
Dados do Jogo
Site Oficial: http://www.l4d.com/
Data de Lançamento: 18 (US) 21 (UK) - Novembro - 2008.
Nome Original: Left 4 Dead
Gênero: Cooperação, Sobrevivência - Horror , FPS
Engine: Source
Plataforma: PC / Xbox360
Desenvolvedora: Turtle Rock Studios (Valve)
Distribuidora: Eletronic Arts / Valve (Steam)
Faixa Etária: Mature (18+)
Left 4 Dead
Imagine que você vive em uma grande cidade, durante um momento em que um novo vírus da raiva surge e começa a propagar-se rapidamente entre a população humana. Pessoas infectadas tornam-se perigosamente psicóticas e começam a atacar todos que ainda não foram infectados. Você é um dos poucos sortudos que parece ser imune ao vírus, ou um dos poucos amaldiçoados que está encurralado em uma cidade com milhares de infectados.
Uma das mais incríveis características de Left 4 Dead é a maneira como as pessoas facilmente se juntam como uma única unidade, graças ao design. O jogo foi tão trabalhado em direção a uma experiência de cooperação, a fim de que para os jogadores terem uma esperança de sobrevivência, tenham que trabalhar juntos. Os Infectados são tão numerosos e desovam em tal maneira que se não trabalharem juntos, os Sobreviventes tem poucas chances de permanecer vivo por muito tempo.Tente imaginar, em todos os momentos, ser vulnerável por todos os ângulos - em frente, para os lados, atrás de si, acima de si - em todo o lado. Com o diretor (irei explicar mais à frente) fazendo tudo o que pode para tornar a sua vida um inferno, a qualquer momento algumas dezenas de zumbis aparecerão de qualquer lugar, ele se assegura que nunca há um ponto em que os jogadores estão completamente confortáveis ou se sentindo seguros.
Há momentos incríveis do caos e outros em que os jogadores não vão ver um único infectado por algum tempo. Esta é realmente a razão pela qual Left 4 Dead é uma experiência desgastante - você está em um constante estado de paranóia sobre o que poderá acontecer.
Sobre o Jogo
São 4 humanos controlando os Sobreviventes contra a AI ou 4 humanos controlando os ?Infectados Chefes?. Ainda é possível ter 4 espectadores em cada servidor. Caso não tenha jogadores suficientes para completar o jogo a AI controlará os outros personagens com isso jogadores poderão entrar e sair dos jogos sem afetar a jogabilidade.Com o jogo serão lançadas quatro campanhas, todas da variedade ?Sobreviver e Escapar?, quando o grupo de sobreviventes terá de batalhar através de grandes e variados, ambientes cheios com ?Infectados Chefes? e hordas de Infectados no objetivo de fugir. Cada campanha tem cerca de cindo mapas e duração media de 45 a 75 minutos. O mapa apresenta vielas e construções visando criar um labirinto para os jogadores.
Jogabilidade
Definições e Níveis
Serão quatro cenários, em cada cinco mapas ou "acto's" no primeiro lançamento de Left 4 Dead.[4] Esses cenários vão-se focar em vários sítios urbanos e rurais: o Hospital, Cornfield, Aeroporto, e até mesmo o campo murky. Os quatro jogadores terão o controlo das quatro personagens principais do jogo, "Os Sobreviventes". Estes irão passar pelos níveis a lutar contra os infectados, que se tratam apenas de humanos infectados com uma formula mutante. Os primeiros quatro actos de cada cenário vão ser os jogadores a fugir de casa em casa, indicando-te pela porta vermelha, onde poderás salvar o jogo e para aqueles que morrerem voltar ao ponto de partida.[5] O quinto acto do jogo será com os jogadores a aguentarem a horda nas suas posições finais do on slaught de infectados até aparecer um objecto de escape possível, pode chegar um carro, tal como um helicóptero que é o caso do cenário do hospital.[4] Cada cenário durará entre 45 e 75 minutos.
Dano, Mortes e CheckPoints
Os sobreviventes não morrerão instantaneamente devido ao dano - eles cairão primeiro para o chão, mas poderão continuar a disparar com as suas primeiras armas até que sejam ajudado por outro sobrevivente ou então ficaram a sangrar até á morte. Os sobreviventes podem cair para o chão num máximo de três vezes, depois de cada morte. O movimento e a velocidade são afectados devido aos ferimentos e o prolongar das dores faz com que os sobreviventes caiam até que sejam ajudados pelos curativos medic packs ou tomando medicamentos para as dores. Os Pontos de partida "checkpoints" ajudam no renascer perto do sitio de onde morres. Sempre que haja um sobrevivente que atinja um checkpoint os outros irão aparecer por perto ou no pior dos casos em armadilhas. Left 4 Dead vai ser de total friendly fire que não poderá ser desligado.
Jogando como Infectado
Quatro jogadores reais podem tomar controlo dos mais poderosos bosses infectados com habilidades únicas e jogar contra outros IA (Inteligentes Artificiais). Apenas um Boomer, um Smoker e dois Hunters são permitidos de cada vez, os jogadores terão de escolher o seu zombie preferido e esperar até que ele renasça. Os jogadores poderão também controlar o tank, mas só terá disponível algumas vezes durante cada cenário. Um alerta especial dá aos jogadores a opção de escolher o tank quando aparece e nasce.
Os zombies têm a habilidade de ver os sobreviventes pelas paredes até uma certa área, quando estes começam a correr, têm a lanterna ligada ou a falar. Ao contrario, os sobreviventes já não podem ver através das paredes. O infectado pode ainda ver no escuro, o que o sobrevivente não pode.
Se o jogador a jogar como infectado morrer em menos de 3 segundos depois de nascer ele/ela será imediatamente renascido, se permanecer ao pé de um sobrevivente durante algum tempo ele terá uma opção para emboscada também.
Através dos níveis, apenas os infectados conseguem ver uns símbolos específicos para subirem edifícios. Estes podem ser usados para armar emboscadas, especialmente á imunidade dos sobreviventes criando-lhes imensos danos.
Coordenação e Comunicação da Equipe
Os sobreviventes podem comunicar entre si através de comandos automáticos que são acedidos pelos menus rápidos de voz, eles vão também fazer pouco barulho quando executam certas acções como re-carregar ou usar a mira-telescó.. Cerca de 1000 linhas únicas foram gravadas para cada sobrevivente.
A versão da Xbox 360 vai retirar a opção dos comandos rápidos de voz a favor da Xbox Live HeadSet.
Os sobreviventes irão também poder verem-se uns aos outros pelas paredes com linhas coloridas fluorescentes para tornar fácil os encontros entre si.
Inteligência Artificial
A IA no Left 4 Dead permite que o jogo seja jogado por pouco menos de quatro jogadores, tornando outros sobreviventes em NPC's, bots que irão seguir um dos sobreviventes jogador-controlado. Os zombies-mutados irão também ser jogados pela inteligência artificial, se tiverem menos de quatro jogadores na equipa infectada. A IA no Left 4 Dead é aclamada de ser a mais convincente para que o jogador não distinga o bots do jogador real, dando a parecer um jogo completamente cooperativo entre rede.
O Director
A IA tem uma característica bastante importante no seu sistema dinâmico de drama, tornando-o fácil e difícil é chamado "o director". Em vez spawn points fixos para os inimigos e aliados, a IA director coloca-os aleatoriamente em diferentes posições, criando uma nova experiência em cada round, que permitirá também balançar os momentos de acção e de intensa calma. Quando a IA Director sentir que os jogadores estão a enfrentar períodos lutas particularmente intensas ele vai descer o grau de dificuldade e depois de uma luta de acção suficiente o director irá mandar mais inimigos para aumentar o drama outra vez.
Sistema de Privilégios
Left 4 Dead irá incluir também no Steam um sistema de arquivos, que gravará os recordes dos jogadores, realizações e feitos. Haverá também diferentes privilégios para ambas equipas de jogo:
Os sobreviventes
Os sobreviventes receberão méritos na conclusão de cada cenário tais como acabar o cenário sem utilizar curativos, itens ou até mesmo a lanterna. Irão receber também méritos por se ajudarem uns aos outros quando estão em apuros e ajudam particularmente a salvar um aliado de emboscada.
Os sobreviventes perderam méritos por cometerem erros de jogabilidade interna tais como disparar num aliado, matar um boomer perto de um amigo etc. Perderão também méritos por andarem a fazer fogo aliado, propositadamente a causar mortes sem dar descanso a alguns membros de equipa.
Os Infectados
Os infectados recebem méritos por acabar o mapa matando maior numero de sobreviventes através de veneno ou por ataques em equipa, causando a morte através do susto.
Os infectados perdem méritos por afectarem os companheiros de equipa, ou matando-os ou por andarem sempre a provocar dano-aliado ou propositadamente ajudarem os sobreviventes a ganhar.

