O texto que o Valiant postou é falacioso (enganoso, falso) na conclusão (moral da história) pois propõe como verdadeira a idéia de que distribuir recursos é ruim (seja dinheiro, terras, oportunidades, etc). Não se pode concluir que a distribuição de recursos é benéfica ou prejudicial simplesmente baseado numa historinha sobre partidos ou filosofias de esquerda ou direita.
Quanto ao enquadramento do tipo de falácia sugiro a leitura do texto
http://str.com.br/Scientia/falacias.htm que explica direitinho praticamente todos os tipos.
O Olwe enquadrou como Argumentum Ad Hominem, falácia onde vc refuta o que a pessoa falou atacando alguma característica da pessoa mas, não encontra-se isso no texto!
Um exemplo bem exagerado e fácil de entender da falácia Ad hominem é: "Tudo o que você falou sobre escravidão éstá errado porque você é branco então não entende nada do assunto"
A universitária nem seu pai atacam argumentos da moça que tirou notas baixas por preconceito contra alguma característica de sua personalidade, o pai só sugeriu distribuir notas e a filha se recusou.
A falácia na qual se enquadra o texto em relação à moral da história é a da Ignoratio Elenchi / Conclusão Irrelevante
Ignoratio Elenchi / Conclusão Irrelevante
" A falácia de Conclusão Irrelevante consiste em exigir que um argumento suporte uma conclusão particular quando realmente não têm nada logicamente a ver com a conclusão.
Por exemplo, um cristão pode começar dizendo que ele irá argumentar que os ensinamentos do cristianismo são indubitavelmente verdadeiros. Se ele então argumentar no percurso que o cristianismo é de grande ajuda à muitas pessoas, não interessa quão bem ele argumente ele não irá ter mostrado que os ensinamentos do cristianismo são verdadeiros.
Tristemente, esse tipo de argumentos irrelevantes são freqüentemente bem sucedidos, porque eles fazem muitas pessoas verem a suposta conclusão sob uma luz mais favorável."
Ao ler o texto, tudo leva a assumir como correta a idéia de que "distribuir recursos é errado/ruim" mas, na verdade ambos, texto e conclusão são irrelevantes para a questão sobre distribuição de recursos sejam eles dinheiro, terras ou oportunidades.