O campeão muda como nunca para continuar vendendo como sempre

Esqueça tudo que você sabe sobre o Gol. O carro que você vê agora, e que a partir de julho vai começar a inundar as ruas brasileiras, guarda muito pouca coisa do campeão de vendas. Só restaram o nome e as lâmpadas, garante a VW. É a mudança mais radical do modelo em seus 28 anos de existência.
Para começar, ele nasce sobre uma nova plataforma. É a mesma PQ24 que serve Polo e Fox, mas com requintes extras. A suspensão dianteira e a coluna de direção vieram do novo Seat Ibiza, que estréia a porque 25, a ser usada na futura geração do Polo. O Gol, enfim, está moderno. Abandonou os motores longitudinais e os velhos blocos AP-1.6 e 1.8. No lugar veio o EA-111 1.6 VHT (do Polo e Fox), de 101/104 cv. O 1.0 também é novo, o VHT de 72/76 cv. Acabou aquele volante torto e a posição de dirigir afundada atrás do painel. O espaço interno está maior, especialmente no banco traseiro, e o porta-malas foi mantido.
Ainda por dentro, mais diferenças. O painel continua sendo feito com plástico rígido, mas — veja a foto — ficou bem melhor que o do Fox. O quadro de instrumentos é vistoso, com velocímetro e conta-giros (menos na versão básica) do mesmo tamanho, iluminação azulada e (quem diria!) até computador de bordo opcional. O volante é semelhante ao do Fox, e pode ter os comandos do rádio embutidos. Também como opcional, o Gol passa a oferecer airbags frontais e ABS.

Por fim, o Gol ficou bonito. A dianteira segue o padrão dos novos VW mundiais, como o Tiguan, enquanto a traseira lembra muito a da primeira geração do modelo. E isso foi proposital, segundo a VW. Por mais que a mudança tenha sido radical, a marca quer que o consumidor reconheça o modelo (e compre-o) como um legítimo Gol. Os preços, de acordo com a marca, serão mantidos nas versões 1.0 e subirão um pouco nas 1.6.
Quer saber como ele anda? Então não perca a reportagem completa sobre o novo Gol na edição de julho da Autoesporte, nas bancas a partir do dia 26. São 18 páginas sobre o lançamento do ano, com testes das versões 1.0 e 1.6, a história do carro e um comparativo com o Palio, o maior rival.

-----------------------------------------------------A história de um segredo
O campeão muda como nunca para continuar vendendo como sempre

O maior lançamento da Volkswagen nos últimos tempos foi cercado por muito sigilo durante o seu desenvolvimento. Ciente da importância estratégica dele, a empresa tratou de esconder o carro como nunca havia feito. E AE encarou como uma cruzada revelar todos os detalhes possíveis sobre o Projeto NF. Da edição de dezembro até a de junho, publicamos cinco evoluções das projeções de frente e de traseira. Mas para chegar a elas o paciente desenhista Antonio Figueirêdo teve de fazer cerca de 50 desenhos, sempre submetidos às pessoas que tinham visto o carro e nos ajudavam com o “retrato-falado”.
A primeira projeção apareceu na edição de dezembro de 2006, comprada junto à revista alemã Autobild. A imagem, hoje sabemos, tratava de um projeto exclusivo do mercado europeu. Mas a nossa matéria na época já antecipava que o carro usaria a plataforma Polo/Fox, teria apenas versões quatro portas e adotaria pela primeira vez motores transversais. E que eles seriam 1.0 e 1.6 (não 1.4 como muitos apostaram), com uma revisão para ganho de torque e potência. E ainda que o Gol antigo continuaria em linha numa versão básica e depenada. E que do novo derivariam um sedã e uma picape - não haveria sucessora para a Parati.
Um ano depois (dezembro de 2007) publicamos na capa a primeira projeção feita por nós, bem próxima do que viria a ser o novo Gol. Só erramos a data de lançamento em três meses (apostamos em abril, mas ele só chega agora). Mas adiantamos, entre outros acertos, que ele teria três versões de acabamento, duas opções de faróis (simples ou de dupla parábola) e rodas fixadas por quatro parafusos. Em fevereiro conseguimos enfim a primeira foto do Gol, num furo mudial. Apesar dos disfarces, a unidade fotografada por Oswaldo Luiz Palermo permitiu refinar as nossas projeções.
Enquanto outros órgãos de mídia imitaram nossas imagens e usaram nossas informações - houve até quem comprasse e publicasse fotos claramente falsificadas -, AE foi fazendo apenas pequenos ajustes em detalhes de acabamento no Gol, ao longo das edições seguintes.

Primeiro flagra do novo VW Gol
Outras projeções só foram mostradas por nossos concorrentes um mês antes do lançamento, mesmo assim com erros grosseiros nas lanternas e no painel.
Agora, vendo nossa projeção ao lado do verdadeiro Gol, podemos afirmar com orgulho que ninguém ofereceu informações tão precisas e com tanta antecedência do que AE. Confira na galeria a evolução das nossas projeções entre dezembro e junho, incluindo os primeiros esboços. (Glauco Lucena)

Primeiro esboço


Projeção de Dezembro de 2007

Projeção de Janeiro de 2008

Projeção de fevereiro de 2008

Projeção de março de 2008
Fonte: Globo.com
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