http://colunas.g1.com.br/blogdoconvidado/2008/02/13/30/
Há mulheres de sobra na Campus Party
(AVISO DA PATROA: este post joga uma imensa responsabilidade em cima do autor, mas ele não poderá comprovar as suas afirmações porque se o fizer vai dar problema em casa).
Legenda da foto: Nesta imagem de uma situação comum na Cparty vemos uma proporção de 5 mulheres para 5 homens (antes de dizerem que não sei contar, há pernas femininas recortadas na parte esquerda e um Juca alisando um monitor ao fundo). Proporção mas do que justa: 1:1. Mas cadê a atividade? Absolutamente nenhum macho está exercendo o seu papel constitucional de prover entretenimento para as donzelas.
Após 3 dias de cobertura, trocando idéia com alguns camaradas participantes, concluímos que, ao contrário de todas as expectativas, a Campus Party é sim uma excelente oportunidade para pegar mulheres.
A versão espanhola da festa contou com míseros 2% de participantes do sexo feminino. Já a edição paulistana, segundo um censo informal realizado pelo Google Analytics, conta com um quórum de calcinhas que varia entre 20 e 30%. E quem acha que são apenas geeks horríveis, obesas e desinteressantes, não entende nada de mulher.
Ou seja, no papel há aproximadamente 1 mulher para cada 4 homens. Mas a prática mostra uma proporção bem mais favorável. Se levarmos em consideração que a grande maioria destes homens está mais interessada em ficar colocando neon no PC, enviando comentários inúteis pelo Twitter, detonando terroristas virtuais no Counter Strike, fazendo quests no WOW, vendo quem tem o telescópio maior, tentando criar a andróide Pris de suas vidas, fazer piadinhas infames em seus blogs e etc… Enfim, em estimativas conservadoras posso dizer que há pelo menos 5 mulheres para cada homem apto e interessado em estabelecer um papo mais profundo do que “qual o seu blog?”.
E para quem acha que estou exagerando, abro aspas para Helenan [http://helenan.prateleira.net/], uma das mulheres desesperançosas com o evento: “Não tá rolando uma interação”. Para os geeks mais sociopatas, ela dá dicas de abordagem: “Pô, oferece um café, uma coca… Ajuda a carregar o colchonete… Qualquer gentileza é uma excelente estratégia para conquistar a atenção das mulheres aqui presentes”.