SP distribui a escolas livro com palavrões

Qualquer assunto
Avatar do usuário
SkInS
Macaco Admin
Macaco Admin
Mensagens: 4006
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:05 am
Sexo: Masculino
Contato:

SP distribui a escolas livro com palavrões

Mensagem por SkInS »

19/05/2009 - 08h37
SP distribui a escolas livro com palavrões

PUBLICIDADE

da Folha Online
Livros contendo expressões como "chupa rola", "cu" e "chupava ela todinha" :shock: foram distribuídos pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo como material de apoio a alunos da terceira série do ensino fundamental (faixa etária de nove anos), segundo reportagem publicada na edição desta terça-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal) assinada pelo jornalista Fábio Takahashi.

O texto informa que o governo José Serra (PSDB) reconheceu o erro na distribuição dos 1.216 exemplares e determinou o recolhimento das obras.

O livro contém 11 histórias em quadrinhos produzidas por Caco Galhardo --também quadrinista da Folha. Uma das histórias mais criticadas por especialistas traz uma caricatura de um programa de mesa-redonda de futebol na TV.

Enquanto o comentarista faz perguntas sobre sexo, jogadores e treinadores respondem com clichês de programas esportivos, como "o atleta tem de se adaptar a qualquer posição".

De novo

Esta não é a primeira vez que o setor de educação do governo Serra se equivoca em relação aos livros distribuídos a alunos.

Em março deste ano, a pasta de Educação foi duramente criticada por professores da rede estadual por causa de erros em 500 mil livros didáticos distribuídos.

Um livro didático de geografia, usado por alunos da 6ª série do ensino fundamental nas escolas públicas, mostrava o Paraguai duas vezes em um mapa da América do Sul e exclui o Equador. O problema aparece tanto nos livros destinados aos estudantes quanto nas publicações destinadas aos professores.

À época, a secretaria creditou o problema a editora que o produziu e informou que determinou a troca das publicações com erros.

Outro lado

Em nota, o governo admitiu o erro ao distribuir a publicação e diz que o montante de 1.216 exemplares compõem apenas 0,067% dos 1,79 milhão de exemplares distribuídos aos alunos da rede.

A secretaria informou ainda que a obra é só uma entre as 818 escolhidas.

------
Ensino público em total decadência ...
Imagem
Avatar do usuário
Iori
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara
Mensagens: 670
Registrado em: Seg Mai 26, 2008 1:59 am
Sexo: Masculino
Main Char: Soulflayer

Re: SP distribui a escolas livro com palavrões

Mensagem por Iori »

"Decadência" intui que ele ainda está caindo.
Q:Which came first? The egg or the chicken?
A: Whichever lit the cigarette first.
grun
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Jul 06, 2008 5:39 pm
Sexo: Masculino
Main Char: Grunbr
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: SP distribui a escolas livro com palavrões

Mensagem por grun »

Quem bate o olho na descrição da matéria já imagina 1000 coisas, a única coisa que aconteceu foi uma má escolha do conteudo que foi posto nesse livro/HQ, não é porque há palavrão que as obras sejam ruins, o certo seria classificar como inapropriadas (pelo menos pra essa faixa etária) e escolher melhor o conteudo dessa coletanea antes de sair no ctrl c ctrl v e mandar o material pra criançada

O álbum em quadrinhos Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol, que em 2002 reuniu vários quadrinistas brasileiros para contar histórias de futebol, acaba de gerar um problema para a Secretaria de Educação de São Paulo. O jornal Folha de S. Paulo apurou, em reportagem publicada nesta terça, que o álbum é "recheado de palavrões".

A HQ foi selecionada entre os quadrinhos que o governo de São Paulo distribuiu às escolas do Estado como parte do programa Ler e Escrever, voltado para alunos do ensino fundamental, de primeira a quarta série. Mais de mil exemplares foram comprados da editora Via Lettera para o projeto, entre quantidades similares de outros 818 títulos de quadrinhos, literatura e outros.

