"Zelda" comemora vinte anos

Discussões gerais sobre outros jogos
Valiant
Macaco Moderador
Macaco Moderador

"Zelda" comemora vinte anos

Mensagem por Valiant »

À espera de nova consagração, "Zelda" comemora vinte anos
21/02/2006 - 19h17 - Redação UOL Jogos

Enquanto o mundo espera ansiosamente por "The Legend of Zelda: Twilight Princess" para GameCube, a série completa seus vinte anos de vida. A franquia criada pelo lendário Shigeru Miyamoto deu os primeiros passos no Japão no mesmo dia 21 de fevereiro, mas em 1986. Nascia aí um dos games mais influentes de todos os tempos.

"The Legend of Zelda: The Hylure Adventure" é o nome completo da edição original, lançada para o Disk System, um acessório para NES que permitia rodar jogos em disquetes especiais. No ano seguinte, os americanos também puderam conferir sua magia, num cartucho diferenciado, de cor dourada, uma marca registrada da série.

Numa época em que os jogos eram muito simples, "Zelda" chocou com uma aventura épica, com mapas grandes e objetivos grandiosos, além de um equilíbrio perfeito entre combate, exploração e quebra-cabeça. Ainda antes de "Metroid", outro clássico da Nintendo, inaugurou um sistema de acesso progressivo, em que novas áreas são alcançadas quando se têm determinados itens.

Os enigmas tiraram o sono de muitos jogadores e "Zelda" foi um dos primeiros jogos na qual a Nintendo proibiu que se publicassem estratégias por um tempo determinado. Enfim, a obra-prima de Shigeru Miyamoto mudou para sempre a percepção que os jogadores tem de um game.

A fama da série atingiu proporções lendárias com edições como "A Link to the Past" para Super NES e "Ocarina of Time" para Nintendo 64, tidos como dois dos melhores jogos feitos em toda a história dos videogames. Por outro lado, alguns episódios foram alvos de polêmicas, como "The Adventure of Link", o segundo título para NES, que traz elementos de RPG e visão lateral, momentos únicos em toda a carreira da franquia. A estréia no GameCube, "The Wind Waker", também foi acompanhado de muitas críticas negativas, devido ao seu grafismo inusitado e alguns momentos entediantes. Por razões políticas, cedeu licença para a Philips produzir três inexpressivos episódios para o videogame CDi.

O fato é que Shigeru Miyamoto nunca teve medo em inovar a cada episódio de "Zelda". Se, por um lado alguns foram criticados, em outros, eles simplesmente redefiniram os padrões. O primeiro "Zelda", como se visto sob a perspectiva de um pássaro, serviu como base para uma infinidade de games, principalmente os de RPG, apesar de precursor do estilo tenha sido "Hydlide" para MSX, de 1985. E "Ocarina of Time" fez a mesma coisa com os jogos 3D. Se um game usa recurso de travar a mira num oponente, esteja certo que o clássico para Nintendo 64 foi quem popularizou o estilo.

Miyamoto declarou que a série foi inspirada em sua infância em Kyoto, onde costumava brincar pelas florestas e lagos. Um dos momentos mais memoráveis foi quando encontrou uma caverna em meio às árvores, e a explorou com um sentimento de curiosidade e hesitação. De fato, as cavernas são a principal atração da franquia. Além disso, a mitologia japonesa e a nórdica, além da Europa medieval, são as grandes influências da série.

Parte da fama da série também recai sobre sua trilha musical, composta por Koji Kondo, que também trabalhou em outros clássicos, como "Super Mario Bros.", "Star Fox" e "Super Smash Bros". As músicas de "Zelda" são tidas como uma das mais sublimes de todos os tempos.

O enredo da franquia gira sempre em torno de três personagens. Zelda é a princesa de Hylure, um mundo mágico criado por três grandes fadas, que também fizeram um artefato divino chamado Triforce, composto por três peças triangulares, que concede todos os desejos de quem juntar todas as partes. Seu nome vem da mulher de F. Scott Fitzgerald, tido como um dos maiores escritores americanos do século 20. Miyamoto achou que o nome tinha boa sonoridade e significado.

