Proposta para Melhor Organização das Raids

Forum destinado para os jogadores de WoW
O_Cabelo
Urangutango careca com franja na testa
Main Char: Cabelera
Contato:

Proposta para Melhor Organização das Raids

Mensagem por O_Cabelo »

Fala pessoal!

Bom, antes de mais nada eu estou criando este tópico apenas como proposta. Não é reclamação, não é flame, é apenas uma sugestão.

Acho que agora no WoW a KM está chegando a um nível muito bom de contingente de players, o que traz muitos benefícios, mas também traz alguns novos problemas que não estávamos acostumados a ter. O que eu vou sugerir aqui são idéias de como gerenciar melhor esse contingente de players, organizar melhor as raids para aproveitar mais o tempo delas e também para limpar um pouco o número de pessoas falando no Teamspeak, o que acaba gerando confusão.

Melhor uso do PHP Raid
Vou começar então do geral e depois vou entrando em detalhes. Agora que o PHP Raid está sendo usado por quase todos e está servindo como referência para os invites e formação das raids eu acredito que poderia ser feito melhor uso dessa ferramenta. Acho que agora seria interessante colocar o freeze do PHP com uma hora de antecedência e setar algum officer para verificar e já ir setando as classes e grupos dos que deram apply para a raid. A vantagem disso é que economizaria tempo na hora de iniciar a raid, já que os grupos estariam pré-formados e os papéis da maioria pré-definidos (por exemplo os tanks, os sheeps, banish, etc.). O problema que pode acabar gerando é com o pessoal que dá apply e não aparece, ou então atrasa. Nesse caso seria complicado o trabalho e talvez fosse necessário voltar àquela regra de dar alguma punição simbólica (-1 DKP por exemplo) para quem deu apply e não apareceu.
Acredito que setando alguém para fazer isso 15 minutos antes dos invites já irá apressar bastante o início da raid no horário designado.

Setup de Funções de classes
Agora sobre as classes em si. Vou usar como exemplo os healers, pois é o grupo que faço parte e acompanho sempre a organização dos heals. Eu acabei ficando como o "setador de heal" não oficial das raids, mas é algo que gosto de fazer e todos os demais healers estão sempre dando idéias, opiniões e sugestões nos setups de heal, portanto posso dizer que somos um grupo unido e organizado por assim dizer. Não sei como estão sendo os demais canais de classes, mas procuramos setar tudo pelo canal de healers, justamente para não tumultuar o raid chat e muito menos bagunçar o Teamspeak.
O que eu queria propor é que todas as funções de classes específicas, como heal, tank, missdirection de hunter, sheep, etc., fossem setados em canais próprios para isso, evitando bagunçar o raid chat e liberando mais espaço para os officers discutirem e setarem outras coisas no TS, além de economizar tempo. Economiza tempo porque sempre reparo que perdemos minutos preciosos de raid com o pessoal setando sheep no TS, depois seta missdirection, depois seta tank, etc. Se fossem criados (e usados) canais específicos para essas funções, elas poderiam ser realizadas em paralelo e salvaria tempo de raid.

Para quem ainda não sabe, é muito simples meu método de setar healers. A função do WoW /macro é ótima também para esse tipo de coisa, não serve apenas para criar macros de combos ou /wave e /dance, hehehe. Eu, por exemplo, tenho uma macro para cada boss de 25 man que já tentamos. Deixo o setup lá gravado e só preciso atualizar com os healers e tanks que serão utilizados no dia. A vantagem de usar macros é que já sei como foi setado na última vez e não preciso repensar tudo de novo o setup de heal para determinado boss, já está tudo pronto! Recomendo para qualquer um que organize grupos de pessoas para realizar determinadas funções a criar uma macro, vai facilitar muito sua vida.
E como que cria essa macro? Na realidade é muito simples, você só precisa saber o número do canal que você está utilizando e lembrar de colocar esse número sempre na frente das frases. Exemplo:
/5 HEALS!
/5 Xerife e Kiddaz: Sancto e Shadowness
/5 Alcatra: Hillary, Curandeiro, Cabelera
/5 Boidanado: Bullhorn
/5 Totalflex: Bullhorn
/5 Evildrak: Cabelera

