Pequenas bobagens que traçam nosso destino

Qualquer assunto
Avatar do usuário
S0N0
Macaco da índia dos ovos amarelos
Macaco da índia dos ovos amarelos
Mensagens: 1062
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 3:24 pm
Sexo: Masculino
Localização: Sorocaba

Pequenas bobagens que traçam nosso destino

Mensagem por S0N0 »

Opa ^^ bom li isso no jornal hoje aqui no trabalho, e nossa Arnaldo Jabor é uma das poucas pessoas que hoje em dia no Brasil tem coragem de dizer o que realmente pensa, esta matéria é muito boa, espero que gostem também.


Pequenas bobagens que traçam nosso destino


Há muitos anos, percebi que haviam modificado a caixa grande dos Chicletes Adams. Essas caixinhas tinham uma janela de celofane, através da qual se viam os chicletinhos. Um dia, notei que a janela tinha sido trocada por falsa abertura: desenho na caixa com os chicletinhos. Algum executivo zeloso tinha cortado despesas, eliminando a doce escotilha por onde se viam as balinhas frescas como a brisa. Bobagem, não? Mas, senti que a “pos-modernidade” estava começando. É isso: nas irrelevâncias do cotidiano se escondem indícios de nosso destino.

O Brasil vive uma ridícula revolução de costumes, sarapatel de velhas idéias e novas anomalias que mataram os velhos conceitos que nos explicavam. Há um pós-poder, uma pós-corrupção, uma pós-direita, um pós-crime, uma pós-miséria, uma pós-língua se cristalizando. Sou colunista de jornal há 17 anos. Falo na TV há 13. No rádio, há mais de cinco. E vejo que as palavras que sempre usei já não bastam. As idéias não correspondem mais aos fatos. Só nos restam os indícios.

Querem entender o ódio que os jovens dedicam ao país? Vejam as paredes do Rio e São Paulo. Não existe nesga de muro que não exiba pichação. Vingam-se das cidades que os excluem. Não há slogans, ou protestos. Apenas hieróglifos para sujar a melhor pedra, o mármore; qualquer beleza tem de ser destruída. As pichações são o manifesto do não-sentido. Que nome daremos a este imenso bucho informe que a miséria cria nas periferias? A razão da barbárie cria uma língua feita de grunhidos, em torno da morte e da droga. As palavras, a pronúncia, a gíria letal dos bandidos acena com um futuro de guerras sem trégua.

Outra pergunta: que estará anunciando para nosso futuro esta repetição de escândalos políticos jamais resolvidos?

O Lula, eufórico com seu Ibope, estimula esta impunidade, pela perversão esperta que agora pratica de apoiar indiciados, de se abraçar com os mais tenebrosos corruptos. Isto também é uma linguagem no ar. A negativa de crimes mais evidentes, o “não sei”, o “não fui eu” vai criando uma espécie de “jurisprudência da impunidade”.

Mesmo nas micro-bobagens, como no chiclete sem janela, vejo dicas de mutação. Fico alucinado com a febre de uma pseudo-linguagem executiva, algaravia técnica e informática que enche nossos ouvidos: celulares em voz alta na rua, aeroportos, cinemas. Outro dia, no avião, vi um sujeito demitir no celular um empregado aos berros: “Rua! Vou te cozinhar com a maça na boca!”

E as campainhas? De repente, um funk, um “Pour Elise”, uma cornetinha trauteando. Por que não fazem celular que aperte o saco do usuário? Ele daria um grito e gemeria baixinho: “Alô”! Odeio “gadgets” como black berries que nos acorrentam nas informações, que nos faz viver em alerta, espantalhos elétricos conectados a tudo: rádio, videogame, previsão do tempo, torpedinhos, um suspense de que algo vai chegar e nos salvará, ou matará.

Que recado nos traz a evidente hiper-sexualização das moças no Brasil. Todas se vestem de “cachorras”, barriguinha de fora, ingênuas com rebolados intensos. Riam de mim, mas não agüento mais bundas.

Fico doido quando uma telefonista me pergunta: “Quem deseja?” Tenho ganas de gritar: “O ser humano deseja!” Mas, ela continua: “Senhooorrr, o Dr. Fulano não se encontra...”.

Quando peço um guaraná, lembrando das belas frutinhas amazônicas, ouço: “Com gêlo e laranja?” Por quê? O meu guaraná indígena não basta mais? Quem inventou essa besteira? Tenho ainda a esperança de encontrar um velho garçom que me pisque o olho e pergunte” “Da Brahma ou da Antártica”?

Repugnam-me células fotoelétricas em bicas de banheiros chiques. Você mete a mão ensaboada debaixo de bica dourada e a água não sai. Tenta de novo, nada. Até que o faxineiro te ensina a posição certa, esperando a gorjeta. A água jorra e pára, antes de lavar o sabão.

