Estudo relaciona descrença religiosa a QI alto
- Olwe
- Macaco Tatu Arara
- Main Char: Olwë
Segundo pesquisa, QI médio é mais alto nos países onde há menor crença em Deus.
- Um artigo de pesquisadores europeus, que será publicado na revista acadêmica Intelligence em setembro, defende a tese de que pessoas com QI (Quociente de Inteligência) mais alto são menos propensas a ter crenças religiosas.
O texto é assinado por Richard Lynn, professor de psicologia da Universidade do Ulster, na Irlanda do Norte, em parceria com Helmuth Nyborg, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e John Harvey, sem afiliação universitária.
Lynn é autor de outras pesquisas polêmicas, entre elas uma sugerindo que os homens são mais inteligentes do que as mulheres.
A conclusão é baseada na compilação de pesquisas anteriores que mostram uma relação entre QIs altos e baixa religiosidade e em dois estudos originais.
Em um desses estudos, os autores compararam a média de QI com religiosidade entre países.
No outro estudo, eles cruzaram os resultados de jovens americanos em um teste alternativo de habilidade intelectual (fator g) com o grau de religiosidade deles.
Na pesquisa entre países, os pesquisadores analisaram média de QI com o de religiosidade em 137 países. Os dados foram coletados em levantamentos anteriores.
Os autores concluíram que em apenas 23 dos 137 países a porcentagem da população que não acredita em Deus passa dos 20% e que esses países são, na maioria, os que apresentam índices de QI altos.
Exceções
Os pesquisadores dividiram os países em dois grupos.
No primeiro grupo, foram colocados os países cujas médias de QI são mais baixos, variando de 64 a 86 pontos. Nesse grupo, uma média de apenas 1,95% da população não acredita em Deus.
No segundo grupo, onde a média de QI era de 87 a 108, uma média de 16,99% da população não acredita em Deus.
Os autores argumentam que há algumas exceções para a conclusão de que QI alto equivale a altas taxas de ateísmo.
Eles citam, por exemplo, os casos de Cuba (QI de 85 e cerca de 40% de descrentes) e Vietnã (QI de 94 e taxa de ateísmo de 81%), onde há uma porcentagem de pessoas que não acreditam em Deus maior do que a de países com QI médio semelhante.
Uma possível explicação estaria, segundo os autores, no fato de que "esses países são comunistas nos quais houve uma forte propaganda ateísta contra a crença religiosa".
Outra exceção seriam os Estados Unidos, onde a média de QI é considerada alta (98), mas apenas 10,5% dizem não acreditar em Deus, uma taxa bem mais baixa do que a registrada no noroeste e na região central da Europa - onde há altos índices médios de QI e de ateísmo.
Lynn diz que uma explicação para o quadro verificado nos Estados Unidos pode estar no fato de que "há um grande influxo de imigrantes de países católicos, como México, o que ajuda a manter índices altos de religiosidade".
Mas ele reconhece que mesmo grupos que emigraram para os Estados Unidos há muito tempo tendem a ter crenças religiosas fortes e diz que, simplesmente, não consegue explicar a realidade americana.
Generalização
Os autores argumentam que essa relação entre QI e descrença religiosa vem sendo demonstrada em várias pesquisas na Europa e nos Estados Unidos desde a primeira metade do século passado.
Eles citam, também, uma pesquisa de 1998 que mostrou que apenas 7% dos integrantes da Academia Nacional Americana de Ciências acreditavam em Deus, comparados com 90% da população em geral.
