Bastante informação pode ser encontrada em http://wotlkwiki.info/index.php/Paladin, porém vou fazer um resumo aqui das coisas mais importantes não só para quem já tem um Paladino mas também para pessoas que jogam com outra classe também entender.
A primeira coisa é o sistema de Judgement e Seals:
- Pra quem não sabe como funciona as Seal, tem um outro post meu que explica Aqui
- O atual sistema será mudado, hoje funciona da seguinte forma: a Seal é habilitada e o Judgment é com base na Seal Habilitada, ou seja, a skill judgement é vinculada com a SEAL e a seal pode não ser agressiva (causar dano) e sim apenas benefício (Seal of Light /Wisdon/Justice).
- O novo sistema desvincula a Seal do Judgment, para isso as Judgements foram dividadas em 3 e ambas causam DMG e podem ser ativadas independentemente da Seal
São 3 os Novos Judgements :
- Judgement of Light: Causa dano ao target, e coloca um debuff (20 segundos) nele onde cada swing melee tem uma chance de healar quem o ataque.
- Judgement of Justice: Causa dano ao target, e coloca um debuff (20 segundos) que previne o monstro de fugir (Flee). | NÃO PREVINE FEAR |
- Judgement of Wisdon: Causa dano ao target, e coloca um debuff (20 segundos) nele onde cada swing melee ou ranged attack/spell tem uma chance de restaurar mana para quem o ataque.
- As Seals foram desvinculadas porém os efeitos continuam e as que não causavam DMG (Light/Justice/Wisdon) agora vão causar.
Impactos principais:
- Eu gostava de upar com Seal of Command, porém pra fazer um non-stop eu ligava o Seal of Light quando precisava de life ou o Seal of Wisdon, e para deixar os dois ligado eu tinha que gastar a mana do Seal + Judgment de cada um, o que claramente não era eficaz. Agora eu posso castar o Judgment of Light com o Seal of Wisdon ligado. (500 milhoes de action bars, lol).
- Para quem é Protection, fica melhor porque o Judgement of Light agora é baseado tb no Holy Spell Power + Attack Power, aumentando um pouco o Healing e também causa Holy DMG (assim não precisa se preocupar com o TPS).
Sobre o Holy Spell Power e Attack Power:
- Uma das coisas mais importantes que alteraram para a spec Protection e Retribution foi adcionar o Attack Power como coeficiente para Holy DMG, ainda não sei/não encontrei muita coisa sobre os coeficientes e não posso dizer se vai ser muito ou pouco (aparentemente é cerca de 15-25% menos que os coeficientes de Holy Spell Power), também porque pode ser alterado, o fato é que nos dois specs você não vai mais precisar ficar stackando Holy Spell Power em grandes quantidades e sim focar mais em Attack Power, ou seja, melhora o Itemization pra quem é Tank e pra quem eh DPS.
- Pra quem é DPS os items ficarão semelhantes aos de Warrior DPS.
- Pra quem é Tank alguns itens ficarão semelhantes ao de Warrior Tank.
- Pelo visto essa mudança foi muito bem vinda para os Tanks, junto com outras que vou explicar mais a frente, pois não haverá mais a necessidade de dividir loot com Mages / Warlocks / Priest por exemplo.
Quanto aos Blessings:
- Alguns Blessings tiveram seus nomes alterados e não levam mais esse nome, assim não serão mais Blessings e sim Hands.
- Blessings que foram alterados:
- Blesssing of Freedom

- Blesssing of Protection

- Blessing of Sacrifice

- Blessing of Salvation

- Como tiraram o Blessing of Salvation o Greater Blessing of Salvation também foi para as cucuias.
Bom agora eu vou falar somente sobre Protection e Tank que é a parte mais interessante ao meu ver:
- Finalmente a Blizzard colocou os paladinos para Tankar, depois de um puta tempo sem conseguir fazer isso agora promete.
- Um aspecto importante que vai mudar é que os Paladinos terão mais habilidades para gerar threat, e não ficarão só no back DMG (FINALMENTE), hoje para Tankar de paladino é só ligar o Holy Shield e ficar dando Spam de Consacration e ter um bom Holy Spell Power.
- Na expansão, além da mudança no Attack Power já citada, muitas Abilities foram alteradas para melhorar o desempenho do Paladino em Raid e em grupo, como o threat gerado e o mitgation. Vou listar as Abilities e Talentos que foram alterados e tentar mostrar como isso altera a jogabilidade da Classe.
Habilidades Redesenhadas:
- Divine Intervention: o CD foi reduzido de 60 min para 20 min. Bom isso vai ajudar muito na raid já que pode ser bastante usando quando a Dungeon ainda não estiver em Farm mode, ou seja, muitos wipes

