O rodízio entre os continentes para sede da Copa do Mundo chegou ao fim. Irritada com a candidatura única do Brasil para a edição de 2014, a Fifa decidiu abrir livre concorrência para 2018 e vai anunciar essa decisão ainda na tarde desta segunda-feira.
Alguns integrantes do Comitê Executivo da Fifa já falam de maneira oficial sobre isso, garantindo que a decisão foi unânime. Assim, em 2018, qualquer confederação, que não seja do mesmo continente de pelo menos duas Copas anteriores, poderá se candidatar.
Em 2018, a vez seria de a América do Norte ou Central abrigar o Mundial. Mas nem por isso o fim do rodízio encontrou resistência no trinitino Jack Warner, vice-presidente da Fifa, e no norte-americano Chuck Blazer, integrante do Comitê Executivo, já que ambos fazem parte do corpo diretivo da Concacaf.
A pressão dos europeus foi outro motivo para se acabar com o sistema, pois o "Velho Continente" só voltaria a abrigar a Copa em 2026. Depois da Concacaf, a Ásia ainda fecharia a primeira etapa do rodízio em 2022.
Se o sistema de rodízio fosse obedecido, a Europa, que abrigou dez dos 18 Mundiais disputados, ficaria em um "jejum" de 20 anos. Agora, já pode inscrever os primeiros candidatos para 2018, e a Inglaterra já se apresentou como principal interessada.
Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultim ... 35111.jhtm
****
Hahahahahahaha... Brasil owned e Fifa zifudeu...