Lynn admitiu à BBC Brasil que os resultados apontam para uma "generalização" e que há pessoas com QI alto que têm crenças religiosas fortes.
Segundo ele, há vários fatores, como influência familiar ou pressão social, que influenciam a religiosidade das pessoas.
"Nós temos que diferenciar a situação hoje com outros períodos da história. As pessoas tendem a adotar uma atitude de acordo com a sociedade em que vivem. Hoje em dia, na Grã-Bretanha e em outros países europeus, não há tanta pressão da sociedade para que você acredite em Deus", afirma.
Uma das hipóteses que o estudo levanta para tentar explicar a correlação entre QI e religiosidade é a teoria de que pessoas mais inteligentes são mais propensas a questionar dogmas religiosos "irracionais".
Dúvidas
O professor de psicologia da London School of Economics, Andy Wells, porém, levanta questões sobre a tese.
"A conclusão do professor Lynn é de que um QI alto leva à falta de religiosidade, mas eu acredito que é muito difícil ter certeza disso", afirma.
De acordo com Wells, vários estudos já demonstraram que pessoas com níveis de QI altos tendem a ter níveis de educação mais altos.
"E quanto mais educação as pessoas têm, é mais provável que elas tenham acesso a teorias alternativas de criação do mundo, por exemplo", afirma Wells.
O jornal de psicologia Intelligence, publicado na Grã-Bretanha, traz pesquisas originais, estudos teóricos e críticas de estudos que "contribuam para o entendimento da inteligência". Acadêmicos de universidades de vários países fazem parte da diretoria editorial. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Fonte: Estadão - http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid195483,0.htm
Segundo pesquisa, QI médio é mais alto nos países onde há menor crença em Deus.
- Um artigo de pesquisadores europeus, que será publicado na revista acadêmica Intelligence em setembro, defende a tese de que pessoas com QI (Quociente de Inteligência) mais alto são menos propensas a ter crenças religiosas.
O texto é assinado por Richard Lynn, professor de psicologia da Universidade do Ulster, na Irlanda do Norte, em parceria com Helmuth Nyborg, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e John Harvey, sem afiliação universitária.
Lynn é autor de outras pesquisas polêmicas, entre elas uma sugerindo que os homens são mais inteligentes do que as mulheres.
A conclusão é baseada na compilação de pesquisas anteriores que mostram uma relação entre QIs altos e baixa religiosidade e em dois estudos originais.
Em um desses estudos, os autores compararam a média de QI com religiosidade entre países.
No outro estudo, eles cruzaram os resultados de jovens americanos em um teste alternativo de habilidade intelectual (fator g) com o grau de religiosidade deles.
Na pesquisa entre países, os pesquisadores analisaram média de QI com o de religiosidade em 137 países. Os dados foram coletados em levantamentos anteriores.
Os autores concluíram que em apenas 23 dos 137 países a porcentagem da população que não acredita em Deus passa dos 20% e que esses países são, na maioria, os que apresentam índices de QI altos.
Exceções
Os pesquisadores dividiram os países em dois grupos.
No primeiro grupo, foram colocados os países cujas médias de QI são mais baixos, variando de 64 a 86 pontos. Nesse grupo, uma média de apenas 1,95% da população não acredita em Deus.