Já o protagonista Link tem esse nome por ter uma ligação direta com o jogador. Sendo assim, ele não costuma falar, pois Miyamoto considera que essa atitude não está de acordo com o pensamento do usuário. Tem como característica as orelhas compridas e o traje tipicamente verde, lembrando duendes conhecidos como leprechauns. Além de protagonizar a série, também emprestou seu carisma em jogos como "Smash Bros." e "Soul Calibur II" para GameCube.

O terceiro elemento é o vilão Ganondorf, que visa coletar a Triforce para dominar Hylure. Em geral, as obras não têm ligação entre si, contando quase sempre uma história similar, só que em situações diferentes, como se fossem universos paralelos ou uma outra era.

A cada episódio, diversos personagens secundários foram surgindo, mas um deles em particular acabou ganhando destaque. Trata-se do esquisitão Tingle, um aspirante a fada, que tem tanto fãs quanto críticos. Sua presença marcante, em todos os sentidos, creditou-o para uma aventura solo chamada "Tingle RPG", prevista para aparecer no Nintendo DS.

Agora, os fãs aguardam pelo mais novo episódio da série, "Twilight Princess", programada para aparecer no final de 2006.

Veja abaixo todos os episódios de "The Legend of Zelda" e suas respectivas datas de lançamento no Japão e o consoles para a qual foi projetado.

. The Legend of Zelda - 1986, NES
. The Adventure of Link - 1987, NES
. A Link to the Past - 1991, Super NES
. Link's Awakening - 1993, Game Boy
. Ocarina of Time - 1998, Nintendo 64
. Majora's Mask - 2000, Nintendo 64
. Oracle of Ages - 2001, Game Boy Color
. Oracle of Seasons - 2001, Game Boy Color
. Four Swords - 2003, Game Boy Advance
. The Wind Waker - 2002, GameCube
. Four Swords Adventures - 2004, GameCube
. The Minish Cap - 2004, Game Boy Advance

Link: http://jogos.uol.com.br/ultnot/nintendo ... u4927.jhtm

------------------------------------------------------------------------------------

O jogo do Super NES (A Link to the Past) realmente é um clássico, até hoje. Eu tenho a ROM aqui e sempre que eu posso eu jogo. É muito bom. 8)
...
ReiserFS
Macaco Admin
Macaco Admin
Main Char: Hellreiser
Contato:

Mensagem por ReiserFS »

nunca joguei zelda, mas sempre tive vontade.
Imagem
Viperrox
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara
Main Char: Viperrox
Contato:

Mensagem por Viperrox »

CARA

ZELDA :arrow: ROX MEGA POWER ULTRA FODA KING DIAMOND

. The Legend of Zelda - 1986, NES :arrow: ZEREI
. The Adventure of Link - 1987, NES :arrow: ZEREI
. A Link to the Past - 1991, Super NES :arrow: ZEREI
. Link's Awakening - 1993, Game Boy :arrow: JOGUEI
. Ocarina of Time - 1998, Nintendo 64 :arrow: ZEREI
. Majora's Mask - 2000, Nintendo 64 :arrow: ZEREI
. Oracle of Ages - 2001, Game Boy Color :arrow: JOGUEI
. Oracle of Seasons - 2001, Game Boy Color :arrow: não :cry:
. Four Swords - 2003, Game Boy Advance :arrow: não :cry:
. The Wind Waker - 2002, GameCube :arrow: jOGUEI
. Four Swords Adventures - 2004, GameCube :arrow: não :cry:
. The Minish Cap - 2004, Game Boy Advance :arrow: não :cry:

heheheh acho q deu pra ver que Zelda esteve na minha infância.... me lembro uma vez q fiquei 16horas on direto jogando o Link to the past hehehehe
-=KM=-zero
Macaco Primo do Tarzan
Macaco Primo do Tarzan
Contato:

Mensagem por -=KM=-zero »

HAEygAUYehaYEhYUhe viperrox viciado... :P

mas zelda é muito bom mesmo, eu li em algum lugar uma frase que resume tudo "todo jogo tem uma historia, mas só um é uma lenda" 8)
War, war never changes...
Erikfirst
Chimpanzé Manco de Muleta
Chimpanzé Manco de Muleta
Main Char: XxXDartXxX
Contato:

