Número de assassinatos em Pernambuco será atualizado a cada 24 horas.
Contagem é feita com dados obtidos em hospitais, delegacias e IMLs do estado
Representantes da Organização Não-Governamental (ONG) PEbodycount e do Instituto Maurício de Nassau instalaram, nesta quarta-feira (30), um contador de homicídios na esquina das ruas Joaquim Nabuco e Guilherme Pinto, no Recife.
No primeiro dia de funcionamento, o equipamento, concebido pela designer Andréa Aguiar, marcou 11 assassinatos, 364 mortes em abril deste ano e 1,5 mil homicídios nos primeiros quatro meses de 2008.
O número de assassinatos será atualizado a cada 24 horas e a contagem é feita com base em dados levantados em hospitais, delegacias e institutos de Medicina Legal do estado.
Pesquisa
O Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ), estudo que focaliza a situação social e econômica dos jovens do Brasil, divulgado em dezembro do ano passado, mostrou que a principal causa de mortalidade entre jovens brasileiros na faixa etária de 15 a 24 anos são as chamadas causas externas e, mais especificamente, as causas violentas (acidentes de trânsito, homicídio ou suicídio).
O relatório aponta Pernambuco entre os piores colocados no ranking, acompanhados por Piauí, Maranhão e Alagoas. As regiões Sul e Sudeste apresentam os melhores resultados.

Relógio contador de homicícios é instalado no Recife (Foto: Renato Spencer/JC Imagem)