponível para quem pudesse retirar. Na verdade, o construtor Robert Salisbury estava apenas viajando.
Salisbury só ficou sabendo do trote quando uma mulher o procurou para saber se podia pegar também o cavalo que estava em sua propriedade rural. "Voltei para casa e, no caminho, encontrei caminhonetes carregadas com minhas coisas", afirma.
"Eu disse que era o dono de tudo aquilo, mas as pessoas se negaram a devolver. Mostraram o anúncio do Craigslist impresso e disseram que tinham o direito de pegar o que estava naquela casa", conta a vítima do trote.
Ao chegar em casa, encontrou cerca de 30 pessoas revirando armários e retirando móveis de sua sala. Armados com cópias dos anúncios, os invasores tentaram expulsar o proprietário do local. "As pessoas acreditavam que, como estava na internet, os anúncios eram de verdade. Não consigo entender isso", reclama.
Salisbury ligou para a polícia e passou informações como as placas dos carros que viu estacionados em sua residência. De acordo com o sargento Colin Fagan, chefe de polícia do condado de Jackson, quem devolver o que levou da residência não será indiciado por crime algum.
"O verdadeiro criminoso é quem publicou os anúncios", afirma o chefe de polícia. Segundo ele, parte dos objetos já foi devolvida.
Fonte: G1
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnolo...7-6174,00.html
Video:
http://www.youtube.com/watch?v=VMVOYohIB0w