Estamos mudando nesses indícios. Estamos afogados pelo ferro-velho mental do país, pelas oligarquias felizes e impunes, por um Judiciário caquético, pelas caras deformadas de políticos, pelas barrigas, gravatas escrotas, pela gomalina dos cabelos, pelas notas frias, pela boçalidade dos discursos, estamos soterrados de detritos de vergonhas, togas de desembargadores, bicheiros soltos, balas perdidas, crianças assassinadas, celebridades imbecis, depressões burguesas, doenças tropicais, dengue, barriga d’água, barbeiros e chagas, enchente que não drenou, irresponsabilidades fiscais, assassinos protegidos no Congresso, furtos em prefeituras, municípios apodrecidos.

Cientistas políticos não bastam. Precisamos de detetives da mediocridade brasileira.

Arnaldo Jabor

Fonte: http://www.bomdiasorocaba.com.br/index. ... mat=130011
"Não tenho medo de perguntas difíceis: tenho pavor é das respostas fáceis."†Alexander Malcot†
Avatar do usuário
shillien
Macaco do Sovaco Furado
Macaco do Sovaco Furado
Mensagens: 2939
Registrado em: Qua Dez 22, 2004 6:40 pm
Sexo: Masculino
Main Char: SpecialK

Re: Pequenas bobagens que traçam nosso destino

Mensagem por shillien »

Sou fã do Arnaldo Jabor.
Muito bom o texto.
Imagem
Avatar do usuário
Hericsson
Chimpanzé Manco de Muleta
Chimpanzé Manco de Muleta
Mensagens: 1194
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 12:54 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Hericsson
Localização: Curitiba/PR

Re: Pequenas bobagens que traçam nosso destino

Mensagem por Hericsson »

Muito bom o texto.
De maneira bem resumida: O País ta na merda! =P
Avatar do usuário
Olwe
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara
Mensagens: 769
Registrado em: Qua Mai 09, 2007 11:34 am
Sexo: Masculino
Main Char: Olwë

Re: Pequenas bobagens que traçam nosso destino

Mensagem por Olwe »

Muito bom texto! Ele é preciso quando fala do ódio dos jovens contra o país (é aquela coisa, todo mundo gosta de reclamar mas poucos fazem algo para melhorar) e da hiper-sexualização das moças.

Quanto ao comentário político, ele foi essencialmente correto, mas mirou claramente em um alvo só (Lula), e na política acho que a coisa é muito mais embaixo, basta observar a absurda aliança política entre PT e PSDB, para ter certeza que é tudo farinha do mesmo saco. Antes você tinha até certo ponto uma diferenciação (apesar deu achar que são todos iguais e me convenser a cada dia que estou realmente certo), quem vota PSDB não vota PT e vice-versa, agora não tem pra onde correr! WTF? E aquelas batalhas e acusações, aquelas baixarias que todos conhecem? Tudo esquecido?

É foda, eu não vejo nenhuma perspectiva de melhora, porque quem comanda tá errado, a povo não faz nada, não cobra nada, continua votando nos mesmos de sempre (tem gente que defende com unhas e dentes gente como o Maluf... se bem que não existem muitas opções), gosta de bunda na TV (quanto mais melhor, dizem), gosta de meter o pau no país e está sempre tentando levar vantagem (a velha malandragem). E digo mais, quem tenta andar na linha normalmente tem dificuldades.

Acho que falta muita instrução e senso crítico as pessoas... Acho que em alguns casos, falta até o básico sobre o convivio com outros seres humanos.

E o pior, isso não é só no nosso glorioso país...

Abraço.

Edit: Pra quem não conhece Arnaldo Jabor: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnaldo_Jabor
Imagem
Armory: Narya <Warsong: Narya>
................(___)..........
.................|Oo|...........
.......... /```` OO).........
........./ |____-- ..........
.......*...L......L.............
Avatar do usuário
S0N0
Macaco da índia dos ovos amarelos
Macaco da índia dos ovos amarelos
Mensagens: 1062
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 3:24 pm
Sexo: Masculino
Localização: Sorocaba

Re: Pequenas bobagens que traçam nosso destino

Mensagem por S0N0 »

O mais interessante é que pra votar em quem vai sair do big brother o povo se mobiliza todo, xinga os que estão agindo 'errado' e por ai vai, mais na hora de resolver algo em prol da nação tão lá com a bunda assistindo faustão, domingo legal e afins em vez de lutar pra melhorar a educação, votar em politicos menos piores (bons tou pagando pra ver), é incrivel que para besteiras meio mundo se movimenta e pra algo que vai melhorar, meia duzia de gato pingado só que se mexe, triste isso.
"Não tenho medo de perguntas difíceis: tenho pavor é das respostas fáceis."†Alexander Malcot†
Responder