Programa da Microsoft detecta Windows pirata e adverte usuário

Qualquer assunto
SamWave
Urangutango careca com franja na testa
Urangutango careca com franja na testa
Main Char: Samwave
Contato:

Programa da Microsoft detecta Windows pirata e adverte usuário

Mensagem por SamWave »

É pessoal, a alegria de muitos vai acabar..espero que o pessoal acho quma "cura" pra isso...rs

02/06/2006 - 06h19
FAUSTO SALVADORI FILHO
da Folha Online

"Esta cópia do Windows não é original. Você pode ter sido vítima de falsificação de software." A mensagem em português, que passou a pipocar nas telas dos computadores, surpreendeu os usuários do sistema operacional Windows XP.

A mensagem, que aparece sem aviso na inicialização do computador, leva a uma janela que adverte: "Clique em Obter Original agora para receber mais informações e solucionar esse problema". Ao clicar na janela, o usuário do Windows pirata é levado a uma página da Microsoft, empresa fabricante do Windows, e convidado a comprar uma versão legalizada do programa. Mesmo depois de reinicializado o computador, o aviso continua a aparecer.

Parece um vírus, mas é a mais nova ofensiva contra a pirataria feita pela Microsoft, que avalia em bilhões de dólares as perdas que sofre anualmente com o uso de centenas de milhões de cópias piratas dos programas da empresa.

Os avisos fazem parte do sistema "Windows Genuine Advantage", lançado pela Microsoft em julho do ano passado. Inicialmente, o WGA barrou o acesso dos usuários de cópias ilegais do Windows a uma série de serviços, como baixar programas e plug-ins gratuitos da empresa ou receber atualizações do Windows --com exceção das chamadas "atualizações críticas", sem as quais o sistema pode se tornar bastante vulnerável a vírus.

Numa segunda etapa, o WGA começou a instalar, juntamente com as atualizações críticas do Windows, os avisos obrigatórios aos usuários. As notificações começaram a ser instaladas nos computadores norte-americanos no final de abril e agora chegam ao Brasil.

Privacidade

A novidade pegou de surpresa mesmo profissionais experientes de informática. "No começo, pensei que fosse um vírus", conta o gestor de sistema de informações Fernando Ortega, 27. Segundo ele, a ação do WGA tem realmente "o mesmo princípio de um vírus", embora o sistema não possa ser classificado desta forma, por não ter uma programação maliciosa --a qual é obrigatoriamente oculta e provoca prejuízos ao usuário, como o roubo de dados pessoais

Na época do lançamento do sistema, a Microsoft informou que o WGA só pode ser desinstalado com a formatação do disco rígido, processo que apaga todas as informações armazenadas no computador.

Ortega confirma a informação. "Os hackers devem tentar quebrar o sistema nos próximos dias, mas para o usuário comum só restam duas opções para se livrar dele: comprar uma versão original do Windows ou mudar para um outro sistema operacional, como o Linux", afirma.

Com 14 anos de experiência no setor, Ortega especula que o próximo passo da Microsoft, com o WGA, pode ser o de bloquear o funcionamento das versões pirateadas do Windows. "As cópias piratas de Windows XP estão com os dias contados", diz.

Nas lojas, o Windows legalizado dificilmente custa menos de R$ 800. Nos camelôs, uma cópia pirata pode ser comprada por menos de R$ 10.

O WGA é criticado por grupos que acusavam a Microsoft de invadir a privacidade dos usuários. A empresa nega as acusações, afirmando que o processo de validação coleta apenas informações sobre o sistema para determinar se o software é original. "Ele não coleta ou envia quaisquer informações que possam ser usadas para identificar você ou contatá-lo", diz um comunicado.
"O Lula é meu pastor........por isso estou pastando...."
ImagemImagem
Lobo_Fenris
Macaco Admin
Macaco Admin
Contato:

Mensagem por Lobo_Fenris »

Eu pessoalmente acho isso espetacular :P, porque força o surgimento de novos OS para competir com o Window$ e empresas vao investir muito mais em distribuições do LINUX. Vejo isso com boms olhos, pode ser o primeiro passo para a M$ perder seu trono, ou ao menos dividi-lo com outras empresas.
“Fiz uma dieta rigorosa, cortei álcool, gorduras e açúcar. Em duas semanas perdi 14 dias.” {bbcai}
Tim Maia
Imagem
D4rK_S0uL
Chimpanzé Manco de Muleta
Chimpanzé Manco de Muleta
Contato:

Mensagem por D4rK_S0uL »

Fool Del :shock: :shock: :shock:

Vo mudar pra Linux e emular o Windows :lol: :lol:
"Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito?"
Chuang Tzu

Imagem
Valiant
Macaco Moderador
Macaco Moderador

Mensagem por Valiant »

O problema do Linux, no meu caso, é que os softwares governamentais que usamos não tem versão para Linux, só Windows (com exceção do IRPF, da Receita Federal).

Infelizmente ainda tenho que continuar usando até ter todos estes softwares em versão Linux... :x
...
-=KM=-zero
Macaco Primo do Tarzan
Macaco Primo do Tarzan
Contato:

Mensagem por -=KM=-zero »

mensagem?? WTF?! uaehauehauhe se fuderam!! por outro lado eu achei uma key origi perdida na net e funciona tudo aqui ^^
War, war never changes...
Responder