LHC - O maior acelerador de Partículas do Mundo

Qualquer assunto
Riroxi
Macaco Admin
Macaco Admin
Main Char: Riroxi
Contato:

LHC - O maior acelerador de Partículas do Mundo

Mensagem por Riroxi »

Segue matéria:

O LHC começa a manipular e acelerar prótons hoje, mas os resultados científicos relevantes que o mundo espera não virão do dia para a noite. É certo que grandes descobertas terão de esperar, pelo menos, até 2009.

"Você ligar um acelerador desse porte não é como ligar um aparelho na tomada", explica Sérgio Novaes, físico da Unesp (Universidade Estadual Paulista) envolvido com o projeto internacional coordenado pelo Cern (Organização Européia para a Pesquisa Nuclear), na Suíça.

Imagem
Foto: Cern
Trabalhador solda peças no interior do túnel do LHC (Foto: Cern)

"Tudo é um processo, que começou 20 anos atrás, no momento em que o LHC começou a ser projetado", diz o cientista. "Para que se tenha uma idéia, só para resfriar o túnel [por onde passam as partículas] levou dois meses."

O resfriamento é necessário porque o LHC (Grande Colisor de Hádrons, na sigla inglesa) manipula os prótons por meio de imensos magnetos supercondutores, que exigem temperaturas baixíssimas para operar corretamente.

Grosso modo, o LHC é uma espécie de "rodoanel" para prótons. Um túnel circular de 27 km, localizado sob a fronteira entre a Suíça e a França, ele servirá para acelerar feixes de partículas até 99,99% da velocidade da luz.

Produzindo um feixe de prótons em cada direção, a idéia é colidi-los quando estiverem em máxima velocidade. O impacto é capaz de simular condições próximas às que existiram logo após o Big Bang, gerando um sem-número de partículas elementares.

"Tudo é um processo, que começou 20 anos atrás, no momento em que o LHC começou a ser projetado", diz o cientista. "Para que se tenha uma idéia, só para resfriar o túnel [por onde passam as partículas] levou dois meses."

O resfriamento é necessário porque o LHC (Grande Colisor de Hádrons, na sigla inglesa) manipula os prótons por meio de imensos magnetos supercondutores, que exigem temperaturas baixíssimas para operar corretamente.

Grosso modo, o LHC é uma espécie de "rodoanel" para prótons. Um túnel circular de 27 km, localizado sob a fronteira entre a Suíça e a França, ele servirá para acelerar feixes de partículas até 99,99% da velocidade da luz.

Produzindo um feixe de prótons em cada direção, a idéia é colidi-los quando estiverem em máxima velocidade. O impacto é capaz de simular condições próximas às que existiram logo após o Big Bang, gerando um sem-número de partículas elementares.

Nesta quarta-feira, pela primeira vez os cientistas do LHC viram feixes de prótons completando voltas inteiras pelo anel. Mas as primeiras colisões só devem acontecer em no mínimo 60 dias.

"Já devemos conseguir alguma física ao redor de novembro", diz Harvey Newman, físico do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia) envolvido com o LHC. Mas, por alguma física, ele quer dizer a observação de certas partículas -- já conhecidas -- geradas pelas colisões do novo acelerador.

"Esse processo é muito importante", conta Novaes, "porque é a partir dele que começamos a usar elementos bem conhecidos da física para entender o desempenho dos novos detectores."

Como tudo no LHC é novo, os cientistas precisam de tempo para aperfeiçoar suas operações e obter resultados significativos. Espera-se que essa curva de aprendizado comece a se acentuar, em benefício da ciência, a partir de 2009. "Será quando haverá a validação do LHC para altas energias. O planejamento do Cern espera que 2009 tenha 150 dias de tomada de dados de física", afirma Novaes.

A partir daí que poderão começar as grandes buscas inéditas do novo acelerador, como por exemplo a caça ao famoso bóson de Higgs.

fonte:
Aqui

Quanto ao assunto, eu acho interessante a experiência, podemos descobrir muita coisa útil que pode mudar a maneira de pensar de todo o mundo.

Imagina só, se esses caras comprovam a existência do big bang... vai dar assunto pra carai... principalmente na área religiosa.

Quanto as ameaças, bom, buracos negros engolirem a terra? tem cientista assistindo muito a liga da justiça.

Vamos ver no que dá.