Mensagem por Erikfirst »

ReiserFS escreveu:nunca joguei zelda, mas sempre tive vontade.
Eu tambem, muita vontade mesmo, mais não sou um entusiasta dos jogos de nintendo
Imagem
Imagem
Valiant
Macaco Moderador
Macaco Moderador

Mensagem por Valiant »

erikfirst escreveu:
ReiserFS escreveu:nunca joguei zelda, mas sempre tive vontade.
Eu tambem, muita vontade mesmo, mais não sou um entusiasta dos jogos de nintendo
Zelda foi um dos primeiros RPGs de videogames. Muitos dos conceitos e características dos RPGs e MMORPGs atuais vieram do que eles criaram no Zelda, penso eu.

Pra quem gosta do estilo, é indispensável conhecer... 8)
...
GVD
Macaco Admin
Macaco Admin
Contato:

Mensagem por GVD »

Realmente o Zelda é muito bom...mas eu sempre axei os Final Fantasy melhores !!!
Imagem
Immorius
Macaco Tatu Arara
Macaco Tatu Arara

Mensagem por Immorius »

eu zerei o Ocarina of Time e também foi o único que eu joguei era no 64 ;DD
mas eh mt bom...o cara vicia ^^
Imagem
Imagem
sephiroth336
Mico de Circo
Mico de Circo

Mensagem por sephiroth336 »

GVD escreveu:Realmente o Zelda é muito bom...mas eu sempre axei os Final Fantasy melhores !!!
Final Fantasy VII.. o melhor de todos... 8)
quem conhece, não preciso nem falar de onde vem o meu nick né?!? :twisted:
solari
Macaco da índia dos ovos amarelos
Macaco da índia dos ovos amarelos

Mensagem por solari »

Zelda para época foi um grade jogo e sempre se manteve a originalidade mais o FF tem um enredo melhor vamos dizer mais adulto, com excesões de algumas versões mais a versão do FF mais consagrada até hoje é o FFVI ou FFIII como é conheçido em que o vilão do jogo o tão mais conhecido Kefka. Muitos vão dizer FFVII porque não acompanharam o FFIII e quando jogam o FFIII reclamam de gráficos, mas não sou o único dessa opinião afinal FFIII foi consagrado o melhor RPG de todos os tempos. Mas zelda também é muito bom não desmereço nada, até o Ocarina of Time é bom, agora com relação a outros FF como XVIII e IX totalmente fora do contexto Final Fantasy.
Valiant
Macaco Moderador
Macaco Moderador

Mensagem por Valiant »

Pra mim Zelda e FF são jogos distintos. Não dá pra fazer uma comparação porque são estilos diferentes. Zelda é mais RPG Action e FF é mais tradicional, seguindo aquele estilo adventure. FF estaria, a meu ver, na mesma linha de Crono Trigger, por exemplo. Não na de Zelda.

FF não deixa de ser um jogão por isso, mas fazer essa comparação eu acho um pouco complicado. 8)
...
SalgadoJr
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Macaco Pelado do Saco Enrugado
Contato:

Mensagem por SalgadoJr »

. Ocarina of Time - 1998, Nintendo 64 -> ZEREI
. Majora's Mask - 2000, Nintendo 64 -> ZEREI

Zelda eh mt bom cara, o já joguei o de GameCube mas o estilo mudou um pouoco eu achei, o do N64 eh q são show pra mim!
Imagem
GVD
Macaco Admin
Macaco Admin
Contato:

Mensagem por GVD »

FF8 é o melhor é o melhor q tem...ainda mais pra quem zerou ganhado as melhores cartas naquele jogo que tinha....

FF7...é muitooooo showww....muitas e muitas horas de jogo para quem quizer matar os Weapons do jogo....

FF...é o melhorrrr....show de bola... !!!!

SEPHIROTTTTTT....

Alguem já assitiu o Advent Children???? continuaçao do FF7 !!!!
Imagem
Responder