No segundo grupo, onde a média de QI era de 87 a 108, uma média de 16,99% da população não acredita em Deus.
Os autores argumentam que há algumas exceções para a conclusão de que QI alto equivale a altas taxas de ateísmo.
Eles citam, por exemplo, os casos de Cuba (QI de 85 e cerca de 40% de descrentes) e Vietnã (QI de 94 e taxa de ateísmo de 81%), onde há uma porcentagem de pessoas que não acreditam em Deus maior do que a de países com QI médio semelhante.
Uma possível explicação estaria, segundo os autores, no fato de que "esses países são comunistas nos quais houve uma forte propaganda ateísta contra a crença religiosa".
Outra exceção seriam os Estados Unidos, onde a média de QI é considerada alta (98), mas apenas 10,5% dizem não acreditar em Deus, uma taxa bem mais baixa do que a registrada no noroeste e na região central da Europa - onde há altos índices médios de QI e de ateísmo.
Lynn diz que uma explicação para o quadro verificado nos Estados Unidos pode estar no fato de que "há um grande influxo de imigrantes de países católicos, como México, o que ajuda a manter índices altos de religiosidade".
Mas ele reconhece que mesmo grupos que emigraram para os Estados Unidos há muito tempo tendem a ter crenças religiosas fortes e diz que, simplesmente, não consegue explicar a realidade americana.
Generalização
Os autores argumentam que essa relação entre QI e descrença religiosa vem sendo demonstrada em várias pesquisas na Europa e nos Estados Unidos desde a primeira metade do século passado.
Eles citam, também, uma pesquisa de 1998 que mostrou que apenas 7% dos integrantes da Academia Nacional Americana de Ciências acreditavam em Deus, comparados com 90% da população em geral.
Lynn admitiu à BBC Brasil que os resultados apontam para uma "generalização" e que há pessoas com QI alto que têm crenças religiosas fortes.
Segundo ele, há vários fatores, como influência familiar ou pressão social, que influenciam a religiosidade das pessoas.
"Nós temos que diferenciar a situação hoje com outros períodos da história. As pessoas tendem a adotar uma atitude de acordo com a sociedade em que vivem. Hoje em dia, na Grã-Bretanha e em outros países europeus, não há tanta pressão da sociedade para que você acredite em Deus", afirma.
Uma das hipóteses que o estudo levanta para tentar explicar a correlação entre QI e religiosidade é a teoria de que pessoas mais inteligentes são mais propensas a questionar dogmas religiosos "irracionais".
Dúvidas
O professor de psicologia da London School of Economics, Andy Wells, porém, levanta questões sobre a tese.
"A conclusão do professor Lynn é de que um QI alto leva à falta de religiosidade, mas eu acredito que é muito difícil ter certeza disso", afirma.
De acordo com Wells, vários estudos já demonstraram que pessoas com níveis de QI altos tendem a ter níveis de educação mais altos.
"E quanto mais educação as pessoas têm, é mais provável que elas tenham acesso a teorias alternativas de criação do mundo, por exemplo", afirma Wells.
O jornal de psicologia Intelligence, publicado na Grã-Bretanha, traz pesquisas originais, estudos teóricos e críticas de estudos que "contribuam para o entendimento da inteligência". Acadêmicos de universidades de vários países fazem parte da diretoria editorial. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Fonte: Estadão - http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid195483,0.htm