- Divine Protection: Reduziram de 100% para 50% o dano reduzido pela bolha, ou seja, MELHORARAM bastante essa skill. Todos os Paladinos Tank reclamam que não têm um Shield Wall como o do warrior, pronto ... agora vai ter. Pra quem não entendeu: essa skill torna o Paladino 100% imune, porém isso numa raid é WIPE porque o mob vira para o segundo no threat (quem tanka até tira da barra essa skill para não apertar acidentalmente), agora com 50% de redução de dano vai permitir que o Paladino continue tankando recebendo menos dano, dura 12 segundos e aumenta o attack speed em 50% tb.
- Holy Wrath: HOLY MOTHERFUCK SKILL... agora fizeram ele instant cast, antes Tank nem usava ela porque geralmente com o cast speed não dava pra castar porque estava apanhando de um monte de mob, ela vai ser só clicar, agora ela causa DMG em Undead e Demon em um raio de 20 yards, e ainda da STUN, isso vai gerar muito threat alem de causar muito dano.
- Lay on Hands: é sempre util, vai ter 20 min de CD reduzido de 60 min.
- Righteous Fury: Aumenta o threat em 90% aumentado de 60%, a diferença 30% é conseguida hoje com pontos de Talento, na expansão não será mais necessario gastar pontos de talento com ela, o Improved Righteous Fury apenas vai diminuir o dano em 6% (rank 3).
- Seal of the Crusader: essa skill foi removida, ela era boa porque aumentava o Holy DMG e por consequencia o Threat... com sua retirada outras habilidades receberam um boost.
Retribution Aura: teve o DMG aumentado bastante, e tambem recebe bonus de Holy Spell Power.
Habilidades Novas:
- Divine Plea: Como um evocation do Mage, restora 50% da mana em 6 segundos. Muito bom para lutas exaustivas para todos os Specs.
- Sacred Shield: Para os healers vai fucionar como Prayer of Mending do Priest, porém em vez de healar absorve dano. Para os Tanks é bom para dar uma ajuda no Heal no incio da luta.
- Shield of Righteousness: Esse vai ser o mamão com açucar pro Tank, é como um Shield Slam do Warrior e vai ser uma Skill Agressive (ALELUIA) para Tankar e gerar Threat.
- Seal of Corruption/ Seal of Martyr : aqui a blizzard corrigiu as diferenças que tinham entre Horde e Alliance para minimizar as brigas que tinha que uns diziam que o Seal of Blood era melhor e outros diziam que o Seal of Vengance era melhor. Vai ser Seal of Corrutpion (Horde) = Seal of Vengance (Ally) e Seal of Martyr (Ally) = Seal of Blood (Horde).
Talentos Redesenhados
- Seals of the Pure: esse talento era pra ser Protection, mas não cabe na Tree ... aumenta o DMG em 15% aumentado de 10% para as Seals: Vengance/ Corruption/Righteousness e não só da Righteousness como é hoje.
- Anticipation: bom parece que a Blizzard não gostou muito da idéia de handcap de defense e alterou esse talento tanto no warrior como no paladino, e agora em vez de defense skill ele aumenta o dodge em 1/2/3/4/5%.
- Avenger Shield: reduziram um pouco o DMG e 0.5segundos o cast que era de 1 segundo, e aumentaram o tempo que dura o dazing effect.
- Holy Shield: Segundo o wiki aumentar em 2 charges, ou seja, para 6 charges e com o talento para 10 charges (não confirmado) e o CD reduzido para 8 segundos. O motivo da redução do CD e pcausa do CD global que muitas vezes no 1~2 segundos que ficava sem o shield pegava Crushing Blow.
- Improved Devotion Aura: Aumentado armor em 17/34/50% e o healing taken em 1/2/3% eu acho q vou usar essa aura em vez da Retribution.
- Precision: foi retirado, talento inútil.
- Toughness: apenas mudaram para o 3 galho da arvore

Talentos Novos:
- Divine Guardian: pra mim esse talento vai ser inútil a não ser que estiver em iminencia de wipe ... enquanto estiver com Divine Shield reduz o dano que a parte toma, tank não usa divine shield.
- Touched By The Light: aumenta o spell power em 10/20/30% do total de Stamina ... alem de aumentar os criticos de seus heal em 10/20/30%. Esse talento vai reduzir bastante o drama da galera quanto a itemização, não vai ser mais necessario estacar muito Holy Spell Power....
- Guarded by the Light: reduz o mana cost do Consacration, Holy Wrath e Avenger's Shield em 15/30%, bom para AoE tank.
- Shield of the Templar: Aumenta o dano e reduz a manda do Holy Shield, Avenger's Shield e Righteousness Shield em 5/10/15% ... Mamão com Açucar!
- Judgement of the Just: Reduz o attack speed do target em 10/20% ... Ctrl+C

- Hammer of the Righteous: Causa Holy DMG igual ao seu Weapon DMG em 3 targets próximos, gera muito Threat.... Mamão com açucar!
No geral, o Paladino ganhou um Boost violento em todos os Specs... o Paladino Retribution está com um dano considerável e plenamente capaz de ser DPS, e arrumaram o Paladino Tank.
Quanto aos equipamentos para (Tank/Retribution) acredito que agora vai ficar semelhante ao Warrior e não precisar mais stackar tanto Spell Power como é preciso hoje, e vai ficar mais facil o itemization já que é uma preocupação a menos, já para o Holy acho que não será uma alteração drástica já que era um spec bem definido e sólido.
Bom acho que é isso, ficou faltando muita coisa ainda..., porque tem muita coisa alterada mesmo, e também porque não conhece muito bem outros specs, ah... isso tudo pode mudar durante o Beta ... mas creio que a base já tenha sido formada e eu espero realmente que não mude porque assim ficou show de bola WoTLK que me aguarde.
<Atualizado em 17/08/08, por W!DY>