Personagens
Sobreviventes

Louis - Um assistente - gerente local vendedor de peças eletronicas.
Zoey - A filha adolescente de uma família rica. A cara da Zoey é da artista Alésia Glidewell, a personagem "Chell" do jogo Portal, Valve's.
Francis - Um motoqueiro coberto de tatuagens. Ele conhecia Bill antes do aparecimento dos zombies tal como, poderá significar que ambos andaram no Vietname, mas é improvável que Francis seja mais velho Bill.
Bill - Um veterano do Vietname com habilidades de combate que o ajudaram a manter vivo, é também o mais velho dos sobreviventes.
Infectados

Enorme e obeso infectado que vomita como mangueira de incêndio e move-se lentamente. Quando atinge um sobrevivente com seu vômito, este faz com que os infectadas controlados pela AI concentrem o ataque contra o jogador. O Boomer recebe pontos para todos os ataques contra o alvo por infectados. Além disso, quando morto explode, fazendo enormes prejuízos para quem está perto (devido a serem cheios de gás metano).
Tatica :


O "infectado chefe" mais ágil, capaz de escalar paredes e saltar longe, ataca derrubando o sobrevivente. A única forma de o sobrevivente escapar ou é por uma ajuda da equipe (matar o Hunter) ou o Hunter decidir retirar-se. Ele pode voltar-se contra as paredes e se tornar invisível, mas irá emitir um baixo rosnado e esta camuflagem pode ser interrompida se um Sobrevivente olha diretamente para ele.
Tatica:


O Smoker tem uma língua de 12 a 15 metros que pode ser usada para arrastar ou mesmo sufocar jogadores. Sobreviventes são capazes de atirar na língua para se proteger. Quando o Smoker morre, ele libera uma fumaça que reduz a visibilidade dos sobreviventes, impedindo assim a sua capacidade de ver inimigos.
Tatica:


Um enorme, infectado com incrível força muscular. Pode pegar e atirar automóveis e outros itens grandes do ambiente. Muito barulhento.
Observações
Esses são os Infectados que podem ser controlados por jogadores. O Tank não pode ser escolhido, aos jogadores infectados são dadas chances randômicas de jogar como Tank.
Witch
Estes são "Infectados Superchefes" controlados pela AI. Muito raro - só um ou dois em cada campanha uma vez que é o inimigo mais perigoso no jogo. Witch se tornam hostil quando você atirar nelas, ilumina elas, ou atira perto delas. Matam com um hit.
Nota: Aparecem apenas em dificuldade normal ou acima.