Armory: Narya

................(___)..........
.................|Oo|...........
.......... /```` OO).........
........./ |____-- ..........
.......*...L......L.............
- PW3256
- Chimpanzé Manco de Muleta
- Main Char: PW3256
- Contato:
Re: Estudo relaciona descrença religiosa a QI alto
Se Deus pode tudo, ele poderia fazer uma pedra tão grande que nem ele mesmo pudesse carregar??

"Seja contra a pirataria, ao ver alguém de tapa-olho e perna-de-pau denuncie."
Em qualquer sociedade, em qualquer época, o indivíduo (ou pelo menos a maioria) é produto do meio em que vive. Essa pesquisa, que foi colocada de maneira polêmica apenas para ter visibilidade, na minha opinião, só comprovou esse conceito que já é conhecido a muito tempo.Olwe_666 escreveu:"Nós temos que diferenciar a situação hoje com outros períodos da história. As pessoas tendem a adotar uma atitude de acordo com a sociedade em que vivem. Hoje em dia, na Grã-Bretanha e em outros países europeus, não há tanta pressão da sociedade para que você acredite em Deus", afirma.
...
- Olwe
- Macaco Tatu Arara
A pesquisa, pra mim, só teve como objetivo demonstrar que:
"Pessoas mais inteligentes são mais propensas a questionar dogmas religiosos irracionais" ou que "Quanto mais educação as pessoas têm, é mais provável que elas tenham acesso a teorias alternativas de criação do mundo".
E quando falam:
"Nós temos que diferenciar a situação hoje com outros períodos da história. As pessoas tendem a adotar uma atitude de acordo com a sociedade em que vivem"
Talvez ele queira dizer que, hoje as pessoas podem questionar as religiões, sem correr o risco de ser queimado como uma bruxa ou adorador de algum Deus pagão, como a igreja fazia a alguns séculos atrás.
Apesar de concordar que o tema foi colocado de forma a chamar a atenção, o texto não deixa de ser interessante para reflexão.
Um grande abraço galera.
"Pessoas mais inteligentes são mais propensas a questionar dogmas religiosos irracionais" ou que "Quanto mais educação as pessoas têm, é mais provável que elas tenham acesso a teorias alternativas de criação do mundo".
E quando falam:
"Nós temos que diferenciar a situação hoje com outros períodos da história. As pessoas tendem a adotar uma atitude de acordo com a sociedade em que vivem"
Talvez ele queira dizer que, hoje as pessoas podem questionar as religiões, sem correr o risco de ser queimado como uma bruxa ou adorador de algum Deus pagão, como a igreja fazia a alguns séculos atrás.
Apesar de concordar que o tema foi colocado de forma a chamar a atenção, o texto não deixa de ser interessante para reflexão.
Um grande abraço galera.

- -=KM=-zero
- Macaco Primo do Tarzan
- Contato:
um estudo que não conclui porra nenhuma \o/
War, war never changes...
Mas dá ibope pro autor. A intenção é essa apenas...-=KM=-zero escreveu:um estudo que não conclui porra nenhuma \o/
...
- Tomahawk
- Main Char: Tomahawk
Mas se for analisar o que tem de provas para ter crença religiosa e ver que hoje em dia a religião é uma industria que movimenta dinheiro, isso pra mim é uma vergonha! Eu sempre me questionei e tenho a perspectiva que realmente somente nascemos, crescemos, morremos e game over! Religião no meu ver, serve para quem não tem indoli e faz com que ela pense diferente com algo que não existi.Eu acredito no que vejo e não me iludo com o que falam.

“O que não te destrói, te fortalece”
-
- Macaco Tatu Arara
- Main Char: Garpho
Tomahawk, radicalismo serve tanto para quem é religioso quanto para quem é ateu.
- Tomahawk
- Main Char: Tomahawk
Eu não estou fazendo radicalismo e nem tentando convenser ninguém, apenas coloquei o que penso a respeito!faca escreveu:Tomahawk, radicalismo serve tanto para quem é religioso quanto para quem é ateu.

falou... parei por ake até por que isso não vai chegar a lugar nenhum!!

“O que não te destrói, te fortalece”
-
- Macaco Tatu Arara
Tomahawk, escrrevi aquilo de acordo com essa sua frase:
"Religião no meu ver, serve para quem não tem indoli e faz com que ela pense diferente com algo que não existi.Eu acredito no que vejo e não me iludo com o que falam"
E só uma última coisa sobre o assunto, não adianta ter QI e não utilizá-lo, as pessoas de sucesso não são escolhidas pelo QI, mas por um conjunto de qualidades (ou ausência de defeitos
)
"Religião no meu ver, serve para quem não tem indoli e faz com que ela pense diferente com algo que não existi.Eu acredito no que vejo e não me iludo com o que falam"
E só uma última coisa sobre o assunto, não adianta ter QI e não utilizá-lo, as pessoas de sucesso não são escolhidas pelo QI, mas por um conjunto de qualidades (ou ausência de defeitos

