O_Cabelo escreveu:Mas Muka, toda a indústria do entretenimento gira em torno disso, seja jogos, cinema, música, livros, etc. Tudo é algo que já existiu previamente. Veja o tanto de livro que tem continuação, o mesmo vale pra filme, e a essência é sempre a mesma.
Não diria que toda a indústria e mesmo dentre as que abusam dessa massificação, algumas tentam inovar em algo, existem empresas que gastam dinheiro com inovações de verdade, tentando criar novos produtos para um público mais exigente. Você citou cinema, música e literatura como exemplos de indústrias que copiam o passado inovando pouco, nas 3 indústrias existem produtos para as massas e existem produtos para os mais exigentes, é fato que as continuações de filmes geralmente são fracassos, o segundo filme raramente é tão bom quanto o primeiro, um dos motivos é justamente a decadência por se manter na mesmice do tema. Uma novidade só é interessante enquanto novidade, uma notícia só é interessante enquanto é "news", etc. O mesmo princípio se aplica pra música e literatura. Em jogos parece que não é bem assim, ou o jogo está tão vulgarizado, massificado, atingindo e agradando a maioria assim como um "funk" de 5a categoria cantado por uma dançarina que de grandiosa só a bunda, ou existe um fenômeno do além para explicar isso.
O_Cabelo escreveu:
E a música então? Todo fim de mês se você assistir o top20 de rádios ou MTV vai ver que é tudo a mesma coisa, só muda o corte de cabelo das bandas emo-punk, o tamanho da bunda das mulhereres dos rappers, o número e variação de xingamentos das bandas trash, os barulhinhos e efeitos das músicas eletrônicas e as notas nos solos de guitarra das bandas de metal, mas é tudo a mesma coisa.
Pois é, felizmente eu não consumo esses produtos.
O_Cabelo escreveu:
O entretenimento atual gira em torno disso, não tem nada de novo. Inclusive não entendo qual a grande diferença que você viu no Age of Conan. Mudaram as classes, as skills, o cenário e a história, mas a essência é a mesma de qualquer outro jogo. Upar até o lvl máximo, acumular gold, comprar equips uber, matar monstros no PVE e detonar outros jogadores no PVP. É tudo igual.
Você não acha consideráveis essas mudanças? Além do básico, matar mobs, upar, pegar itens e dinheiro pouca coisa é comum a outros jogos: Cenários ricos/ambientados, vc consegue curtir o visual, história rica e baseada em literatura ficcional de alta qualidade, mapas novos baseados fielmente nessa literatura, novo sistema para interagir/atacar/defender onde o movimento e posicionamento faz diferença, skills/combos, gráficos excelentes, NPCs são realmente diferentes uns dos outros inclusive com fisionomia, trajes, vozes e sotaque diferentes, conteúdo das quests e texto dos NPCs são ricos e envolventes, primeira vez que num novo MMORPG incluem algo parecido com o que fez sucesso no Ultima Online que é vc poder ter um espaço para sua guilda, criação da cidade, PVP onde vc pode defender um determinado lugar, dentre muitas outras inovações considerando o que é básico em MMORPGs. Eu acho que inovaram muito, se AoC tivesse o tema Conan mas fosse no modelo de algum outro MMORPG eu não jogaria. Se Diablo 3 tivesse o tema de Diablo 2 e tivessem inovado 50% do que inovaram em termos de MMORPG na criação de AoC eu compraria D3.
O_Cabelo escreveu:
Eu até fico curioso para saber que autores de livro você lê, quais filmes você curte e quais bandas ou artisitas musicais você escuta, porque sinceramente também estou procurando algo realmente inovador e diferente, mas como não tem, me contento com o que já existe. Não acho que as empresas estão me roubando, pois eu pago pelo que me satisfaz, seja ele chavão ou não, mas é o que tem pra comprar, não tem outra opção.
Também não posso me revoltar com tudo e simplesmente ficar sentado na frente do computador esperando algo revolucionário. Não vai acontecer.
Eu leio livros e revistas sobre assuntos técnicos e científicos, biologia, evolução, genética, que é da minha área e também outras ciências de interesse, em geral coisas científicas, romances apenas os de ficção científica e policiais. Música eu ouço várias bandas de heavy metal antigas, poquíssimas bandas novas, progressivo, jazz fusion, música clássica e um pouco de techno trance.
As empresas não estão de fato roubando, eu disse que eu me sentiria roubado se comprasse um produto como Diablo 3, o povo é que opta pagar caro por muito pouco, cada um faz o que quiser com seu dinheiro. hehehe
O_Cabelo escreveu:
Inclusive o jogo Spore que lança em Setembro. Ele parecer até um pouco inovador, mas tenho certeza que depois de uma semana jogando ele vou identificar várias coisas que já vi em outros jogos.
Fazer o que? O negócio é se divertir com o que tem de melhor no mercado das recriações, reproduções, re-edições, regravações, remixes, re-etc. É o mundo do "Re-", estamos andando em marcha Ré, realmente...
Mas muito bom seus pontos Muka, me fez pensar e abrir um pouco mais o olho, hehehe.
Pois é, esse jogo é diferente, mas achei meio infantil.
Ah, tem vários jogos bons, vários lançamentos interessantes, infelizmente no mundo dos MMORPGs está fraco mesmo, só AoC que considero merecedor de crédito atualmente.
Que bom, se o povo se conformar com tudo cada dia vamos ter mais produtos com qualidade inferior.
A revolta dos fãs de Diablo deveria ser muito maior, tem que exigir muito pra conseguir algo bom.