Microsoft inicia verificação de Windows original
Terça-feira, 26 julho de 2005 - 08:27
IDG Now!
A Microsoft lança nesta terça-feira (26/07) um programa que exigirá que os usuários validem se a versão do sistema operacional Windows é de fato original.
Trata-se do Windows Genuine Advantage 1.0, novo programa da Microsoft que tem a intenção de garantir que os usuários não estão adotando cópias piratas do programa.
A verificação de autenticidade é feita quando o usuário visita o Centro de Download Microsoft, Windows Update ou Microsoft Update.
O internauta faz o download de um controle ActiveX e este sistema verifica a autenticidade do software Windows e, caso o programa seja original, armazena no computador uma chave de download especial para verificação futura.
Segundo a Microsoft, o processo de validação não coleta nenhuma informação que possa ser usada pela companhia para identificar ou entrar em contato com o usuário.
O acesso a atualizações dos sistemas poderá ser feito somente por aqueles que comprovarem estar utilizando uma cópia legítima, segundo David Lazar, diretor de Windows Original da Microsoft.
Os usuários de cópias piratas do Windows serão impedidos de baixar atualizações em geral, mas downloads de segurança poderão ser feitos normalmente.
"Estes estão disponíveis para todos os usuários do Windows, com ou sem validação. Pensamos na saúde pública. Queremos ter certeza que ninguém terá o sistema infectado por causa de nosso programa", disse Bonnie MacNaughton, procurador legal da Microsoft.
A companhia vinha testando o modelo desde setembro do ano passado e já validou mais de 48 milhões de sistemas. Até agora, no entanto, a participação era voluntária.
Os usuários que descobrirem que possuem uma cópia pirata do Windows receberão uma versão gratuita do programa ou poderão comprá-la com desconto, segundo o executivo.
Para conseguir o Windows gratuitamente, porém, o usuário precisará preencher um relatório de software falsificado, identificando a fonte do software e fornecendo uma prova da compra, além de enviar o CD com o software.
Caso o usuário não tenha tais informações, poderá também preencher o relatório e receber uma cópia do Windows XP Home Edition por 370 reais ou 580 reais do XP Professional. A segunda oferta será fornecida eletronicamente ou via correio e a opção sem custo estará disponível por 45 dias.
Nos Estados Unidos e outros países os preços são de 99 dólares para o XP Home e 149 dólares para o Professional Edition.
MacNaughton informou também que a empresa estima que mais de um terço das cópias do software vendidas no mundo é falsificado, com base em números da Business Software Alliance.
A Microsoft também criou um site para fornecer informações aos consumidores sobre como descobrir se utilizam uma cópia pirata ou não do Windows.
Para o Brasil, a companhia oferece também alguns benefícios adicionais para os usuários que autenticarem as cópias originais. Entre eles estão: cursos online, antivírus da Computer Associates válido por um ano, downloads de softwares para gerenciamento de fotos digitais e oferta de descontos de serviços de parceiros.