- Olwe
- Macaco Tatu Arara
Galera, a única coisa que o estudo faz, é mostrar que quanto mais as pessoas lêem, investigam e estudam, ficam mais propensas a questionar "as coisas".
Já vi um monte de discussão aqui onde falavam que o povo brasileiro não tinha estudo e por isso não se revoltava (e questionava) um monte de coisas erradas. Acho que a maioria das pessoas concorda que os jornais, revistas e outros meios de comunicação são usados como instrumentos que influênciam e manipulam as pessoas. Ou vão negar que quando a Rede Globo (por exemplo) apoia e poupa o Lula de criticas em época de eleição isso não influência o voto das pessoas com menos "QI" ? E eu não estou dizendo que o Lula realmente não era a melhor opção, não vou entrar nesse mérito. Mas enfim, religiões, pra mim, funcionam mais ou menos da mesma forma.
Eu particularmente leio e estudo muito e quando mais conheço a história, quando mais leio sobre o comportamento humano, sobre a ganância, sobre o "amor" que o ser humano tem pelo poder e sobre as atrocidades que fazem pra conseguir esse poder, mais eu me convenso de que religiões mais atrapalham o raciocinio e bom senso das pessoas do que ajudam.
Já vi um monte de discussão aqui onde falavam que o povo brasileiro não tinha estudo e por isso não se revoltava (e questionava) um monte de coisas erradas. Acho que a maioria das pessoas concorda que os jornais, revistas e outros meios de comunicação são usados como instrumentos que influênciam e manipulam as pessoas. Ou vão negar que quando a Rede Globo (por exemplo) apoia e poupa o Lula de criticas em época de eleição isso não influência o voto das pessoas com menos "QI" ? E eu não estou dizendo que o Lula realmente não era a melhor opção, não vou entrar nesse mérito. Mas enfim, religiões, pra mim, funcionam mais ou menos da mesma forma.
Eu particularmente leio e estudo muito e quando mais conheço a história, quando mais leio sobre o comportamento humano, sobre a ganância, sobre o "amor" que o ser humano tem pelo poder e sobre as atrocidades que fazem pra conseguir esse poder, mais eu me convenso de que religiões mais atrapalham o raciocinio e bom senso das pessoas do que ajudam.

-
- Macaco Tatu Arara
Olwe, mas nenhuma religião impede de você ler as coisas, aliás dizem que cada um tem o livre arbitrio justamente para fazer o que quiser da vida. O que pega nessa matéria é que parece que quem é religioso é topado e quem não tem religião é um sábio por saber discutir as coisas, claro que essa última vai discutir mais por não concordar, mas mude o tema para política com as mesmas pessoas, de repente a religiosa vai saber discutir melhor do que a pessoa atéia.
Outra coisa que não concordo é sempre tentar segmentar as pessoas por algo, ou pela religião ou pela raça ou cor ou nacionalidade ou regionalidade ou qualquer coisa, parece que tem sempre que haver algum fator discriminatório ou de segregação.
Outra coisa que não concordo é sempre tentar segmentar as pessoas por algo, ou pela religião ou pela raça ou cor ou nacionalidade ou regionalidade ou qualquer coisa, parece que tem sempre que haver algum fator discriminatório ou de segregação.
- -=KM=-zero
- Macaco Primo do Tarzan
- Contato:
até que enfim um post que alguém pensou duas vezes antes de sair falando...faca escreveu:Olwe, mas nenhuma religião impede de você ler as coisas, aliás dizem que cada um tem o livre arbitrio justamente para fazer o que quiser da vida. O que pega nessa matéria é que parece que quem é religioso é topado e quem não tem religião é um sábio por saber discutir as coisas, claro que essa última vai discutir mais por não concordar, mas mude o tema para política com as mesmas pessoas, de repente a religiosa vai saber discutir melhor do que a pessoa atéia.
o problema mesmo é que muitas pessoas confundem religião com religiosidade, aliás, a própria bíblia adverte sobre a manipulação que muitas pessoas iriam fazer com o artíficio da religião.
Eu digo que só é enganado quem quer, mas tem gente aqui que também que sai generalizando tudo como se fosse dono da verdade e que trabalham pra fazer o mundo um lugar melhor
muito pelo contrário, aliás, chega ser de certo modo cômico alguem com um nick assim pensar desse jeitoOlwe_666 escreveu:mais eu me convenso de que religiões mais atrapalham o raciocinio e bom senso das pessoas do que ajudam.

