21/02/2006 - 19h17 - Redação UOL Jogos
Enquanto o mundo espera ansiosamente por "The Legend of Zelda: Twilight Princess" para GameCube, a série completa seus vinte anos de vida. A franquia criada pelo lendário Shigeru Miyamoto deu os primeiros passos no Japão no mesmo dia 21 de fevereiro, mas em 1986. Nascia aí um dos games mais influentes de todos os tempos.
"The Legend of Zelda: The Hylure Adventure" é o nome completo da edição original, lançada para o Disk System, um acessório para NES que permitia rodar jogos em disquetes especiais. No ano seguinte, os americanos também puderam conferir sua magia, num cartucho diferenciado, de cor dourada, uma marca registrada da série.
Numa época em que os jogos eram muito simples, "Zelda" chocou com uma aventura épica, com mapas grandes e objetivos grandiosos, além de um equilíbrio perfeito entre combate, exploração e quebra-cabeça. Ainda antes de "Metroid", outro clássico da Nintendo, inaugurou um sistema de acesso progressivo, em que novas áreas são alcançadas quando se têm determinados itens.
Os enigmas tiraram o sono de muitos jogadores e "Zelda" foi um dos primeiros jogos na qual a Nintendo proibiu que se publicassem estratégias por um tempo determinado. Enfim, a obra-prima de Shigeru Miyamoto mudou para sempre a percepção que os jogadores tem de um game.
A fama da série atingiu proporções lendárias com edições como "A Link to the Past" para Super NES e "Ocarina of Time" para Nintendo 64, tidos como dois dos melhores jogos feitos em toda a história dos videogames. Por outro lado, alguns episódios foram alvos de polêmicas, como "The Adventure of Link", o segundo título para NES, que traz elementos de RPG e visão lateral, momentos únicos em toda a carreira da franquia. A estréia no GameCube, "The Wind Waker", também foi acompanhado de muitas críticas negativas, devido ao seu grafismo inusitado e alguns momentos entediantes. Por razões políticas, cedeu licença para a Philips produzir três inexpressivos episódios para o videogame CDi.
O fato é que Shigeru Miyamoto nunca teve medo em inovar a cada episódio de "Zelda". Se, por um lado alguns foram criticados, em outros, eles simplesmente redefiniram os padrões. O primeiro "Zelda", como se visto sob a perspectiva de um pássaro, serviu como base para uma infinidade de games, principalmente os de RPG, apesar de precursor do estilo tenha sido "Hydlide" para MSX, de 1985. E "Ocarina of Time" fez a mesma coisa com os jogos 3D. Se um game usa recurso de travar a mira num oponente, esteja certo que o clássico para Nintendo 64 foi quem popularizou o estilo.
Miyamoto declarou que a série foi inspirada em sua infância em Kyoto, onde costumava brincar pelas florestas e lagos. Um dos momentos mais memoráveis foi quando encontrou uma caverna em meio às árvores, e a explorou com um sentimento de curiosidade e hesitação. De fato, as cavernas são a principal atração da franquia. Além disso, a mitologia japonesa e a nórdica, além da Europa medieval, são as grandes influências da série.
Parte da fama da série também recai sobre sua trilha musical, composta por Koji Kondo, que também trabalhou em outros clássicos, como "Super Mario Bros.", "Star Fox" e "Super Smash Bros". As músicas de "Zelda" são tidas como uma das mais sublimes de todos os tempos.
O enredo da franquia gira sempre em torno de três personagens. Zelda é a princesa de Hylure, um mundo mágico criado por três grandes fadas, que também fizeram um artefato divino chamado Triforce, composto por três peças triangulares, que concede todos os desejos de quem juntar todas as partes. Seu nome vem da mulher de F. Scott Fitzgerald, tido como um dos maiores escritores americanos do século 20. Miyamoto achou que o nome tinha boa sonoridade e significado.
Já o protagonista Link tem esse nome por ter uma ligação direta com o jogador. Sendo assim, ele não costuma falar, pois Miyamoto considera que essa atitude não está de acordo com o pensamento do usuário. Tem como característica as orelhas compridas e o traje tipicamente verde, lembrando duendes conhecidos como leprechauns. Além de protagonizar a série, também emprestou seu carisma em jogos como "Smash Bros." e "Soul Calibur II" para GameCube.
O terceiro elemento é o vilão Ganondorf, que visa coletar a Triforce para dominar Hylure. Em geral, as obras não têm ligação entre si, contando quase sempre uma história similar, só que em situações diferentes, como se fossem universos paralelos ou uma outra era.
A cada episódio, diversos personagens secundários foram surgindo, mas um deles em particular acabou ganhando destaque. Trata-se do esquisitão Tingle, um aspirante a fada, que tem tanto fãs quanto críticos. Sua presença marcante, em todos os sentidos, creditou-o para uma aventura solo chamada "Tingle RPG", prevista para aparecer no Nintendo DS.
Agora, os fãs aguardam pelo mais novo episódio da série, "Twilight Princess", programada para aparecer no final de 2006.
Veja abaixo todos os episódios de "The Legend of Zelda" e suas respectivas datas de lançamento no Japão e o consoles para a qual foi projetado.
. The Legend of Zelda - 1986, NES
. The Adventure of Link - 1987, NES
. A Link to the Past - 1991, Super NES
. Link's Awakening - 1993, Game Boy
. Ocarina of Time - 1998, Nintendo 64
. Majora's Mask - 2000, Nintendo 64
. Oracle of Ages - 2001, Game Boy Color
. Oracle of Seasons - 2001, Game Boy Color
. Four Swords - 2003, Game Boy Advance
. The Wind Waker - 2002, GameCube
. Four Swords Adventures - 2004, GameCube
. The Minish Cap - 2004, Game Boy Advance
Link: http://jogos.uol.com.br/ultnot/nintendo ... u4927.jhtm
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O jogo do Super NES (A Link to the Past) realmente é um clássico, até hoje. Eu tenho a ROM aqui e sempre que eu posso eu jogo. É muito bom.
