-=KM=-zero escreveu:mUKA escreveu:vocês realmente acreditam que WoW tem 10 mi de jogadores?
sim... próxima pergunta idiota!
cara as 3 minas de ouro dos pcs, WoW, the sims e Sim City... quem criou esses tá nadando na grana

Não há dúvida que o mercado de MMORPGs é milionário (somando todos MMOGs diria que é bilionário) e que estão nadando na grana mas a pergunta que eu fiz não é idiota, até o momento só consigo notar uma coisa idiota, sua resposta! Eu não tentei refutar a idéia de que esse mercado seja lucrativo, só questionei a veracidade da propaganda da Blizzard de que eles têm 10 mi de jogadores.
Reconheço ser possível que realmente tenham 10 mi de jogadores mas é muito improvável. Possivelmente têm 10 mi de contas criadas - contando com as trial - desde sua existência até o momento.
Evidências disso são:
- Tendência ao exagero - Empresas costumam exagerar ou distorcer informações em benefício próprio. No caso de MMOGs faz muito sentido exagerar o número do jogadores e de preferência divulgar isso periodicamente, é muito bom para os negócios, ninguém quer jogar sozinho;
- Limitado acesso das pessoas à internet e dentre todos que acessam internet, reduzido número de pessoas que jogam MMOGs ou WoW - Faça uma rápida análise da quantidade de pessoas que vc conhece e quantas delas têm acesso à internet, quantas jogam video games, quantas jogam algum MMOG e quantas jogam WoW;
- Número de servidores e sua população máxima devido a limitações tecnológicas - Um servidor dedicado a jogo tem limitação do número de conexões, isso fica evidente em qualquer MMOG de sucesso, quem já jogou algum deles sabe dos problemas com lag quando ultrapassa os limites de banda ou processamento que a tecnologia permite. Diversos jogos tentam resolver o problema criando instâncias do mundo virtual para limitar o número de jogadores num determinado servidor numa determinada área do mundo virtual. Isso tudo permite interpretar os números abaixo evidenciando o possível exagero da Blizzard:
A Blizzard tem 214 servidores nos EUA, 9 na Oceania e 108 na Europa totalizando 331 servidores. Cada servidor permite em torno de 3000 jogadores (com exceção de mainframes que permitem muito mais mas, não é o caso da Blizzard). Chutando muito alto, exagerando mesmo pra não restar dúvidas, se existissem 500 servidores e em cada um coubessem o absurdo de 10 mil pessoas, absolutamente impossível pra tecnologia que eles usam, seriam 5 milhoes de jogadores, bem distante dos 10 mi que eles alegam! Sem contar que nesses 331 servidores, a grande maioria tem população baixa ou média.
- Número baixo de instâncias de Arena e Battlegrounds - Instâncias de dungeons, arena e BGs não rodam no mesmo servidor que se está jogando, os jogadores conectam num outro servidor que gerencia cada um desses casos, isso acontece porque no servidor onde os jogadores escolheram jogar não tem pessoas suficientes querendo participar então é preciso fazer um apanhado em todos os servidores pra conseguir lotar uma 'sala' de, por exemplo, Warsong. 2 mi de jogadores com milhares de jogadores em cada servidor isso não seria necessário. Mesmo assim é preciso esperar um bom tempo pra ter pessoas suficientes pra lotar uma sala;
- Demora no atendimento de 'tickets' - Quem jogou UO sabe que pra atender um ticket demora coisa de alguns segundos ou poucos minutos em server oficial e até em server pirata, e eles ganham muito pouco perto da Blizzard!? Se a Blizzard ganhasse 10 mi x US$15 = US$ 150 milhões por mês acho que eles gastariam uns míseros milhares de dólares pra colocar pessoas suficientes pra atender um ticket! Super educados os caras mas demora pra kct e não resolvem porra nenhuma, sempre com uma desculpa!
- População ridiculamente pequena nas cidades e outros lugares - Imagine 10 milhões de personagens! Chutando bem baixo agora pra ver o absurdo, 5 milhões de jogadores estão offline (fuso horário, feriado, trabalho, escola, etc) dos outros 5 mi online, metade está no BG, Arena, dungeons, etc (hahaha) os 2,5 mi restantes estão pelo mundo, desses 2,5 mi metade são aliança, dos 1,2 mi restantes da horda estão divididos em 300 servidores o que resulta em 4000 pessoas que visitam muito frequenetemente as 4 principais cidades no seu servidor, chutando baixo de novo, vc já encontrou com 1000 pessoas simultaneamente numa cidade qualquer? Que sejam 500, é bem raro ver muuuita gente numa cidade, e quando tem bastante gente numa cidade significa pouca gente nos outros lugares mas nunca vi o suficiente pra justificar esse número absurdo de 10 mi de jogadores!