Citroën usa falsa notícia de colisão de asteróide e confunde internautas
Um anúncio divulgado como se fosse uma notícia de suposta colisão entre um asteróide e a Terra confundiu os internautas brasileiros. A peça publicitária, parte da estratégia de lançamento de um carro da marca francesa Citroën, foi divulgada entre ontem à noite e a manhã desta segunda-feira em diferentes portais de Internet, incluindo o UOL.
A notícia é falsa e, por causar confusão, o UOL optou por retirá-la do ar por volta das 10h, antes do prazo determinado pelo contrato.
O anúncio, em formato de texto jornalístico, esteve nas primeiras páginas de portais. Pequenos ícones avisavam tratar-se de publicidade, mas muitos leitores não perceberam e se assustaram. Ao clicar no link, o usuário tinha acesso a uma página com o título "Asteróide Pallas poderá se chocar com a Terra em 2007".
A página tinha um logotipo de um suposto Observatório de Asteróides, identificado como associado a um hipotético International Astronomy Centre.
O texto tenta dar credibilidade à falsa notícia e afirma, em seu primeiro parágrafo, que "astrônomos amadores descobriram que o asteróide 2-Pallas teve sua órbita alterada e segundo os últimos cálculos está em rota de colisão com a Terra". A peça afirma que a colisão deve acontecer na segunda quinzena de julho (na verdade, é o período de lançamento do novo carro).
A única identificação de que se trata de anúncio está no fim da tela, com a menção de "informe publicitário".
Em nenhum momento, o texto cita o carro ou a Citroën. O modelo de veículo que será lançado é o C4 Pallas.
Segundo a assessoria de imprensa da Citroën, a campanha foi idealizada pela agência de marketing promocional Banco de Eventos. A pessoa responsável não foi localizada até a conclusão desta reportagem.
A assessoria de comunicação H2M, indicada pela Citroën para falar sobre o assunto, não atendeu a reportagem.
Enor Paiano, diretor de Publicidade do UOL, diz que os anúncios não saem mais. "O UOL cancelou a campanha, pois repudia publicidade que imita conteúdo jornalístico e confunde o público, mesmo que o espaço utilizado esteja informado como 'Publicidade'."
Segundo Paiano, "os controles internos da empresa estão sendo revistos de forma a evitar que episódios como este se repitam".
O asteróide 2-Pallas existe mesmo, segundo o site do Instituto de Física da UFRJ, e tem diâmetro entre 400 km e 525 km..
O caso lembra a transmissão de rádio feita pelo ator e diretor de cinema norte-americano Orson Welles nos anos 30 nos EUA, que simulava uma invasão da Terra por marcianos. Era uma apresentação teatral pelo rádio, e isso foi avisado, mas somente no começo do programa. Depois, parecia material noticioso normal. Causou pânico e muita discussão sobre ética.
Fonte:
http://noticias.uol.com.br/economia/ult ... 4u615.jhtm
...