Essa é a macro que uso para setar o heal no Maulgar. Como podem ver eu coloquei o /5 na frente de cada frase pois é o número que está setado o kmhealers na minha UI. A única coisa que preciso fazer antes do Maulgar é ver quais são os tanks e healers, e mudar os nomes de cada função. Feito isso é só puxar a macro para algum lugar da minha barra e clicar uma vez. Assim todas as informações saem juntas no canal dos healers e fica tudo acertado.
A vantagem disso, e do uso de canal específico para distribuir funções, é que economiza tempo e também evita falação e enrolação demais no Teamspeak. Podem reparar que raramente algum healer se manifesta no TS sobre heal, pois tudo é setado diretamente no canal, dúvidas, idéias, opiniões, reclamações, é tudo feito por lá.

Liderança de Classes
Bom, agora vou comentar um pouco sobre algo que ainda está faltando nas raids em determinadas classes, que é liderança. Não digo aqui liderança como sendo officer, ou mandão ou chefão, mas sim alguém que se propõe a organizar um determinado grupo de pessoas. Não precisa ser alguém designado por um officer, acho que o método mais simples é cada grupo de pessoas conversar e ver entre eles quem estaria disposto a assumir essa responsabilidade. Acho que falta um pouco disso para coordenar melhor as outras classes e fazer melhor uso delas dentro das raids. Além do canal de healers eu sei que existe o canal dos Warlocks, e pelo que eu escutei eles também são muito organizados e distribuem bem suas funções. Acho que todas as classes poderiam ter algo assim, principalmente os Hunters, para setar missdirection e os tanks para setar quem pega qual mob. Eu sinceramente acho desnecessário setar isso pelo Teamspeak toda hora, já que o heal o Raid Leader somente faz uma pergunta "Já setou o heal?", aí é so responder sim ou não. Sério, se fosse setar o heal em cada boss que fazemos iria atrasar mais ainda as trys nos boss. Se o heal pode ser setado em um canal específico, acredito que os demais também podem. Imaginem o tempo que vamos salvar e a confusão de pessoas falando que vamos evitar! Mas, voltando ao assunto, para isso precisa ter alguém que assuma essa responsabilidade e que saiba gerenciar o grupo, não adianta ser alguém que só saiba mandar e não saiba ouvir, por isso usei a palavra liderança, hehehe. Conversem com seu grupo de classe e vejam se conseguem concordar em algo, não custa nada.

Melhor uso do Teamspeak
Bom, para finalizar eu gostaria de dizer que essas idéias que coloquei aqui são justamente para evitar stress e confusão no Teamspeak. Como alguns já sabem eu trabalho com música e áudio e acreditem em mim quando eu digo que usar o headfone com várias pessoas falando, discutindo, berrando, cantando no TS não é nada saudável. Nosso ouvido cansa, mesmo que vocês não percebam, ele cansa. Quanto mais barulheira estiver rolando no TS, mais saturado vai ficando seu ouvido e seu cérebro, e isso gera stress, cansaço e confusão. Tenho certeza absoluta que se tivéssemos menos pessoas falando menos coisas inúteis no TS nós aproveitaríamos melhor a diversão de estar raidando e não nos desgastaríamos tanto assim.
Acho que cada um de nós poderia parar um pouco e pensar sobre isso. Não vejo necessidade de xingar o mob quando você morre, pedir heal quando está sem HP, berrar quando está apanhando, dar ordem quando não é raid leader, e o pior de todos ( na minha opinião) é o pessoal que fica berrando no TS para todos calarem a boca e limpar o TS, hahahaha, isso apenas adiciona mais ainda na confusão.
Sei que todos aqui gostam de interagir, zoar, se divertir, mas infelizmente o TS não é muito recomendado para isso. O som é filtrado, vem sempre da mesma fonte, não tem profundidade, e ainda por cima a maioria usa headfone, ou seja, muita gente falando gera apenas poluição sonora, o que só atrapalha. Talvez eu esteja exagerando, mas acho que se mantivesse o uso do TS apenas para setar o que realmente fosse necessário, todos nós nos sentiríamos melhores ao final de uma raid.
A idéia que eu dou é deixar apenas os officers falarem no TS. Se você tem alguma dúvida, manda um wisper ou então pergunte no seu canal de classe. Acho que quem não está liderando classe e não é raid leader só deveria falar se alguém fizesse alguma pergunta direta a ela. Então gostaria que todos refletissem um pouco sobre isso e tentassem na próxima raid falar o menos possível, ou então nem falar, hehehe.

