A alegação dos favoráveis ao NÃO é que o cidadão perde "a única" forma de se defender de um assalto, seja em casa, seja na rua. Nenhum assaltante de casa ou rua usa fuzil, sub-metralhadora, metralhadora e granada, e sim pistola e revolver. E essas armas são conseguidas, na sua grande maioria, das mãos de cidadãos que as compraram e registraram para se defenderem.gilvan escreveu:1-Bandido não anda com pistola, nem com revolver...anda com fuzil, sub-metralhadora, metralhadora e granada. E isso, os civis não compram pra se defender.
Esse tipo de tragédia é mais facilmente evitado se o cidadão não tiver uma arma em casa, no carro, ou na cinta. Não adianta traçar perfil psico-social se na hora do "bixo pegando" o cara tá com uma arma e faz uso dela sem pensar, ou por que está bêbado ou por estar transtornado.gilvan escreveu:2-Esse tipo de tragedia pode ser evitado traçando o perfil psico-social da pessoa. O Rio Grande do Sul é o estado que mais tem armas registradas e, que tem o menor numero de acidentes deste tipo. Dados do Ministerio da Justiça.
Em São Paulo, em 46% dos homicídios, a vítima e autor se conheciam (parentesco, vizinhança ou amizade) [NEV/USP, 1996]. No Rio de Janeiro, em cada três crimes com vítimas por arma de fogo, um envolve uma pessoa próxima da vítima [ISER, 1997]. Ou seja, sem assalto na história.
Não é automático. É gradativo. Como as armas de pequeno porte, que são as armas usadas em assaltos a residências e assaltos às pessoas nos carros e pedestres, vão diminuir de circulação, menos armas de pequeno porte vão chegar às mãos dos bandidos.gilvan escreveu:3-Isso não vai acontecer nunca. O dinheiro das drogas é partido para, dentre outras coisas, comprar armamento de ponta que nós aqui do Rio, infelizmente estamos cansados de ver na mao dos traficantes. Portanto, é um erro achar que o desarmamento da população vai automaticamente desarmar os bandidos. Ao contrario: como eles ainda vao continuar comprando armas do mercado negro, vão passar também a integrar o mercado paralelo de armas de fogo, revendendo as mesmas.