Flws!
Imagem
ReiserFS
Macaco Admin
Macaco Admin
Main Char: Hellreiser
Contato:

Re: LHC - O maior acelerador de Partículas do Mundo

Mensagem por ReiserFS »

eu tou aqui so esperando a colisão dos protons. Bom foi muito bom fazer parte do KM. Adeus a todos.
Imagem
Sheep
Mico de Circo
Mico de Circo
Main Char: Tempuss

Mensagem por Sheep »

Novo filme nos cinemas - Big Bang 2 - A extinção continua.
Imagem
PW3256
Chimpanzé Manco de Muleta
Main Char: PW3256
Contato:

Mensagem por PW3256 »

Isso vai da merda

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por PW3256 em Qua Set 10, 2008 1:03 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
"Seja contra a pirataria, ao ver alguém de tapa-olho e perna-de-pau denuncie."
Palmito
Urangutango careca com franja na testa
Contato:

Mensagem por Palmito »

Eu tenho acompanhado isso há um tempo já e dá um medo da porra de algo sair errado.

Mas deve dar tudo certo hehe.
Imagem Imagem
Hericsson
Main Char: Hericsson

Mensagem por Hericsson »

Eu também estou acompanhado isso ai, mas acredito que não vai dar até nada de errado. Mas se der, acho que não vamos ter nem tempo pra nos preocupar. :)
Riroxi
Macaco Admin
Macaco Admin
Main Char: Riroxi
Contato:

Mensagem por Riroxi »

Hericsson escreveu:Eu também estou acompanhado isso ai, mas acredito que não vai dar até nada de errado. Mas se der, acho que não vamos ter nem tempo pra nos preocupar. :)
Isso é verdade, se der merda, a terra seria destruida tão rapidamente que agente nem ia notar!

LOL
Imagem
Giglio Away
Macaco do Sovaco Furado
Macaco do Sovaco Furado
Main Char: GiglioAway
Contato:

Mensagem por Giglio Away »

vi isso hoje de manha na televisao... muito loco.... imagina se esplode... não troquei nem de pc, ia ser mo tragedia, eu mataria essses caras no inferno
Imagem
Hmto
Main Char: Monkeygirl
Contato:

Mensagem por Hmto »

Riroxi escreveu:
Hericsson escreveu:Eu também estou acompanhado isso ai, mas acredito que não vai dar até nada de errado. Mas se der, acho que não vamos ter nem tempo pra nos preocupar. :)
Isso é verdade, se der merda, a terra seria destruida tão rapidamente que agente nem ia notar!

LOL
Isso eh bom não é? riroxi... pelo menos iriamos morrer sem dor xD... rapidamente...
ahhh mas vai dar tudo certo. um projeto de 20 anos. com imensos calculos e tudo mais não seria feito para dar errado...

{dog}
Imagem
Hericsson
Main Char: Hericsson

Mensagem por Hericsson »

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... RADOR.html

Teve gente que levo a sério mesmo isso ai! :hmm:
kadhabra
Mico de Circo
Mico de Circo
Main Char: Kadabra

Mensagem por kadhabra »

Estou no aguardo do buraco negro :lol:
Giglio Away
Macaco do Sovaco Furado
Macaco do Sovaco Furado
Main Char: GiglioAway
Contato:

Mensagem por Giglio Away »

kadhabra escreveu:Estou no aguardo do buraco negro :lol:
hehehehe safadinhoooo!!!
to ate hoje esperando o da irma do hermanito e nada {babei}
Imagem
faca
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara
Main Char: Garpho

Mensagem por faca »

Vai ser animal isso ae, veremos no que vai dar. E tinha visto que o projeto já tem mais de 30 anos e não 20 como está escrito na matéria.
[]s
Faca

<Warsong: Garpho> - Druida Balance
Imagem

<Warsong: Phaca> - Shaman Restoration (Alt)

Imagem
Ralfus
Macaco da índia dos ovos amarelos
Macaco da índia dos ovos amarelos
Main Char: Ralfus
Contato:

Mensagem por Ralfus »

Palmito escreveu:dá um medo da porra de algo sair errado.
Aauhahuahauhauhahuahauh Palmito com medo, só imagino ele falando isso baixinho no TS porque a Pri está dormindo!!!! LOL

O 1º sinal q vai dar merda: Tem brasileiro no meio, e brasuca fode com tudo que coloca a mão! LOL

Mas de boa, se pelo menos ele Acelerar a conexão de alguns KMs, já vai ter sido válido os + de 20 anos (30 segundo o Colher ae) de estudos e mortes não divulgadas!!!!
Tiga
Main Char: -=KM=-XT
Contato:

Mensagem por Tiga »

estou vivo,pqp.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe." (Oscar Wilde)
"Deixe de poesia porque comigo é na inhanha." (Frederico Evandro)
Responder