Bom, espero que o pessoal leia esse texto enorme.

Grande abraço a todos!
ReiserFS
Macaco Admin
Macaco Admin
Main Char: Hellreiser
Contato:

Re: Proposta para Melhor Organização das Raids

Mensagem por ReiserFS »

Concordo 100%, agora sobre os lideres de classe, a galera tem que se manifestar e se organizar, pois não adianta nada setar um lider que não esteja afim de se responsabilizar por algo.

No kmlocks não tem Lider de classe sempre 1 Pessoa toma frente e organiza, geralmente eu, willow, linda ou thanton.
Imagem
Lindadmorrer
Macaquinha
Macaquinha
Main Char: Lindadmorrer

Mensagem por Lindadmorrer »

Acho que no caso dos locks está bom do jeito que está. Quando o Reiser tá com saco, ele toma a frente, quando a Willow tá disponível, é ela, quando o Muxa está mais animado, é ele, quando eu estou com paciência, sou eu, assim como poderia ser qualquer um. Todos damos dicas uns para os outros, trocamos pots, flasks, comida, oil. Acho que não precisamos de líder, não. Mas isso é particular do nosso grupo, imagino que não seja assim com todas as classes.

Ale
ReiserFS
Macaco Admin
Macaco Admin
Contato:

Mensagem por ReiserFS »

Lindadmorrer escreveu:Acho que no caso dos locks está bom do jeito que está. Quando o Reiser tá com saco, ele toma a frente, quando a Willow tá disponível, é ela, quando o Muxa está mais animado, é ele, quando eu estou com paciência, sou eu, assim como poderia ser qualquer um. Todos damos dicas uns para os outros, trocamos pots, flasks, comida, oil. Acho que não precisamos de líder, não. Mas isso é particular do nosso grupo, imagino que não seja assim com todas as classes.

Ale
quando o muxa tentar tomar alguma decisão façam um motim que ele é noob ate hoje não sabe qual add do maulgar ele deve deixar o enslave.
Imagem
Musashi
Macaco Moderador
Macaco Moderador

Mensagem por Musashi »

ReiserFS escreveu:
Lindadmorrer escreveu:Acho que no caso dos locks está bom do jeito que está. Quando o Reiser tá com saco, ele toma a frente, quando a Willow tá disponível, é ela, quando o Muxa está mais animado, é ele, quando eu estou com paciência, sou eu, assim como poderia ser qualquer um. Todos damos dicas uns para os outros, trocamos pots, flasks, comida, oil. Acho que não precisamos de líder, não. Mas isso é particular do nosso grupo, imagino que não seja assim com todas as classes.

Ale
quando o muxa tentar tomar alguma decisão façam um motim que ele é noob ate hoje não sabe qual add do maulgar ele deve deixar o enslave.

sacanagem...
zuar comigo eh sacanagem, vocês esquecem que sempre fiz a luta como healer, e como healer tu não olha quem deve atacar primeiro.

:)
mas comigo eh assim, mato primeiro depois pergunto :D
Warlock 70 - DemonSoul.
Musashi
Macaco Moderador
Macaco Moderador

Mensagem por Musashi »

Agora com relaçao ao TeamSpeak, eu não aprovo a ideia de ser moderado, (voce não disse isso) mas eu acho que poderiamos deixar moderado por umas 3 semanas, depois tirar o moderado só pra "acustumar" a galera a não falar na hora da raid.
Warlock 70 - DemonSoul.
-=KM=-Pimpao
Macaco Admin
Macaco Admin
Contato:

Mensagem por -=KM=-Pimpao »

Algumas classes já se organizam e outras ainda não, já cansei de dizer, como vc mesmo disse, tem so que perguntar se esta setado, se der merda a culpa é da classe que não se organizou todos irao cobrar deles e ponto. A mas eu não gosto de tomar whipe a toa, o mais importante é o pessoal entender o que tem que fazer em cada luta, não tem que sempre alguem ficar ensinando e setando tudo pelos outros.