Das 11 histórias publicadas no álbum, três realmente contêm palavrões. A primeira, do cartunista Maringoni, faz relação direta entre futebol e sexo e reproduz o linguajar de torcedores de futebol falando de mulher: "ficou um tesão", "chupava ela todinha". A de Caco Galhardo faz uma paródia dos programas de debate sobre futebol na TV, discutindo as "regras sexuais" que valem no campo ("e fist-fucking, rola?", pergunta um personagem). E a de Allan Sieber usa os palavrões, digamos assim, mais comuns, como "puto", "merda", "porra" e outros.

Em contato com a Secretaria de Educação, o jornal descobriu que, em função do problema causado, a obra já está sendo recolhida das escolas.

Do seu lado, a Associação dos Cartunistas do Brasil soltou um comunicado dizendo "que as informações colocadas dessa forma na mídia podem depor contra um trabalho sério nas escolas de utilização de publicações de quadrinhos como ferramenta de incentivo à leitura e cultura nacional". "Fica evidente que houve um descuido de quem escolheu esse título para distribuição para o ensino básico", continua o comunicado, completando: "O que vemos é uma crucificação de um trabalho sério de artistas e da editora, muito bem conceituados, e que pode ser, sim, distribuído em universidades para o estudo do mundo do futebol e sua influência na cultura popular".


http://www.omelete.com.br/quad/10001983 ... de_SP.aspx

Imagem
ImagemImagem
Avatar do usuário
O_Coisa
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara
Mensagens: 773
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 8:11 am
Sexo: Masculino
Main Char: KM-OCoisa
Localização: São José dos Campos
Contato:

Re: SP distribui a escolas livro com palavrões

Mensagem por O_Coisa »

O pior eh chegar em casa e ver seu filhinho do 8 anos falando que "chupava ela toda"... além do muleke tomar um cascudo eu explodia a escola!

Agora pensando pelo outro lado.. tão querendo adaptar a liguagem pro nivel de crianças que tem crescido no Brasil?? kkkk

Quanto mais eu leio menos certeza eu tenho que agente ainda melhora.. :cry:
"Quem se esconde é rato e quem constrói casa é marimbondo!"
Tiozinho da rodoviária
Avatar do usuário
SkInS
Macaco Admin
Macaco Admin
Mensagens: 4006
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:05 am
Sexo: Masculino
Contato:

Re: SP distribui a escolas livro com palavrões

Mensagem por SkInS »

É então ...imagina tu passeando com o guri no parque, e passa uma mulher bonita ... e o guri dizendo ..."Chupo essa ai todinha ..." , lógico que de cara iria ficar felizão por ver o moleque no caminho certo e já com pegada forte (igual do pai :mrgreen: ), só que ai iria cair a ficha que o guri tem 9 anos ...e obvio que iria tomar uns cascudos de leve :D
Imagem
Avatar do usuário
Giglio Away
Macaco do Sovaco Furado
Macaco do Sovaco Furado
Mensagens: 2630
Registrado em: Seg Mar 20, 2006 12:59 pm
Sexo: Masculino
Main Char: GiglioAway
Localização: Porto Alegre RS
Contato:

Re: SP distribui a escolas livro com palavrões

Mensagem por Giglio Away »

lol.....
eu quando levo meu irmao no colegio, eu escuto coisa bem pior dos alunos da primeira serie....
acho que hoje em dia(caraleo ate parece que tenho 80 anos) não adianta ficar escondendo muita coisa, se a crianca ver rede grobo já escuta uma caralhada de palavroes, se a crianca ve rede tv pior ainda, e se olha o hermes e rentato ta fudida a criança......
mas uma coisa eh a educacao que cada um recebe, eu escuto palavroes a lot mas não saio por ai falando em qualquer lugar, em casa não mando nem meu irmao toma no cu... jogando bola no condominio não chingo ninguém mandando se fude.... acredito eu que quando estamos em um ambiente com pessoas que não conhecemos, as mesmas gostariam de um pouco de respeito pelo ambiente, agora se to jogando bola em uma quadra alugada, que se foda o mundo, chingo ate o papa!!!
Imagem
Responder