War, war never changes...
- Olwe
- Macaco Tatu Arara
Mas onde eu disse que a religião impede as pessoas de lerem? Elas lêem sim, mas como interpretam é outra coisa. Cada um lê o que quer e interpreta conforme lhe convém e muitas vezes o julgamento é afetado pela religiosidade também. É muito dificil discutir de forma racional quando isso envolve "crenças" e pior ainda, quando questionam essas crenças.faca escreveu:Olwe, mas nenhuma religião impede de você ler as coisas, aliás dizem que cada um tem o livre arbitrio justamente para fazer o que quiser da vida. O que pega nessa matéria é que parece que quem é religioso é topado e quem não tem religião é um sábio por saber discutir as coisas, claro que essa última vai discutir mais por não concordar, mas mude o tema para política com as mesmas pessoas, de repente a religiosa vai saber discutir melhor do que a pessoa atéia.
Eu não entendi a matéria de forma ofensiva como você descreve. A fato é que ela é baseada em dados estatisticos, é uma pesquisa. Ela não confirma a não existência de Deus e nem diz que quem acredita em Deus é burro, isso quem disse foram vocês. Existem inumeras pessoas com QI alto e acredita em Deus, como a matéria diz.
Inclusive se vocês lêrem a matéria sem julga-la pelo título (que foi dado a matéria para chamar atenção e causar polêmica mesmo, afinal é assim que os jornais vendem), vão ver que nela mesmo existem exceções.
Eu colei a matéria aqui por achar interessante e não pra ofender os que acreditam em Deus, ou chama-los de burros. Acho os assuntos que envolvem religião fascinantes e gosto mesmo de discutir a respeito como já fiz várias vezes neste fórum.
Eu não acho ridículo quem acredita em Deus (acho que o Muka é mais radical que eu nesse sentido), a maioria dos meus amigos tem alguma crença em algo divino. Reconheço que a religião serve como freio moral pra muitas coisas (apesar de achar que a razão e o bom senso deviam ser o freio moral) ela tem sua importância. Nem posso imaginar o que aconteceria se um dia alguém chegasse e provasse de vez que Deus não existe (eu tenho uma idéia do que aconteceria, se hoje o mundo está como está com a maioria acreditando em Deus, imagina o que aconteceria sem).
Alias, o cara que inventou, por exemplo, a bomba atômica devia ter um QI altissimo. Ele inventar uma bomba que já matou milhões de pessoas e serve como desculpa pra guerras contra o "terrorismo" e consequentemente mortes e mais mortes, normalmente de pessoas inocentes, não foi muito inteligênte. Foi? Ter o QI alto ou baixo não quer dizer nada. Alias alguém ai já disse "de que adianta ter um QI alto e não usa-lo?".
E quanto ao meu nick... LOL Quando fiz meu cadastro na KM eu tinha colocado Olwë, mas o e-mail de confirmação foi pro meu SPAM e eu apaguei, ai fiz outro nick com o 666, que é só um número, assim como o "The Number of The Beast" do Iron Maidem que eu adoro e até canto junto no estádio "6 6 6, the number of the beast".

Abraço pessoal.

-
- Macaco Tatu Arara
Olwe, concordo em relação a interpretação pessoal, isso valeu inclusive para quem leu esse texto postado
. De qualquer forma, não achei o texto ofensivo, só acho que tem que haver um certo cuidado para não generalizar, nem para o bem e nem para o mal.
Sobre o cara que inventou a bomba atômica, é um cara muito inteligente sim. Fazer uma bomba dessas com certeza precisou queimar muitos neurônios

Sobre o cara que inventou a bomba atômica, é um cara muito inteligente sim. Fazer uma bomba dessas com certeza precisou queimar muitos neurônios