Lider de classe é interessante, mas hoje talvez temos alguns mais experientes que estao tomando a frente e organizando os membros de sua classe.

E o TS eu prefiro que não seja moderado, mas temos officers que ainda ficam fazendo piadinha em hora seria de setar as coisas e preparar a luta, mesmo moderando não teriamos tanto lucro.

Odeio ter que dar esporro no TS pra galera ficar em silencio e prestar atenção, ai fica todo mundo falando "pow o Pimpão ficou nervoso", eu acho que tem alguns momentos que podemos dar uma descontraida e zuar um pouco, mas tudo tem hora, juntou todo mundo pra comecar a luta fica quietinho e concentra.
Imagem
Drao
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Main Char: Drão
Contato:

Mensagem por Drao »

Li tudo, concordo com as sugestões mas com uma unica diferença na punição por falta : -1 DKP acho pouco, minha sugestão é de -10 ou -20, só assim as pessoas teriam responsabilidade com o compromisso que é assumido quando clica no apply do PHPRaid.

Entendi a idéia do Muxa, mas discordo : Acredito que, se esse equilibrio quer ser alcançado, ele deve ser conquistado com disciplina, não imposto pela força.

Entendi o que o Pimpão quis dizer com "tudo tem hora", mas eu não acho que hora nenhuma da raid é hora pra zoação, infelizmente nisso eu sei que não vou ter maioria visto que ainda tem gente indo na raid sem nem ler estratégia de luta e assistir video e mesmo assim tá sendo carregado pelos que se dedicam.
cacador
Main Char: Neythiri

Mensagem por cacador »

A questão dos hunters eh um pouco complicado, eu não jogo todos os dias e o Noryth falow q não quer essa responsabilidade, vou conversar com o Ralfus e tentar ver se ele quer tocar isso, senão eu assumo.
Olwe
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara
Main Char: Olwë

Mensagem por Olwe »

Bem, o Cabelo tem mandado bem na organização do heal, ele sabe lidar com o pessoal e tem um conhecimento legal das classes de healer.

As classes que não tem um cara que tenha um perfil de liderança ou mesmo não queira liderar nada, poderia se juntar com outra... Por exemplo, warrior e hunter, shadow priest e lock, shaman (se não for healer) e rogue, algo assim.

Acho que o TS deveria ser moderado sim. Só o lider da raid e o líder de cada classe ou grupo de classes deveriam falar na hora da raid. Eu nem tenho ligado meu microfone na hora da raid pra evitar a tentação de reclamar de algo, normalmente se tenho algo a dizer falo pro Cabelo e ele leva pros líderes da raid se achar que vale a pena.

Outra coisa, tem que tomar cuidado com esse lance de punição, todo mundo aqui tem uma vida além do WoW e as vezes acontecem imprevistos que impedem a pessoa de aparecer. Eu mesmo vira e mexe recebo trabalhos em cima da hora e fico preso no trampo, eu tento avisar o Infecto as vezes, mas pode acontecer um dia dele não aparecer também... Enfim. Eu não ligo de perder DKP, mas tem gente que pode achar injusto em alguma situação.

Em uma dessa o cara justifica e nego fala "Desculpe, mas perdeu DKP filhão" ai o cara fica chateado e vai embora... E leva mais 3 amigos, ai perdemos 4 jogadores. O cara que falta já não ganha DKP, ele tá ficando pra trás de qualquer jeito.

Não somos guilda hardcore (é o que todo mundo fala quando reclamamos de algo) não adianta colocar punição pesada. O que podemos fazer já estamos fazendo, pedindo flask, cobrando presença. O cara que não aparece não vai aparecer só porque perde DKP, pode ter certeza. E outra, quando ele estiver e estivermos precisando dele (como todo mundo sabe que acontece sempre), ele não vai, porque não vai ganhar nada. Prefiro que ele fique a vontade e ajude quando precisarmos. Não tem muito o que fazer quanto a isso. A nossa realidade é essa.

De resto acato o que for decidido, eu quero é jogar.
Imagem
Armory: Narya <Warsong: Narya>
................(___)..........
.................|Oo|...........
.......... /```` OO).........
........./ |____-- ..........
.......*...L......L.............
ReiserFS
Macaco Admin
Macaco Admin
Contato:

Mensagem por ReiserFS »

Nem esquenta com o lance de punição que agente nem colocou isso em pratica ainda, so se o cara aloprar mesmo, e dificil aplicar uma punição tanto pelo o motivo que voce citou como para os officers administrar isso, quanto mais regra mais trabalho.
Imagem
faca
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara
Main Char: Garpho

Mensagem por faca »

Concordo com o Cabelo, com exceção da perda do dkp, pelo motivo bem explanado pelo Olwe.

Sobre a liderança de classe, o Cabelo é o que tem mais exercido o papel de líder dos healers, mas vejo que no grupo de healers existe muito respeito entre os integrantes tanto que mesmo o Cabelo não estando, normalmente se pergunta ao mais experiente sobre a configuração do esquema de healers na luta. Não vejo o líder com o papel fixo, mas sim aquele que está mais a vontade de exercer a responsabilidade no momento e ultimamente tem sido o Cabelo com exemplar dedicação e conhecimento.
[]s
Faca

<Warsong: Garpho> - Druida Balance
Imagem

<Warsong: Phaca> - Shaman Restoration (Alt)

Imagem
Palmito
Contato:

Mensagem por Palmito »

Eu acho que hoje a coisa está boa, o pessoal só precisa se organizar mais mesmo. Aos poucos a gente vai aprendendo e filtrando o que é ruim sem ser necessário criarmos regra para isso. Tipo, gosto da idéia do Olwe de colocar os Warriors e Hunters no mesmo canal, porque um não funciona sem o outro quando é necessário dar MD em alguém (como exemplo). De que adianta os warriors setarem quem tanka o que, os hunters têm que saber quem vai tankar o que e se é necessário o MD, e isso, para ser organizado, só os 2 estando no mesmo canal.
Imagem Imagem
Bedor
Xita Piranhuda
Xita Piranhuda

Mensagem por Bedor »

Falo tudo cabelinho.

Também acho que seria interessante alguem que comande os hunters, mais essa questao de missdirection acredito que seja melhor que o "lider dos tanks" setacem isso , sei lá.
Mas aproveitando o tópico do cabelo, acho que seria interessante organizarem melhor o dps, tipo algum hunter se disponibilizar a ser survival, outro a pegar imp.hunters mark, outro a manter o scorpid sting no boss, tudo isso vai afetar o dps mais vai beneficiar a raid inteira.Até mesmo as outras classes, algum lock(não affliction) colocar curse of retles*** que reduz o armor do target por 800 e aumenta seu atck power por 180, eu sei que com isso o tank vai tomar mais dano,em torno de +22 de damage(acredito que não vá fazer tanta diferença), mais vai buffar o dps um tanto bom , somente uma idéia, posso ta falando merda mais n sei.Por ae vai, acho que falta esse entrosamento na guild.
cacador
Main Char: Neythiri

Mensagem por cacador »

Noryth, eu tb concordo q os hunters devam fazer isso, mas como ninguém se interessou a liderar e o Shima ta meio sumido, os hunters ficaram cada 1 por si, eu tb concordo q teria q ter 1 hunter de cada spec, mas desde q tudo seja organizado não só da parte dos hunters como da raid inteira, uma vez eu vi o pessoal setando o dps e deixou todos os hunters juntos, MM, BM, Surv, desisti, mudei pra BM q pelo menos meu dano eh maior, vc eh a pessoa mais indicada pra virar survival, pois seu agility ta otimo, o meu não chega nem perto, mas pra isso o pessoal vai ter q levar em consideração na hora de setar o dps, senão eh melhor vc ficar como BM mesmo q pelo menos vc eh o top dps.

Abraços.
Responder